quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

“O CONTRA-ATAQUE”

O Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Vítor Frutuoso, decidiu responder ao Folheto de “Boas-Festas” publicado pelo PS em época natalícia.



(clicar para ampliar)

Ao contrário da opinião do Fernando Bonito, não me parece que o Folheto apresentado pelo PS, tenha sido uma boa estratégia de “marketing político”, em minha opinião, considero-o até de bastante “mau gosto”, o misturar a religiosidade das pessoas (boas-festas natalícias), para fazer passar mensagens partidárias. Mas, como estamos numa época em que vale tudo, e, onde os valores e os princípios valem muito pouco, siga a marinha, que a “guerra” vem por aí…

Na mesma linha vem a resposta de Vítor Frutuoso, que bem podia ter esperado mais dois dias para fazer a resposta.

Agora o que parece não haver dúvidas, é que estamos perante contradições de números. Enquanto o PS vem afirmar que o actual executivo já contraiu empréstimos superiores a 2 milhões de euros (400 000 contos); Vítor Frutuoso, diz que apenas pediu 725 000 euros (145 000 contos), e que tem no “bolso” quase 1,5 milhões de euros (300 000 contos) e ainda é credor, a curto prazo, de 880 mil euros (175 000 contos).

Sendo assim, alguém não tem razão e anda com dificuldades de simples aritmética. No entanto, existem por aí muitos cursos, nomeadamente, nas “novas oportunidades só-cretinas”, é só inscreverem-se! Não sei é se se aprende lá grande coisa, mas isso, são dúvidas minhas…

Agora sobre “marketing”, o que me parece é que, o PS difundiu a sua mensagem publicamente (verdadeira ou não), chegando a todos os marvanenses, enquanto Vítor Frutuoso, continua a acreditar na sua boa “estrela”, respondendo através de “comunicado oficial”, com muitas dificuldades de divulgação, com uma linguagem que a maioria das pessoas não percebe, correndo riscos de a não fazer passar. Mas ele lá sabe quem são os seus conselheiros!

O que talvez valha a pena aqui perguntar, é que, com tantos euros na “algibeira” porque não paga Vítor Frutuoso às Associações do concelho os pequenos subsídios aprovados? Dos quais ainda deve alguns relativos a 2007!

Seria uma boa “prenda de natal” para o movimento associativo do concelho e uma resposta com as mesmas “armas” ao PS.

Ou estará a guardar-se para mais tarde?

6 comentários:

José Boto disse...

Lí os 2 comentários e de facto não se entende nada.

Fiquei com a ideia de que os 2 estão a falar de coisas diferentes – cada um do que lhe interessa; uns empolam o endividamento face às poucas obras e outros tentam demonstrar que não se deve nada e se trata apenas de propaganda.

Ou seja, o PS estará a referir-se à divida bancária total da autarquia – superior a 2 Milhões de Euros???
Será?? Eu desconheço por completo.

O Presidente da Câmara fala em 725.000€ - estará a referir-se ao aumento da dívida bancária no seu mandato???
Será?? Também desconheço por completo.

Por outro lado como é que é possível uma autarquia como a de Marvão ter disponível em contas bancárias 1.405.000?? Ou refere-se a plafonds de financiamento bancário disponíveis para utilização??

Em conclusão, agora que as 2 partes semearam esta enorme confusão, era bom que viessem de novo a público explicar devidamente a situação financeira da Câmara.

Penso que é um tema em que o Fórum se deveria empenhar para exigir o esclarecimento devido.

Nomeadamente:
a) Qual a dívida bancária da Câmara no início do mandato do actual executivo e qual a actual (fim de 2008)?
b) Idem relativamente a fornecedores e outros credores?
c) Qual o montante que a Câmara tem por receber referente a projectos de investimento já concretizados (despesas já realizadas) provenientes de fundos Comunitários e Nacionais (mas sem misturar transferências para despesas correntes e para transferência de património)?

Com a resposta séria a estas questões já poderemos ter uma imagem mais correcta da realidade.

José Boto.

Jorge Miranda disse...

Concordo plenamente com o comentário do Dr. José Boto, no entanto gostaria de deixar aqui uma pergunta/reflexão que o pessoal com conhecimento financeiro (a banca) nos poderá elucidar.

O dinheiro que existe nas contas bancárias da Câmara, e os números apresentados pelo PS e o actual executivo (uns dizem que é empréstimo, os outros dizem que é dinheiro em caixa) não são tão discrepantes, senão vejamos;

O que precisamos de saber é se a Autarquia fez um empréstimo de 2 milhões de euros ou não, se fez, alguém tem que explicar o porque desse montante, se tem 1,5 milhões em caixa disponíveis e está a pagar juros de um valor que não está a utilizar?

Se apenas necessitava de 800 mil euros, não vejo vantagens em fazer um empréstimo de 2 milhões...
Ou será que o dinheiro em caixa é proveniente do "tal" empréstimo, só desta forma poderá fazer algum sentido.

Mas, o fundamental é começarmos a perceber como vai ser a próxima campanha eleitoral, se isto ainda não começou e a artilharia já dispara assim, pobre Marvão que futuro tão negro…

PS: Mais uma vez o Presidente da Câmara de Marvão, revela as suas dificuldades em chegar aos munícipes; não é com comunicados oficiais e colocados nos locais habituais que se chega ao eleitorado, mas acho que o excesso de confiança é tal que não se preocupa com essas trivialidades…

PS 2 : Os valores são por aproximação

Jorge Miranda

Fernando disse...

