segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

MARVÃO à mesa com a tradição


(clicar para ampliar)


Ontem fui à apresentação do livro “Marvão à mesa com a tradição” e fiquei surpreendido a vários níveis:

1 – A qualidade do livro. Apenas folheando-o já se pode verificar que é muito apelativo. A capa resultou muito bem, as ilustrações são excelentes, parece estar muito bem estruturado e, quanto às receitas, atendendo ao trabalho de pesquisa que foi descrito, devem estar correctas e serem genuínas destas terras.

2 – A cerimónia de apresentação foi bastante digna e interessante. Contou com a presença do Sr. Governador Civil e, na generalidade, os oradores estiveram a bom nível. As autoras prepararam muito bem a apresentação e, de uma forma simples mas muito estruturada, simpática e com algumas surpresas à mistura, mostraram-se acima das expectativas.

3 – A ampla sala estava apinhada. Foi uma surpresa! Para esta adesão massiva contribuiu a época de pré campanha eleitoral mas, sobretudo, a capacidade organizativa das autoras que souberam mobilizar muita gente, inclusivamente algumas das várias dezenas de pessoas que com elas colaboraram na elaboração das receitas.

Portanto, as autoras do livro estão de parabéns, quer pela obra, como pela forma simpática e profissional com que nos a deram a conhecer.

Sublinho, ainda, a importância deste livro para o turismo no nosso concelho. O mesmo esquematiza e ajuda a perdurar algo do que de melhor cá temos e que em muito contribui para que nos visitem: a nossa gastronomia.


Grande Abraço
Bonito Dias

4 comentários:

João, disse...

É difícil acrescentar algo ao que já foi dito pelo Bonito.

No entanto não posso deixar de dar os parabéns a todos (as) que cooperaram nesta Obra criativa sobre os usos e costumes da gastronomia marvanense, e, especialmente para as três autoras: Adelaide, Mila e Teresa, que até na cerimónia de ontem, estiveram “sublimes” e engrandeceram o nome do nosso concelho de Marvão.

Num primeiro contacto com o livro em termos de conteúdo, e não me sinto com grande capacidade para o comentar, no entanto, no aspecto afectivo, ao ver e ler tantos “manjares” da minha “meninice”, cozinhados por minha mãe, não pude deixar de me sentir reconfortado e como uma vontade imensa de voltar aqueles sabores…

Não só por isso, OBRIGADO às autoras. E, só por mim, já despachei “7 exemplares”…

Garraio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Garraio disse...

Acho que já li isto noutro lado... ou estarei enganado???

Parece-me que não vou comer sobremesa por que fiquei muito cheio com umprato de "massa" que não consegui perceber como se prepara:

"...A massificação das comidas rápidas chega hoje a todos os recantos, por isso urge que se guardem estes saberes de sabores fazer antes que seja tarde."

Não sei se é da minha vista, mas parece que tem alho a menos ou salsa a mais... ;))

Unknown disse...

Tive a oportunidade de estar presente na cerimónia de apresentação desta magnifica obra.

Dois reparos:

1 - Positivo - Estão verdadeiramente de PARABÉNS os mentores que num espirito de colaboração e de equipa foram capazes de levar a cabo tão excelente trabalho.
Uma Nota muito Especial para as três Senhoras que como ali disseram foi um trabalho árduo, mas que valeu a pena e foi apresentado com tanta alegria e emoção que até esse facto é digno de ser aqui mencionado.
Assim, SIM.

2 - Negativo - Foi triste, sem garra e diria quase lastimosa como que a fazer um FRETE , a forma e as palavras proferidas pelo Presidente da Câmara no acto de abertura da cerimónia.
Os fazedores desta obra, mereciam mais, MUITO MAIS, assim como merecem actualmente todos os Marvanenses.
Assim, NÃO.

Achei também indigno o Vereador da Cultura, não estar presente na Mesa e sim ao fundo da sala.

Quanto a mim, TRISTE e mais uma vez bem revelador do ambiente que se vive desde há muito no seio do executivo.

FRANCAMENTE.