sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Os Versos da Professora Clara


A professora Clara e o professor Jorge são, com certeza, o casal que mais marcou várias gerações de Arenenses. Sendo ambos professores primários, passaram “pelas suas mãos” centenas de crianças. E ambos ficaram, incontornavelmente, ligados às suas vidas.

É que o nosso professor primário marca, de facto, a nossa vida!

A mim, naturalmente, marcou-me sobretudo o professor Jorge. Fui seu aluno quatro anos e absorvi dele valores, como sejam o rigor, a capacidade de trabalho e o sentido de responsabilidade (além da leitura e da escrita), que muito me têm ajudado no meu percurso de vida…

Lembro-me de, diariamente, os ver entrar, lado a lado, na escola. E se o professor Jorge representa para mim o que referi, da professora Clara guardei a simpatia e a ternura com que nos olhava e com que nos tratava.

Digamos que se complementavam!

Surgiram-me estes pensamentos perante o livro que aqui vos apresento, ao qual tive acesso através de um amigo.

Após ter escrito a letra de um dos temas do “Cant’Areias” (se não estou enganado) a professora Clara reuniu, agora, em livro os versos das memórias e sentires da sua vida.

São versos que falam, por exemplo, da escola; da aldeia de Santo António das Areias e as suas tradições; de figuras incontornáveis, como sejam o Dr. Machado e o Sr. Sequeira; da feira da castanha… enfim, falam de experiências e sentimentos!

São versos que falam muito de coisas nossas e, por isso, aqui lanço o repto ao próximo vereador da cultura (seja ele quem for) de, eventualmente, ajudar a divulgar este livro.

Ajudar a divulgar a nossa gente e nossa memória colectiva…


Bonito Dias
(bonitodias@clix.pt)

Nenhum comentário: