quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Senhora Tão Pequenina, Comadre da Minha Mãe, Senhora Minha Madrinha

Uma homenagem à Nossa Senhora da Estrela, porque hoje é o Dia Maior do Nosso Concelho.

A imagem aqui reproduzida pertence a uma criação lindíssima e original da Catarina Catita, e tal como o texto da Lenda, foram tirados à revelia de aqui. À autora e respectiva família apresentamos as nossas desculpas e, simultaneamente, os nossos votos de felicidades.




A Lenda

Conta-se que após a batalha de Guadalete, em que foi derrotado Rodrigo, rei dos Visigodos, os habitantes de Marvão, para fugir à ocupação árabe, teriam procurado protecção nas Astúrias. As imagens que não puderam levar consigo terão sido guardadas para evitar a sua profanação.

Entre 1160 e 1164, no ambito da Reconquista, o morro de Marvão voltou de novo a ser considerado território cristão. Diz a lenda que pouco depois, numa noite de brenhas em que um pastor guardava o seu rebanho, este foi surpreendido pelo brilho inaudito de uma estrela, sucesso que se repetiu por várias noites, até que o pastor decidiu subir ao cimo do monte, guiado pela misteriosa luz.

Chegado ao cimo do monte, veio a descobrir, oculta numa pequena gruta, a imagem da senhora, que tinha ficado escondida por 300 anos. Nesse mesmo local foi a Senhora da Estrela venerada até ser construída uma capela e mais tarde todo o Convento.

Vários milagres se atribuem à Senhora Estrelada, a quem também chamam "Vigilante Sentinela" pois por várias vezes terá protegido os Portugueses dos ataques Castelhanos.

Um comentário:

Catarina disse...

:)
Obrigada! o que mais gostei de fazer nesta catita foi o manto de estrelas, mas não se vê nesta foto.
Fiquei com vontade de voltar às costuras!