quinta-feira, 22 de maio de 2008

Cultura ao preço da chuva

Frequentemente ouvimos anunciar concertos, exposições, estreias de filmes, mas tudo ou quase tudo, fica a uns kms de distância…nem sempre!!!
Também já desfrutei em Marvão de bons momentos culturais… mas hoje apenas me apetece falar de um muito especial…
Trata-se de uma coisa tão simples, tão simples que parece mentira…

Numa bela noite, em que não recordo o dia ao certo, mas durante a feira do livro, recebi um convite para participar numa coisa que se chamava, penso eu, se a memória não me falha, “Leituras Partilhadas”… Aceitei o convite, um pouco expectante sobre o que iria acontecer naquela noite, quem estaria por lá…e essas coisas…

Hoje, algum tempo depois, tenho presente que foi um dos melhores momentos nocturnos que já vivi na nossa” mui nobre e sempre leal vila de Marvão”…
Convidei duas adolescentes para me ajudarem e a leitura fez-se a três…
A partilha foi grande, e os cerca de dez participantes escolheram livros tão diferentes que o resultado foi espantoso …

Lembro-me de alguns escritores que estiveram “presentes”: José Luís Peixoto, Miguel Sousa Tavares, Sofia Mello B. Andersen, José Saramago, Sebastião da Gama…e falham-me alguns…
Saí daquela sala tão acolhedora, cheia, a extravasar mesmo…como se tivesse acabado de assistir a um dos melhores concertos da minha vida.
Por vezes, não é difícil ter bons momentos de “lazer” quando se fazem coisas tão simples como esta…
Não sei se a iniciativa continua ou se já foi enterrada…custa-me a aceitar que estejamos sempre preocupados em mudar, em inovar para que sejamos vistos com excelentes ideias…do género… nós agora temos fazer nascer outro tipo de eventos…só porque é politicamente correcto!!?? Fomos nós que implementámos…Demos nome… e por aí fora.

Penso que umas leituras partilhadas descentralizadas, sugiro: No Verão, na Portagem; Na Primavera em Santo António das Areias; No Outono/Inverno em Marvão seriam, na minha opinião, momentos interessantes…e leitores jovens, menos jovens estariam disponíveis para em regime de voluntariado, note-se bem!!! …animarem alguns serões diferentes e enriquecedores…

A Cultura afinal , também está aqui tão perto!!!

12 comentários:

Luís Bugalhão disse...

claro luísa (estás boa?)!

ler, ler e ler.

acabo de vir da exposição 'a consistência dos sonhos', no palácio da ajuda, em lisboa, sobre a vida e obra do nosso maior entre os maiores: josé saramago (promovida e montada por uma agência espanhola, mas que há-de fazer-se, os nossos mandantes tratam tão mal a grande cultura, que o que ele faz de melhor é ficar por lá, e vir cá de vez em quando como estrangeiro. talvez o tratem, os mandantes, melhor.).

mas isto para te dizer que ler é o melhor remédio para tudo. para além do mais é barato e fácil de levar a cabo. basta um local com luz e um livro. o resto o leitor faz. por isso as tuas propostas são tão pertinentes. a ideia de fazer a coisa por estações/localidades tb é boa.

amanda-te rapariga! organiza! se precisares de ajuda (virtual, que raramente estou em Marvão) manda dizer por aqui, que no que eu puder, colaborarei.

bjs

Bonito disse...

As novas (e velhas) tecnologias disponibilizaram várias formas de entretenimento, cultura e conhecimento. Na minha opinião, o expoente máximo de todas elas é o cinema. Sem ser um especialista na matéria (muuuuuito longe disso) gosto e consumo.

Contudo, julgo que nada se compara ao livro e à leitura. A leitura é a principal actividade no desenvolvimento intelectual das crianças e adultos!

Ver televisão, cinema, etc, “é fácil”. Sentamo-nos no sofá e… já está. É claro que cada um, depois, aproveita de diferentes formas.

Na leitura a coisa fia mais fino! É preciso pôr cérebro a trabalhar e isso, às vezes, custa. Mas, depois, as “consequências” são muito mais proveitosas. E é por isso que, ao contrário do há muito tempo vaticinado, o livro não foi substituído; “não acabou”!

Nem vai acabar, certamente!


Grande abraço
Bonito Dias

Clarimundo Lança disse...

estou com a leitura freguesia a freguesia.... estou disponivel para ler...........contem comigo

Clarimundo Lança disse...

Pai suspeito........
Sobre leitura, o que adoro mas não pratico, tenho cá em casa com cinco anos, quem não abdica de ler todos os dias um livro, digo bem ler, por isso divulgar a leitura é sinal de seguir em frente.
Força Marvão

João, disse...

