quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Marvão vai ter um Ninho de Empresas!




(clicar para ampliar)

Começou a terraplanagem no terreno onde será instalado o futuro Ninho de Empresas de Marvão. O mesmo, localiza-se em Santo António das Areias (S.A.A.), junto à sede dos Bombeiros Voluntários.

Uma excelente novidade!

A implementação de infra-estruturas que facilitem a criação/instalação de pequenos negócios em Marvão foi considerada, na campanha autárquica de 2005, a principal prioridade nos programas eleitorais dos dois partidos que elegeram vereadores. Portanto, este “arranque” do Ninho de Empresas não deveria ser novidade. Mas é!

É, porque esta prioridade já foi apontada em anteriores eleições e, até ao momento, apesar de menores apertos orçamentais, nunca tinha sido implementada. Surge, assim, com um atraso de, pelo menos, quinze anos.

Oxalá não seja demasiado tarde!

O Ninho de Empresas permitirá, eventualmente, acomodar alguns negócios que se encontram em instalações inadequadas e promover outros investimentos que possam criar novos postos de trabalho, tão importantes para contrariar a tendência da crescente desertificação do concelho em geral e desta zona em particular. Em complemento, parece já estar também em fase de projecto a concretização de uma pequeno loteamento industrial que se localizará perto deste Ninho, aproveitando o perímetro industrial existente.

Santo António das Areias, pela mão do Sr. João Nunes Sequeira, tornou-se o maior núcleo urbano do concelho de Marvão. Foi uma das aldeias mais industrializadas da região e essa era a sua força. Com o declínio da actividade empresarial esta terra tem vindo, paulatinamente, a perder cada vez mais gente! Contudo, essa raiz empresarial ainda existe, tornando-se urgente salvaguardá-la.

Se a zona sul do concelho (Portagem, etc) terá, pela sua localização e beleza paisagística, um futuro risonho, já a zona norte (S.A.A., Beirã, etc) terá, pela localização e falta de atracção turística, grandes dificuldades de sobrevivência. Assim, a dinamização da actividade empresarial em S.A.A é, apesar de tardia, fulcral!

Com a “morte” da linha do comboio a Beirã ficou isolada… sem saída. Beirã e S.A.A. estão no interior do concelho… sem saídas! E isso poderá ser fatal.

Curiosamente, mesmo junto ao futuro Ninho de Empresa inicia-se uma estrada em direcção a Valência de Alcântara cujo percurso até esta localidade espanhola é de, somente, cerca de dez km. A mesma, poderia constituir uma saída extraordinária para a zona norte do concelho de Marvão, só que pelo meio surge o rio Sever, faltando uma ponte que possibilite a ligação das duas margens.

Esta visão foi lançada há já alguns anos, também com “marca” Sequeira, mas ninguém com responsabilidades, até ao momento, ainda a levou a sério, iniciando as conversações que pudessem conduzir a uma eventual concretização deste projecto tão importante e estruturante: a ponte!

Com infra-estruturas que facilitassem a instalação de pequenas unidades empresariais e com esta ligação tão próxima a Espanha promover-se-iam, certamente, crescentes relações socio-económicas com os vizinhos espanhóis que poderiam inverter esta tendência de inviabilidade do norte do concelho.

Enquanto ninguém se interessa por este segundo projecto pelo menos que se implemente o primeiro, o qual, mesmo isoladamente, poderá revelar-se de importância capital.

Não sei se Vitor Frutuoso conseguirá concretizar, no tempo que medeia até à eleições, o Ninho de Empresas mas, no mínimo, já ficará recordado como o presidente que iniciou a execução deste projecto tão importante e tão antigo, o qual, em longos anos, ninguém teve vontade política para implementar.

Esta é a responsabilidade mínima que se exige a uma autarquia: criar as condições…

Depois, a iniciativa privada fará (ou não) o resto!


Grande Abraço
Bonito Dias

2 comentários:

Garraio disse...

Já lá vai tempo que no se hablaba de la autopista de las castellanas!!

Eu já tava com sóidades!!!

Essa ideia que, apesar dos políticos, parece ser que não levam muito a sério, seria um registo estruturante no desenvolvimento sustentado da região, a nível transfronteiriço.

Gostaram desta linguagem pseudo intelectualóide de m..... que utilizei no parágrafo anterior????

Para que sepan, cariños...

Jorge Miranda disse...

Penso que se deveria chamar ninho de empresas"Dr.Fernando Bonito".
Um abraço
Jorge