terça-feira, 20 de maio de 2008

Um aeródromo em Marvão!?!?

Por muito que critiquemos o Sócrates y sus muchachos, por mais que ele insista em levar este país afundado cada vez mais ao fundo, tomando medidas pseudo-economicistas que diariamente despem mais o interior do país e abrem mais brechas entre a nossa terrinha e a malta da Lísbia... ele há coisas e iniciativas do nosso “primeiro” que são muito louváveis e que a todas as luzes contribuirão para o tão ambicionado desenvolvimento do interior.

Uma dessas medidas é o novo aeródromo de Marvão, obra faraónica que até à presente data foi mantida no segredo dos deuses, mas que já tinha sido projectada há uma meia dúzia de anos, aquando da elaboração do projecto da Obra das infra-estruturas subterrâneas da Vila de Marvão.

A muito boa gente estranhou que fosse necessária a criação de raiz de uma nova iluminação pública na Vila. Reconheço que eu fui um dos surpreendidos... até saber o que realmente estava por detrás de tudo isto.

Porque é que tínhamos de substituir os candeeiros? Porque é que se tinha que reduzir significativamente o seu número, se ele já era insuficiente? Continuaria a senda de descaracterização da Vila, depois das célebres caixinhas da EDP e dos palanques para os caixotes do lixo??

Todas estas dúvidas, se dissiparam quando entrou em funcionamento a nova iluminação.
Desde a curva da GNR até às portas de Rodão, ao longo de toda a avenida, foram colocados mais de 40 pontos de luz, alguns deles escondidos dentro das ramagens das árvores, permitindo que a partir de agora, aeronaves de pequeno porte possam aterrar neste espaço, e proporcionando, deste modo, uma aproximação entre o litoral e o interior que desenvolverá o turismo e o nosso tecido empresarial de forma inusitada.
É o novo aeródromo de Marvão!! Lindo!!!

O preço a pagar é que, enquanto fora das muralhas a iluminação permite que se jogue ao xito até às cinco da matina, lá dentro, onde se esqueceu, mais uma vez, que ainda vivem algumas alminhas, os pontos de luz continuam a pecar pela insuficiência e há ruas que nem um candeeiro têm.

Mais um trabalhito exemplar, desenvolvido pelo GTL com que o ex presidente nos brindou.

Olé tus huevos!

10 comentários:

Bonito disse...

O projecto de remodelação da iluminação pública do concelho tem já alguns anos. O total orçamentado para o ano de 2006 e seguintes foi de € 400.000,00, com 50% a cargo da autarquia!

São só uns módicos € 200.000,00!

E ainda se há quem se admire com o “preço” do Geopark…


Grande Abraço
Bonito Dias

Clarimundo Lança disse...

Pois é...
Já lá vão três anos e ainda são essas obras que vão aparecendo, se estão tão às escuras talvez se compreenda muitas das situações.
Mas já poderiam ter reparado esses locais de escuridão estrema, e vá lá de iniciativa própria colocar lá uma candeia (não sei se a electricidade se a petróleo, fica ao critério e disponibilidades)
Fazem lembrar o SLB já lá vão dez anos e o Vale é que tem a culpa.

Bonito disse...

Clarimundo,

Numa primeira reacção, levas-me a concordar contigo…

Contudo, os compromissos (financeiros) anteriormente assumidos condicionam…
Condicionam. E de que maneira!


Grande Abraço

Bonito Dias

Luís Bugalhão disse...

está a escapar-me qq coisa aqui.

mas então há parque para os aviões ou não? e a iluminação pública não está resolvida, mas é porque há compromissos anteriores a que não se pode fugir? e entretanto assumem-se novos de, enfim, duvidosa utilidade prática? e castelo de vide tb vai ter um parque para aviões ou vai trocá-lo por melhor iluminação pública? é que o geopark parece que não quiseram por lá, por ser muito caro...

e o que é que são 1% do orçamento da cmm para acabar uma obra DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA?!

ai estou tão confuso, cm dizia a marinela, ou a florisberta ou lá o que a rapariga tinha por graça...

definitivamente não percebo nada disso. o meu tio jbuga é que tem razão: quem anda no terreno é que sabe.

há ainda a outra máxima que a minha avó usa: cá p'lo campo não se raspa o queijo. mas então quem é que o anda a raspar? aeródromo? em Marvão?! a vila mal iluminada?!! património mundial o quê?!!!

alguém me explica, a sério?

abraço

Clarimundo Lança disse...

Não estejas confuso a falta de iluminação em Marvão é estratégica, assim os ovos dos vermes não eclodem e assim vegetasse melhor.

Garraio disse...

My friend Luis:

Só te consigo explicar isso no dia que formos almoçar e ficarmos sentados até à hora de jantar, excepção feita para ir mijar.

Abraço e jokas prás tuas Marias.

Bonito disse...

Luís,

Qualquer dia “discutimos” em pormenor a questão do Geopark e a “nega” de Castelo de Vide. Nem que seja no almoço que o Garraio fala…



Nota: Não tem, directamente, a ver com este assunto, mas acabei de ler uma grande entrevista ao Eng. Mata Cáceres, presidente da Câmara de Portalegre, no jornal “Alto Alentejo” de ontem e aconselho-a vivamente. Fala de problemas regionais que também nos dizem respeito (por exemplo a ligação Portalegre/Portagem) e apresenta uma visão sobre o desenvolvimento que eu subscrevo quase na íntegra.

Grande Abraço
Bonito Dias

Clarimundo Lança disse...

Nota do comentador
Onde se lê "vermes" entendasse por (mosquitos, rapas, baratas, etc.), nada de mal entendidos.

Luís Bugalhão disse...

ti clarimundo:

não é vegetasse, nem entendasse.
'da-se!!

é vegeta-se e entenda-se. ;-)

não leves a mal amigo, mas tens lá em casa um puto que te poderá ajudar a não dar erros desses... é só para que os teus comentários, tão atentos, não fiquem poluídos por erros de palmatória. a tua ironia fresca não merece.

bonito e garraio:

claro que quero que me expliquem. eu tb quero dizer algumas das minhas, que só se podem falar em almoços longos.

só p'ró bonito: 'tou farto de procurar pelo novo semanário 'alto alentejo' e não encontro versão digital. não podes enviar um pdf da entrevista que referes,pf?

abraço a todos

Clarimundo Lança disse...

ti luis
obrigado sincero pela reprimenda, mas o meu computador já tem instalado o novo acordo ortográfico, e como tal foi retirado o tracinho(hifen) do meu pc (personal computor), isto de se escrever e ler pouco trás estes inconvenientes.
Saúde