Há cerca 6 meses atrás, também tive a oportunidade de participar numa destas iniciativas de “Leituras Partilhadas” e fiquei com a mesma opinião da Luísa. Isto é, muito consolador. Ainda por cima, como a minha filha tinha ido comigo de acompanhante, sem que ela soubesse, pus-lhe o livro na mão e ela que se desentalasse, e ela fê-lo.

No dia seguinte comuniquei à organizadora do evento, a Catarina Bucho, que tinha achado uma actividade muito boa e que no meu modesto juízo, poderia e deveria ser replicada e com maior frequência. Ao que ela me respondeu que era muito difícil, porque as pessoas não aderiam…e tinha tido dificuldade em convocar os participantes.

Não concordei na altura, mas calei-me, pois acreditei na explicação.

Vejo agora que, não sou só eu que penso assim e lanço daqui um apelo à Catarina e ao Vereador da Cultura, que se organizarem outra Sessão de Leituras Partilhadas, a malta do Fórum vai lá, e contribuímos para que coisa se realize com “sucesso”!
Senão pegamos nós na coisa, que é como quem diz na iniciativa…
Ou estou enganado?

TA: A ideia das Freguesias é óptima…

Luís Bugalhão disse...

e eu quero saber do programa com alguma antecedência qué pa ir tb!

e não acho que tenha que ser a cmm a organizar. tem é que dar uma ajudinha na promoção. acho que o forum pode mt bem organizar a coisa. eu estou longe, mas hoje em dia já se pode fazer mt coisa online... estou à disposição. e é claro que as pessoas aderem. é só, cada um de nós, levar outro de 'fora' (família, amigos, colegas, daí ou doutros lados, da diáspora marvanense...). é preciso é arrancar. proponho 1 sessão de 4 em 4 meses (uma por estação), jogando com as pontes de feriados em cada quadrimestre. este figurino abre possibilidades temáticas, de inserção nas festas das localidades escolhidas, integrando assim mais pessoas...

até parece que é fácil. e é! dá é trabalho. mas é p'lo gozo e quem corre por gosto não cansa.

abraço. vamos pôr o fórum na rua! vamos fazer 'virtualidades reais' catano! esta é uma daquelas coisas que está ao nosso alcance pôr em prática. com resultados que se vejam.

Luísa Garraio disse...

Obrigada a toda essa disponibilidade demonstrada para que esta ideia de levar as Leituras Partilhadas, um pouco mais além germine.
Tal como eu, algumas das pessoas que já participaram partilham da opinião que o serão foi reconfortante. E é das simples coisas, que na prática funcionam, a custos reduzidos, que podemos agarrar e levar por diante…

Neste que foi o meu primeiro post fiz um esforço por não falar em educação…nem escola…queria distanciar-me daquilo que no fundo é muito da minha vida…e vejam a minha miopia ( acho que está pior)…fui escrever sobre livros….!!!
Conto com a ajuda de todos, já que sofro da doença “do dia que tem só 24 horas”…e do cansaço que a idade vai trazendo….

Quando pensei na ideia, achei que a entidade promotora do evento, CMM, teria pessoal suficiente para tratar do assunto…mas é uma questão de entendimento, se assim não for… o fórum terá de se lançar…

Luís Bugalhão disse...

ó cara amiga luísa garraio,

e deve ter disponibilidade, a cmm, para o fazer. mas não tem é que o fazer por nós. se nós quisermos podemos fazê-lo sózinhos. nós a 'sociedade civil' (mm que entrem militares).

da cmm só queremos apoio para reserva de lugares, (graciosamente, de preferência), publicidade (que terá que ser paga, nem que seja na impressão de cartazes, e se for nas festas das localidades, só terá o custo quase zero de um cantinho do programa) e promoção pelas vias da net. a blogosfera tb dará uma ajuda e a coisa, de repente, até poderá tornar-se importante.

pode parecer muita petulância, ou megalomania, da minha parte (ou, espero, da nossa, fórum) mas não é. é, cm disse atrás, uma iniciativa tua, autora do fórum, que deverá ser nossa, os restantes autores e autoras, com possibilidades concretas de dar resultados práticos.

não é preciso começar já a trabalhar. primeiro é bom que reflictamos nas propostas que aqui surgiram; depois cria-se uma 'comissão organizadora' (gosto desta pompa, sim sra!); a seguir faz-se um esboço de projecto; pesam-se os recursos e o público alvo; e, finalmente, a obra nasce. ao princípio pode até ser uma coisa improvisada, mas depois medem-se os resultados e evolui-se. ou acaba-se com a iniciativa e com a ideia, se correr mal.

