quinta-feira, 21 de maio de 2009

PATRIMÓNIO MUNDIAL - Última hora!!!!

O Município de Marvão acaba de divulgar a seguinte Nota de Imprensa:



5 Câmaras Municipais iniciam processo de candidatura a Património da UNESCO




Informa-se que o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e o Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, receberão hoje, 21 de Maio, os autarcas das Câmaras Municipais de Marvão, Elvas, Estremoz, Valença e Almeida a fim de lhes ser entregue uma Declaração aprovada por estes cinco Municípios na qual apresentam a intenção de desenvolver o processo de candidatura a Património Mundial de Fortificações Abaluartadas de Fronteira entre Portugal e Espanha, com a tipologia de candidatura transfronteiriça em série, por ciclos.
A cerimónia decorrerá às 17 horas no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

3 comentários:

Bonito disse...

No site do Município de Elvas podemos ler:

“Os Presidentes das Câmaras Municipais de Elvas, Almeida, Estremoz, Marvão e Valença vão entregar a “Declaração de Elvas”, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, em cerimónia marcada para as 17 horas de 21 de Maio, quinta-feira.
Neste acto, os cinco Presidentes de Câmara vão ser recebidos pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, dr. Luís Amado, Ministro da Cultura, dr. José Pinto Ribeiro, Embaixador de Portugal na UNESCO, professor Manuel Maria Carrilho, e o Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, embaixador Fernando Andresen Guimarães.
A “Declaração de Elvas” é um documento assinado pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Elvas, Almeida, Estremoz, Marvão e Valença no passado dia 12 em Elvas, onde é manifestada a intenção de desenvolver o processo com vista à apresentação de uma candidatura a Património Mundial, transfronteiriça, em série, por ciclos, das Fortificações Abaluartadas da Fronteira entre Portugal e Espanha, sendo as Fortificações de Elvas a cabeça da série.
Este momento é mais um passo decisivo e importante para ser atingido um dos grandes objectivos da Câmara Municipal de Elvas, nas áreas da Cultura e do Turismo.”


Este assunto foi abordado pelo Presidente da Câmara na última Assembleia Municipal, mas de uma forma muito ligeira pelo que não gerou discussão. Fiquei, portanto, algo surpreendido com o avanço do processo, tendo até tido necessidade de confirmar a notícia no site da CME.

Este é, claramente, um assunto que merece discussão e “posicionamentos” públicos das várias candidaturas às próximas eleições.

Eu, por agora, ainda não tenho uma opinião firme sobre o tema. Encontro-me, digamos, na fase de recolha de informação.

No entanto, vejo já dois argumentos (um contra e outro a favor):

1 – Custa ver Elvas a liderar o processo! Quem merecia estar à frente, se só as características do património contassem, era Marvão (se é que Marvão deveria aceitar uma candidatura conjunta)!

2 – Depois do insucesso da candidatura individual de Marvão o, eventual, sucesso desta candidatura conjunta seria, pelo menos, um prémio de consolação!

Abraço
Bonito Dias

Luís Morgado Pinto disse...

Olá. Sou novo no vossso blog.
Tenho gostado muito da forma "imparcial" como apresentam todos os assuntos e ideias neste blog, bem como o RESPEITO pelas pessoas nele visadas.

Hà muito que acompanho o vosso blog mas, só agora decidi começar a escrever e espero contribuir tmbém, para o esclareçimento de todos, bem como, lançar o debate.

Em relação a este assunto, da candidatura repartida, em breve vou esclareçer-vos a todos a farça deste processo. Estou por dentro dele. Gosto de Marvão, mas acima de tudo sou pelo Distrito de Portalegre.

Aguçem a vossa curiosidade porque vai ser satisfeita.

democracia século 21 disse...

Ao Bonito Dias só posso dizer uma coisa: não sabe do que está a falar!

Marvão candidatou-se a Património Mundial como Vila Medieval, e a candidatura foi regeitada porque o ICOMOS disse que Marvão não as características de Património Mundial. A culpa não é da Câmara de Marvão, é do património que não é suficientemente do agrado da Unesco ou do Icomos e pronto!

Elvas candidatou-se como Cidade Militar e Fortificação Abaluartada e até agora ainda não foi regeitada e, para bem de Marvão, esperamos que venha a aser aceite.

O que Elvas, que é o maior conjunto de fortificações abaluartadas do Mundo, está a fazer é reunir outras cidades e vilas que tenham boas fortificações abaluartadas para que mais locais em Portugal e Espanha sejam Património Mundial, incluindo Marvão.

De outra maneira Marvão nunca lá chegaria, por isso elvas está a ser muito amiga de Marvão!
Vamos dar as mãos e deixarem-se dessas disputas bacocas!