segunda-feira, 20 de setembro de 2010

II Fórum Marvão

II Forúm Marvão, ou tentativa de fazer renascer um processo irreversível?

3 comentários:

João, disse...

Desenvolve lá a coisa, Tiago...

Nuno Vaz da Silva disse...

Não conhecendo os objectivos desta iniciativa, arrisco a dizer que falta no painel (a ver pelo titulo das intervenções) alguém que aborde as perspectivas de futuro. O que fazer com a história e com as localidades fortificadas? Como aproveitar a vizinhança com Espanha? Como criar nesta região um polo dinamizador de cultura, história ou da natureza? Quais as vantagens comparativas que os habitantes do concelho têm para aqui viver? A história nunca se deve esquecer e ela é a base do presente. Mas há-que a aproveitar para dar maiores condições de vida às populações e para dinamizar o tecido económico no futuro.
Dado que é uma critica construtiva, pode ser que esta ideia fique no ar para futuras iniciativas.

Tiago Pereira disse...

A coisa é uma pergunta; que deve e merece ser desenvolvida!

Será, no entanto, uma pergunta retórica visto que acabei de receber um e-mail que confirma aquilo que eu temia...

Por partes:

Ontem quando coloquei o post decidi deixar uma pergunta no ar, que não terá sido de todo explícita. Passo a clarificar, o que queria de facto perguntar (e promover à discussão) era: o que é que se vai fazer afinal? com que objectivos?

E colocava duas hipóteses (a primeira hipotética):

1. Será este encontro uma forma de reflexão para as questões do património cultural e edificado, na perspectiva de se encontrarem soluções de futuro que garantam à terra e à região um novo fôlego, a todos os níveis (como refere, e bem, o Nuno)?

2. Ou será, como percebi que é, apenas o “Relançamento da Candidatura de Marvão a Património da Humanidade”?

Mas os espaços de discussão (và lá e de lobby), estes fóruns, servem sempre e unicamente para dar a conhecer a eterna candidatura de Marvão a Património Mundial?

E a dita candidatura em série e por ciclos, onde está? Não deveria ser este evento (já que se destina a promover a candidatura) enquadrado numa agenda comum?

E a cooperação entre os municípios dessa candidatura o que lhe aconteceu?

Está a Câmara disposta e em condições de investir 180 mil euros (o valor gasto pela CMM no anterior dossier) neste relançamento?

O Dr. Ray Bondin vai receber 10.500 € para coordenar o projecto ou fazer lobby?

E visto que é uma candidatura em série não deveria haver apenas um coordenador, uma equipa? Não era mais eficaz e eficiente?

E oradores do Concelho cadê (à excepção do Dr. Jorge Oliveira)?

E os MUNÍCIPES, ASSOCIAÇÕES E AGENTES ECONÓMICOS do Concelho foram convidados para o Fórum? [Esta respondo já: NÃO]

Para mais respostas consultar a nota de imprensa divulgada hoje pela CMM, e que disponibilizo: ( https://docs.google.com/fileview?id=1hy0jSbOzQrbYNT4UQgrWvoEmGZQko4daxfSDAdledJCrucneo31AwDyog
MUl&hl=en )

Abraços