quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Alzira Ereio Sobreio...por mail!

No jornal "RAIANO" que mensalmente me dá as notícias da minha terra natal, e do meu concelho(Idanha-a-Nova), encontrei um texto de 1ª página, que tenho por dever aqui transcrever, porque de uma forma inequívoca, diz respeito a todos os marvanenses de verdade, ou só de coração. A minha gente é humilde, mas sabe agradecer a quem merece, sabe valorizar o que tem valor. E a este HOMEM, a este PADRE, Marvão também quer e deve muito. Marvão em geral mas em especial os jovens que dele puderam receber noções de vida, de formas de convivio, de respeito e amizade. Os escuteiros em especial, mas os restantes jovens e não só, também. Todos os que tiveram o previlégio de o ter no seu percurso. Por isso e agora que o temos mais perto, mais "á mão", deixa-me uma grande alegria. Sim porque eu tenho o coração dividido entre a Idanha e Marvão, mas... alegra-me que tenha regressado porque é aqui que vivo.
Esta é pois a confirmação de outras notícias já aqui mencionadas.

Salvaterra do Extremo

Acolhimento e gratidão

Em 27 de Setembro passado, o Sr. Padre Fernando Manuel de Jesus Farinha que, durante nove anos e meio exerceu as funções de Pároco da Freguesia de Salvaterra do Extremo, foi substituído pelo Sr. Padre António Pires da Silva, a quem o Executivo da Junta de Freguesia dá as boas vindas e lhe deseja que se sinta bem entre nós, que tenha chegado em boa hora e que a sua actividade religiosa e social seja repleta de êxitos.

O Executivo da Junta de Freguesia de Salvaterra do Extremo, em nome do Povo desta Freguesia, em reunião extraordinária de 14 de Setembro de 2009(acta nº59),deliberou no sentido de agraciar o Sr. Padre Fernando Manuel de Jesus Farinha, Pároco de Freguesia de Salvaterra do Extremo há nove anos e meio, com a Medalha de Ouro, como Testemunho de Junta, merecida e honrosa Homenagem, sustentada na interpretação cabal e correcta da população desta Freguesia, que legalmente representamos, e ainda no manifesto, realista e nobre interesse que sempre protagonizou, desde a primeira hora, que se traduziu em nobres, notáveis e relevantes serviços que com a sua inteligência e dinâmica, prestou à sua Paróquia e à Freguesia de Salvaterra do Extremo.

Deliberou ainda entregar ao Sr. Padre Fernando Manuel de Jesus Farinha, conjuntamente com a Medalha de Ouro supracitada, um Documento, onde foram expressas as suas excepcionais qualidades, capacidades, saberes e conhecimentos privilegiados, predicados que nos levaram a reconhecê-lo como Homem bom, de religiosidade perfeita e realista e, acima de tudo, um Conselheiro amigo, sempre disponível para prestar o seu pronto e útil apoio, sobretudo aos mais necessitados.

Por tudo isto, o Executivo entendeu, por unanimidade, prestar-lhe esta modesta, simples mas sincera homenagem e deixar-lhe o nosso reconhecimento pelo bem que fez por esta Terra, expressando-lhe, simultaneamente, as melhores venturas, muita saúde e muitas felicidades para a sua vida futura, quer particular, quer religiosa.Bem-haja.

O Executivo da Junta de Freguesia

A.T.L.

Desta forma temos oportunidade de o acompanhar e sentir em casa


Uma canhota da AQUELÁ

Alzira Ereio Sobreiro

3 comentários:

Fernando disse...

Obrigado por partilhar essa informação.

Desde o ano de 1981, se não estiver enganado, até Junho de 1990, altura que deixei de estudar e rumei até ao Fundão para trabalhar, acompanhei o Pe. Fernando Farinha de Paróquia em Paróquia no Concelho de Marvão como "sacristão".

Assisti à forma como no desempenho da sua actividade soube envolver muitos jovens do concelho de Marvão, através daquilo a que chamo a sua "obra".

Os dois agrupamentos de escuteiros, CNE, de Marvão, que chegou a participar num acampamento nacional em Bagunte - Gerês, e o da Beirã.

As equipas de futebol e os jogos entre vários grupos de jovens do Concelho, os jogos que fazíamos com outras equipas de fora, nomeadamente, a do Seminário de Alcains e Portalegre.

Realço também a vivacidade das várias paróquias que estavam a seu cargo, e a forma como conseguiu levar à "Igreja", não só toda a juventude que conseguiu cativar, mas também os seus familiares.

Quando lia o texto de homenagem da Junta de Freguesia de Salvaterra do Extremo, não pude deixar de pensar no quanto ingratos nós Marvanenses, habitantes do Concelho, somos para os que nos fazem bem, e para muitos dos nossos mais pródigos filhos.

Acredito que a experiência tida por muitos jovens, que como eu conviveram com o Pe. Fernando Farinha moldou a nossa vida, contribuiu para aquilo que hoje somos.

Passados tantos anos, o Pe. Fernando Farinha está mais perto de nós…

Que a sua nova missão deixe saudades pela sua acção, como deixou no Concelho de Marvão, em Salvaterra do Extremo ou nas outras paróquias por onde já passou.

Gi caldeira disse...

Agradeço á D. Alzira o facto de ter partilhado esta informação.

O pe Fernando foi sem duvida, uma referencia nos anos 80, aqui nas paróquias de Marvao.

É muito bom saber que o temos aqui "á mão" , até porque mesmo distante ele sempre esteve presente.

Foi á 24 anos que o Pe Fernando aquando do meu casamento me deu como conselho "nunca deixem por o sol sobre o vosso descontentamento" lema que tenho tentado seguir, e que tem resultado na perfeição...

Assim como eu, muitos foram marcados pelas suas palavras. Ve-lo reconhecido publicamente é de facto gratificante.

Dai disse...

Só posso deixar um comentário simples e sincero:

- "Que saudades que tenho... de tudo o que fizemos no Porto da Espada..."