terça-feira, 12 de maio de 2009

O dinheiro dos nossos avós



Na internet encontramos um pouco de tudo. A imagem que aqui se reproduz, representa uma “cédula”, um papel-moeda, e foi emitida pela Câmara Municipal de Marvão, faz hoje precisamente 88 anos. O exemplar está à venda aqui, oferecido por um antiquário do Porto, e custa 19.99 dólares.
As “cédulas” eram dinheiro legal e foram emitidas um pouco por todo o país, pelas Câmaras Municipais e por outras instituições, durante vários períodos da nossa história. O seu valor era reduzido, eram impressas em papel corrente e serviam para racionar o dinheiro disponível e poupar os gastos da cunhagem de moedas metálicas. Esta economia era importante em épocas de escassez de metal e de forte inflação.
No ano em que esta série foi emitida Portugal atravessava uma crise política e económica sem precedentes, com os Governos a mudarem de mãos quase todos os meses. A fome era de tal ordem que estava proibido o comércio livre, fora do controlo do Estado, de bens de primeira necessidade. Neste contexto, 2 centavos dariam para comprar pouca coisa.

Um comentário:

João, disse...

Bem-vindo Jaime (o Miranda, que o outro a gente não sabe quem é…) a este espaço, e pela tua primeira participação, que parecendo ter quase 100 anos, talvez não esteja assim tão desactualizada!

Aqueles sim eram tempos difíceis, ainda nada comparados com os de hoje…, mas o mundo anda sempre a girar, e, não raras as vezes, a história repete-se…

Oxalá não…

Um abraço para o Jaime (o Miranda), e volta, és importante para este espaço.

jbuga