A questão central reside nas interpretações. Ou seja, o PS faz uma interpretação "grosseira" sobre o endividamento da CMM.

Na verdade a Assembleia Municipal aprovou, bem ou mal, não interessa agora, diferentes empréstimos que se podem situar nos tais 2 milhões, mas esses empréstimos são num sistema que podem até nem ser utilizados, com prazos para se recorrer a eles...

Mas sobre os valores exactos e os termos técnicos deste tipo de operações, julgo que o Fernando Bonito ou o João Bugalhão, poderão esclarecer melhor, com base na documentação que lhe foi distribuída para a reunião da Assembleia Municipal de hoje...

disse...

Cada um puxará a brasa à sua sardinha, mas neste caso ou se arranja um intermediário ou não vamos lá, pois cada parte continuará a esgrimir com os seus números que, muito provavlemnete, estão "arranjados" segundo o interesse de cada um.
Todavia quando os munícipes querem saber de facto as coisas que ao seu concelho dizem respeito, devem usar os seus direitos (deveres, acho eu), que é o de se dirigirem aos órgãos prórprios e porem as questões.
Hoje creio que há Assembleia Municipal, e é aí que os munícipes devem questionar e obter resposta.
Também há reuniões públicas de Câmara, e esse é pois outro espaço nobre e privilegiado para apresentar a pergunta e obter a resposta.
Gostaria todavia de esclarecer que o documento-resposta ao comunicado do PS (de muto mau gosto, porque mistura as boas-festas com a picardia político-partidária pré-eleitoral, o que não acredito que surta bom efeito, antes costuma ter mau pagamento) é um documento oficial da Câmara e não do PSD.
Apesar de tudo acredito mais num documento oficial da Câmara do que num panfleto partidário.

outra coisa, porque é que não volta a ser proibido os funcionários da Cãmara candidatarem-se às resptectivas autarquias? Pois se os Párocos não o podem fazer, bem como os Chefes de Finanças, porque raio é qoe os engenheiros ou os porteiros da Câmara o hão-de poder fazer?

Eu, se fosse empregado de uma câmara e quisesse ser candidato, no múnimo um ano antes demitia-se (ou no mínimo metia licença sem vencimento) e depois, sim teria alguma legitimidade para ssr candidato.

O que se passa com funcionários a serem candidatos n
ão é uma ilegalidade (agora) mas não deixa de ser uma imoralidade.

Assim não há democracia que resista.

Bonito disse...

O assunto da situação financeira da autarquia é interessante e, com estes “comunicados”, está envolto por uma certa bruma lançada com intencionalidade e não dissipada por incapacidade!

Pensei em apresentar aqui a minha explicação de uma forma ligeira, da mesma forma que ontem o tema foi abordado na Assembleia Municipal. Contudo, atendendo à curiosidade surgida sobre este assunto e às questões técnicas lançadas pelo Dr. José Boto decidi fazer alguma pesquisa nos documentos de todo este mandato e fazer um exposição mais exaustiva do tema.

Desta forma, comprometo-me, por estes dias (entre o bolo rei, o champanhe e jornadas profissionais complicados), colocar aqui no Fórum um post mais ou menos exaustivo sobre esta temática.

Aproveito para informar que na Assembleia Municipal de ontem foi aprovado o Orçamento para 2009 com 10 votos a favor (PSD) e 8 abstenções (7 PS e 1 PSD). O Dr. Mena Antunes não esteve presente.

Nesta Assembleia, entre outras coisas, foi ainda decidido, por maioria, a suspensão do processo de adesão de Marvão à Naturtejo (até novos desenvolvimentos na respectiva negociação) e aprovado o pedido de Informação Prévia sobre o Parque de Campismo Naturista na aldeia dos Cabeçudos.

Grande Abraço
Bonito Dias

mena antunes disse...

começo por dizer que não estive com muita pena minha na Assembleia Municipal em virtude de ainda no diz 25 me encontrar doente no Hostipal de Cascais, mas atempadamente justifiquei a minha falta.Quanto ao comentário feito pelo Dr.Boto tenho a dizer que tudo o que vem do lado que vem é intencional e por vezes raia o ridiculo da ignorância e mais Dr. agora não olhem a meios para atingir os fins, mesmo que tenham que brincar com a simplecidade das pessoas. Bem fez o Dr. que sempre se deviou destes caminhos tortuosos da politica, mas se tivesse entrado já teria saido, com vergonha dessa mesma ignorancia.Marvão sempre foi derigido por leigos (mas Marvanenses)bem intencionados, educados que conseguiam conciliar as várias correntes politicas, e não foi necessario ir às faculdades,Seminários e outros afins.Agora a verdade é outra, o que transmitem é ódio e rancor e á boa maneira Salazarista ou do chamado social fascismo ou és por nós ou contra nós.Depois enalteço a tentativa do Fernando em limpar a imagem de ignorância dada por esses senhores, mas não vale a pena porque iremos através dos tempos rir muito, com algumas passagens anedoticas que esses senhores nos irão dar.O comentário deles como habitualmente é maldoso o do Presidente é somente pouco esclarecedor.Já por várias vezes disse (e o Presidente não vai levar a mal)por vezes ele tem muita dificuldade em explanar a ideia, mas ao contrário sei que o faz com boa intenção, do outro lado não.Desta forma será bom que o Bonito que também fala a linguagem dos numeros nos ofereça esse bolo rei.Senão terei que ser eu a explica-lo.UM bom ano para todos os Marvanenes.