o que é que temos a perder? lá na taxca do pedro começou-se com uma brincadeira por causa duma ponte, e já se anda a planear um 3º passeio de taxcantes; já foi 'parido' este fórum; 'clientes' que não se conheciam falam agora cm amigos, ainda que mts sejam virtuais uns p'rós outros... não dá para ver que, a brincar a brincar, já andamos a fazer coisas com alguma importância? é por isso que há que avançar.

com isto não quero dizer que a cmm deva sair da organização dum evento deste tipo, deixando-nos a nós fazer o trabalho que lhe competiria (pedro, não te quero tirar este pedacinho de pelouro, nem na responsabilidade, nem na autoridade). não, não é nada disso. se a cmm avançar a malta junta-se para ajudar, ou apenas para participar, se não for necessário o nosso contributo. mas não tem que ser a cmm a fazer tudo em Marvão! coisas destas estão ao alcance dos marvanenses anónimos.

isto é o que eu penso a quente. dizei algo, gentes do fórum! falai, que isto até pode ser engraçado e ajudar a promover Marvão. quem sabe não acontece um dia, haver escursões de turistas literários a ter como itinerário obrigatório os serões de leitura da nossa terra. isso é que era!...

agora se nos pomos já com ai e tal, a minha vida não é esta, atão mais vale falar aqui do quique flores, e da manela que vai ganhar ao santana, e continuar a cantilena batida de 'ai que interior ostracizado que isto é', e assim.

temos que olhar para longe e ter esperança e confiança nas nossas capacidades.

semos ou não não semos o FÓRUM MARVÃO?! atão bute, vamos a eles, aos livros, aos leitores e aos ouvintes das leituras.

bjs

Luís Bugalhão disse...

e esqueci-me da catarina bucho, que ainda por cima não conheço.

qd falei do pedro sobreiro, foi por ele ser o vereador da cultura, pelouro em que estas iniciativas têm o seu poiso natural. cm não estou aí, não sei se essas 'leituras partilhadas' que a catarina organizou, o foram debaixo da umbela da cmm, ou se foi uma iniciativa sua. as minhas desculpas por não a ter referido.

contudo, pelos menos por mim, acho que a sua experiência de organização é fundamental para pôr agora a coisa a andar com mais fulgor.

não a quis pôr de lado, catarina (para o caso de alguém fazer a gentileza de lhe mostrar estes meus comentários, e para o caso, ainda que improvável, eh, eh, eh, de não frequentar, cm leitora, este blogue). foi apenas esquecimento. no que me diz respeito, nunca quererei por-me em bicos de pés, substituindo-me a quem já tem historial em iniciativas cm esta de aqui falamos. a minha cena é, apenas, uma: estou cá para ajudar ou só para participar.

ler é, cada vez mais, fundamental.

abraço a todos os que gostam de ler e aos que ainda hão-de vir a gostar porque nós os vamos motivar para isso.

e prontos. escrevi.

Luísa Garraio disse...

Luís,
Já me fizeste rir!!!

Quanto à Catarina Bucho, é Técnica Superior da CMM (não sei em concreto o cargo que desempenha) mas esteve deste sempre ligada à organização deste “acontecimento”, penso que desde a primeira hora. Portanto tem toda a experiência no assunto…

Aquela sessão onde participei, foi integrada na feira do livro, uma coisa muito simples, foram cerca de 10 pessoas que levaram um livro e, para além de lerem um trecho explicaram o porquê daquela escolha ( à excepção do meu irmão que levou dois… e apesar do achar agora distante da leitura, recordei a sua juventude onde devorava todos os livros que tinha pela frente…e tentava negociar com o sr. da Biblioteca Itinerante da Gulbenkian mais alguns livros para levar para casa do que os 3 que eram o máximo permitido).A sala que não é grande, estava cheia de adultos e algumas crianças.

É precisamente o papel da motivação que considero pertinente, e desta forma atrair a juventude um pouco afastada das leituras…

Tal como tu não pretendo alcançar nenhum protagonismo com o evento, apenas colaborar/participar…
Lancei a ideia porque a considero oportuna,fácil de realizar… vamos aguardar…

Luís Bugalhão disse...

e que tal pôr a catarina bucho a falar aqui c'a gente? às tantas já nem fazia falta a tal 'comissão organizadora'. e se ela tivesse mt trabalho, era só despachar p'ráqui, que a malta ia dando andamento...

tb me fico, expectante, esperando (passe a redundância).

bjs

Unknown disse...

Gosto muito desta iniiativa que seria bom conseguir levá-la a bom porto.

Se a cmm ajudar é bom mas caso contrário cá estaremos para criar uma onda cheia de vitalidade e que só fará bem á nossa terra.

sempre disponivel