segunda-feira, 4 de maio de 2009

Apresentação do MporM





(clicar)

Como anunciado, realizou-se ontem em S.A.A., nas instalações do G.D.A., a apresentação pública do Movimento por Marvão (MporM).

Estive presente.

A sessão contou com a presença de três a quatro dezenas de pessoas, onde se incluem os apoiantes do MporM, e foi muito bem preparada e apresentada. Estavam três elementos na mesa, sendo que além do óbvio Fernando Gomes notou-se, sobretudo, a presença de Maria de Jesus Garcia.

A liderar o grupo esteve Fernando Gomes, coadjuvado por Tiago Pereira. A sessão iniciou-se com a apresentação de um vídeo; seguiu-se um pequeno, mas bem estruturado, discurso de Fernando Gomes, onde foram focadas as principais ideias do MporM; posteriormente, decorreu uma fase de perguntas do público; e, finalmente, um agradável momento musical, proporcionado por Nuno do Ò, seguido das saborosas queijadas de castanha.

Foi entregue aos presentes um DVD que contém a apresentação ali visionada e um documento em suporte papel, abaixo digitalizado, com as ideias/propostas do Movimento.

Do que foi dito destaco algumas propostas e afirmações ali deixadas pelo MporM:

1 - Promoção do debate sobre o futuro do parque escolar do concelho
2 - Deslocalização do Parque de Máquinas da CMM para a Zona Industrial de SAA
3 – Colocação de painéis solares nos edifícios a construir no Parque Industrial
4 – Implementação de um Parque Internacional de Inovação na zona da fronteira
5 – Criação da “Casa de Marvão” para comercialização dos produtos do Alentejo
6 – Reabilitação de fogos degradados
7 – Continuação da organização, na campanha, de sessões temáticas de esclarecimento

Através das respostas às questões que tive oportunidade de colocar fiquei a saber que o MporM:

1 - Independentemente do resultado do percurso agora iniciado, tem intenção de concorrer à Câmara e à Assembleia Municipal, deixando a apresentação de listas para as Juntas de Freguesia para estudar caso a caso.

2 - Dos principais projectos agora em curso, pretende dar continuidade ao Ninho de Empresas e repensar os Loteamentos Habitacionais, visto que dá prioridade à reabilitação de fogos já existentes.

3 - Considera que, por agora, o processo da Candidatura de Marvão a Património Mundial está encerrado, pelo que não se pronuncia sobre uma possível reestruturação do mesmo.

4 - Aponta como um projecto estratégico para o concelho a reanimação da produção e comercialização de produtos agrícolas.


Julgo que, independentemente dos resultados que vier a alcançar, este Movimento está já a desempenhar um papel importante nestas eleições ao promover a apresentação e debate de ideias sobre as estratégias e prioridades para o concelho. Apesar da população não estar muito vocacionada para isto fica a “semente” e oxalá outros lhe sigam o exemplo…

Finalmente, sublinho a presença neste evento de dois destacados candidatos às eleições autárquicas em Marvão, por outros “Movimentos”: Alexandre Novo e José Luís Andrade. Eu, se fosse candidato, também estaria presente, sempre que possível, nestas sessões.

E, não o sendo, também!


Grande Abraço
Bonito Dias









10 comentários:

João, disse...

Muito boa esta Apresentação do MporMarvão.

Tive muita pena de não poder estar presente, mas há situações na vida em que temos que definir prioridades…, mas lamento não poder ter estado na vossa apresentação.

O MporM fica desde já com as minhas felicitações pela coragem e pelo trabalho realizado até aqui. Apesar de não me parecer que possam ainda ser uma opção vitoriosa provável nas próximas eleições, não tenho dúvidas que com o Projecto agora apresentado, e com esta nova maneira de “fazer política” em Marvão, serão certamente uma “pedrada no charco”, ou um mexer no marasmo político que se instalou em Marvão, quer protagonizado pelos Partidos da alternância, quer pela “feira de vaidades” do “Jet marvanense” que parece instaurado noutras candidaturas!

Muito bom o conteúdo apresentado no vosso Manifesto (do vosso ponto de vista, claro), sobretudo, porque irá obrigar as outras candidaturas a dar “corda aos sapatos” e sair da estratégia, que para se ser autarca, basta ser-se “bom-rapaz” e “bem-falante”.

A vossa candidatura irá mexer com o “status quo” instalado, disso não tenho dúvidas!

Só por isso há-de valer a pena…

As minhas felicitações sinceras.

jbuga

Unknown disse...

A INTERNET ajuda muito - dá para transpor ideias, solucões, sonhos etc. etc. !!!!

Atenção á realidade Marvanense.

Já agora - " Feira de Vaidades do Jet Marvanense " ?????

Nomes, Nomes ... ?????

Clarimundo Lança disse...

Excelente trabalho a apresentação "deles", ou não? as dúvidas vão-se desvanecendo, caiu-te a máscara ou foi mero lapso?

Jaime Miranda disse...

Viva. Chateia-me um bocado que ande para aqui um gajo com o mesmo nome que eu (e somos tão poucos), armado em engraçado, com comentários obtusos. Perdoem-me o desabafo. Um abraço do Jaime Miranda

Unknown disse...

SR. JAIME MIRANDA.

Relativamente ao seu desabafo digo-lhe o seguinte:

Admito que o esteja a incomodar o nome que uso para identificar os meus comentários. É um nome fictício que coloquei inadvertidamente sem reparar que havia um colaborador com esse nome.

Mas poderia existir claramente outro Jaime - Há mais Marias na Terra - Parece que pelo nome não fará muito sentido o seu chateamento.

No entanto este GAJO e sem que esteja minimamente obrigado para tal e porque dentro dos princípios cívicos da boa cidadania e de respeito pelo próximo, requer as SUAS DESCULPAS.

Por fim dizer-lhe que não existirá mais este " JAIME " a fazer qualquer comentário, mas o mesmo cidadão a comentar sobre situações, elas sim obtusas e a repor a verdade dos factos sempre que julgue pertinente.

Com todo o respeito,
UM CIDADÃO ATENTO.

Unknown disse...

A propósito de sondagens.
Em Março houve uma sondagem no Fórum sobre a actividade do sr. vice-presidente da Câmara. Onde está o resultado... devido a problema de saúde não acompanhei mais essa sondagem.

Obrigado

Por Marvão disse...

Estas listas são como a célebre expressão...Vira o disco e toca o mesmo....Independentes?Duvido! Agem como se fossem ideólogos, grandes treinadores (de bancada), armados em politólogos....parecem tal qual Alice no País das Maravilhas em que tudo é lindo e linear....como se não houvessem entraves e dificuldades para implementar aquilo que se apregoa....só quem está lá dentro (Câmara Municipal) é que vê a dificuldade que tem para por as suas "ideias/promessas" no terreno....quase que apetece dizer que a Oposição existe e está lá, diariamente para bloquear e dificultar o que se pretende desenvolver...Este blogue é o retrato dos treinadores de bancada, vulgo ideólogos, que têm um visão bloqueada e limitada....até um que escreve aqui neste Blogue viciado e que tem a mania que é Bonito todos os Dias....veja-se a recente estatística...só um otário é que não percebe que se consegue viciar estes resultados...os quais exprimem uma orientação única...do contra, do pseudo-politólogo....Meus amigos enxerguem-se e deixem-se de política de esquina...olhem para o Concelho de Marvão com uma visão construtiva e não bota abaixo...nem todos podem ter as mesmas ideias...há que respeitar quem lá está, saber ouvir e saber criticar com nível e no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos os Marvanenses....

Bonito disse...

O/A Sr/Srª “Por Marvão” diz que “está lá dentro (Câmara Municipal)” e, provavelmente, também tem estado nas Assembleias Municipais, pelo que, através da análise que aqui nos deixa, revela muita injustiça.

Contudo, essa injustiça talvez não seja deliberada porque mostra, claramente, que é acérrimo(a) defensor(a) de uma das partes. Tão acérrimo(a) que até considera que só quem “está lá dentro” é que tudo sabe e os outros (os que estão fora) não poderão ter a veleidade de opinar. Muito menos “por em causa”! Nem mesmo através de opiniões alicerçadas em factos!

Nada mais incorrecto!

E eu, por agora, como eleito para a AM, não só tenho o direito como o dever de opinar!

E depois, continuarei a ter esse direito e, ainda, o dever enquanto cidadão de um país que vive em Democracia!

Portanto, não é este blog que está viciado, o qual, desde o início, tem mantido as portas “escancaradas” para quem quiser entrar; o que está viciado é esse “seu mundo” em que quem está de fora tem que estar calado.

Dava jeito!

E para que não haja vícios, convido-o(a) a identificar-se e a aceder ser colaborador(a) do Fórum Marvão!



Bonito Dias

João, disse...

Duas breves notas a respeito dos “comentários” com pseudónimos que por aqui passaram ultimamente (embora a minha mãe me tenha ensinado a nunca falar com desconhecidos) …

Quanto à indagação sobre as actividades do vice-presidente, ela não está esquecida e os seus resultados serão publicados e analisados como todos os outros, e merecerão por parte dos visitantes as inferências que cada um lhe queira dar.

Quanto às deduções aqui trazidas no comentário “Por Marvão”, faço das palavras do Fernando Bonito, minhas. Só acrescento mais uma coisa, se não fosse este “espaço viciado”, como lhe chama, onde poderia V. Ex.ª dar expressão, à sua Opinião? Este espaço é um pouco como a TV, quem não gosta, não usa, ou muda de canal. Pode sempre encontrar uma “revista cor-de-rosa” que comente os cortes de cabelo, os fatos ridículos que se usam, a participação em banquetes, as viagens de férias paradisíacas, a educação ou a falta dela, etc., etc.

jbuga

Jorge Miranda disse...

POR MARVÃO,
O seu grande problema, como da maioria que se esconde atrás de um pseudo anonimato, é um problema de cidadania.
Não somos melhores que os outros, assumimos as nossas opções, existem pessoas que colaboram neste Blog de todos os quadrantes politicos, no entanto respeitamo-nos na diferença.
Se acha que querer mudar, ter alguma ambição,mais e melhor qualidade de vida é bota abaixo, não posso contrarià-lo.
No entanto deixo-lhe uma frase que aprendi hà muitos anos e que infelizmente se repercute muito no nosso Concelho; O FADO É QUE EDUCA E O VINHO É QUE INSTROI.
Em relação ao seu trocadilho sobre o Bonito acho lamentável e revela perfeitamente o seu grau de democracia.
Jorge Miranda