terça-feira, 20 de outubro de 2009

O MUNDO DOS OUTROS…

Há cerca de 1 mês, desde que dele tive conhecimento, que venho seguindo com regularidade, mais um Blog sobre Marvão: “Marvão [mais] Alto - Um espaço de reflexão e lazer sobre Marvão”.

Desde princípio que me despertou alguma atenção, devido ao seu autor, apresentar uma escrita muito bem elaborada, alguma profundidade e conhecimento sobre o que ali escrevia, e quase sempre, um bom gosto musical. Contudo, o seu vínculo a uma Candidatura à CM de Marvão e o facto de manter um autor anónimo e, simultaneamente, não permitir “comentários” do mesmo cariz, não me mereceu grande simpatia.

No entanto, passado que foi o período eleitoral, tenho verificado, isto em minha opinião, que o “Marvão [mais] Alto”, sobretudo nos dois últimos Posts, se está a tornar um espaço que não dispenso diariamente, e para o qual chamo a atenção dos visitantes aqui do Fórum.

Pena é, que não saibamos quem seja seu autor. Embora nada tenha contra tal, se o mesmo permitisse aos visitantes usar de igual permissão.

Para aguçar a curiosidade dos visitantes da casa, aqui vos deixo duas das últimas reflexões do “Marvão [mais] Alto”: a primeira, sobre o comportamento do Vereador Pedro Sobreiro; e a segunda, sobre algumas personalidades perdedoras eleitorais e a dignidade do saber aceitar as derrotas da vida...


- “… Sobreiro, para ser coerente e consequente com ele próprio e com as populações do concelho de Marvão que diz defender, deveria, aquando as divergências estalaram com Vitor Frutuoso no início do mandato em 2005, ter-se demitido por discordar frontalmente da sua fraca liderança; e agora, ter-se apresentado às eleições, politicamente enquadrado ou como independente, como outros fizeram.
Sobreiro não fez nem uma coisa nem outra, limita-se a criticar, criticar, criticar mas não passa disso. Teve o mérito de organizar a Almossassa - que serviu para cavalgar muitas ondas e alimentar essa tal cruzada cultural. Provavelmente já acumulou crítica suficiente no seu blog para escrever um livrinho e dá-lo à estampa, ou então tem agora o dever moral e a obrigação política, já que passa a vida a falar em ética, de se preparar no decurso destes quatro anos a fim de se apresentar às próximas eleições autárquicas bloqueando assim a forte possibilidade de Frutuoso fazer um 3º mandato consecutivo que a lei lhe confere.

Ou será que teremos mais críticas de Sobreiro no seu blog com muitas palavras ao vento e pouca acção!?

Força Pedro, atira-te ao jogo e vence o leãozinho da serra. Nessa tarefa até pode ser convocado o Bonito Dias cujo perfil se ajusta e tem a vantagem de dizer sempre bem de tudo e de todos, e por vezes é assim que se ganham eleições: agradando a gregos e a troianos. Agora uma coisa é certa: escrever só nos blogues é manifestamente escasso.
Terá que se mudar de agulhas se se quer substituir o elemento do PSD que hoje ocupa frouxamente o cargo e, por certo, irá fazer mais do mesmo. Ou seja: nada de relevante pelo concelho. “


- “… Tinha um amigo em S. António que perante a derrota batia no cão quando chegava a casa; outro batia na Mãe e como era possante ameaçava o padrasto. Significa isto que perante a derrota há pessoas que reagem de forma violenta, psicologicamente destabilizada procurando ver noutros os bodes expiatórios para os seus próprios fracassos. Algumas artistas da política caseira, rejeitada pelos partidos onde durante anos fizeram carreira e subiram na vidinha, não conseguem reconhecer esse aspecto que até um cego localiza à légua.

Esta é a chamada bolha da ilusão que impede as pessoas de verem a realidade, apenas vêm a projecção dos seus desejos estampada naquilo que julgam ser a realidade (...); desejam um Porshe mas andam de Audi. A falta de rigor, a ausência de alguns conhecimentos, a incapacidade para burilar rapidamente conhecimento gera essas bolhas de ilusão e depois sobrevém a derrota para que se não está preparada. E quando não se está preparada para ela começa-se a bater no cão, no gato, no papagaio ou até criticar alguns blogues sem saber, em rigor, do que falam.

Como diria o Sócrates, o de Atenas, se o homem é mau tal decorre da ignorância. E a esses homens e a essas mulherezinhas temos de as saber desculpar, porque não sabem do que falam, apenas se iludiram com uma realidade que os transcende.

De modo que saber lidar com a derrota é, ou deve ser, uma das primeiras virtudes quando se entra no meio político. Sob pena de se comprometer a saúde mental e depois passar a escrever baboseiras inqualificáveis que apenas revelam raiva, ressentimento e incapacidade de gestão emocional da derrota. Em inúmeros casos isto ocorre nas mulheres de meia-idade que começam a tocar na fronteira da menopausa. Isto é dramático, algumas, mais decadentes, até ficam loucas. Outras atiram-se da serra pensando que conseguem voar como os pássaros.
Nos casos mais graves, como relembra O Werther, de Goethe, há pessoas que foram arrastadas ao suicídio. A Comédia Humana, de Balzac, provocou inúmeras capitulações e trágicas condenações. Depois de ler A Nova Heloísa, de J.J.Rosseuau, uma moça estoirou os miolos numa praça de Genebra. Os Sete Que se Enforcaram, de Leonidas Andreiev, foi causa do suicídio de vários estudantes em Moscovo.

Ninguém, em rigor, sabe ao certo o que se passa nos bastidores da vida, e nessa percentagem crescente de instáveis emocionais, alguns bipolares, temos de ser compreensíveis para com esses ressentidos pelas derrotas que a vida política, nacional ou local, impõe a certos actores.

Até para cair tem que se saber cair de pé, e encontrar bodes expiatórios para as próprias fraquezas e derrotas é, não apenas um exemplo de fealdade como de puro cretinismo que denuncia as mentes fracas e perversas desta nossa vidinha pública local e autárquica que ora assumiu enquadramento partidário ora, consoante os interesses em presença, assumiu uma aura de pseudo-independentismo quando se sabe que, na prática, todos nós somos sempre dependentes de algo.

E uns desses filhos d' algo continuam, à falta de melhor fair-play, a bater no cão.
Por vezes a melhor forma de fazer serviço público é ter alguma caridade intelectual com alguns idiotas que vamos encontrando por aí e andam por aí, como o outro...”
Parabéns “Marvão [mais] Alto”, quem escreve assim não é gago…

12 comentários:

Marilia Rosado Carrilho disse...

Muito interessante. Não conhecia o blogue e do q li, aqui citado, estou com imensa curiosidade. Uma escrita fluente e incisiva. Vou lá espreitar... várias vezes daqui para a frente.

Gato Preto disse...

Querem saber quem é o autor?

É o sr. Rui Pedro (que se diz assessor do Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa), “namorado” da Teresa Simão, que tão depressa convive com Deus como com a mesma pressa e facilidade se deita com o Diabo. Isto pelas relações que também mantém, com a agora não tão amiga da namorada oficial _ Teresa Simão, a dra. Ermelinda Carlos.

Feita a apresentação, devo deixar algumas considerações que julgo importantes.

É verdade que tem uma escrita fluente e organizada. Mas qualquer demente faz isso quer em termos escritos quer em dotes oratórios. É típico dos loucos, dos que andam perdidos e se acham com a capacidade de controlar o mundo que os rodeia, de forma directa ou indirecta. Não aprecio a sua forma de escrever porque a associo a imbecilidade da cobardia de todos os actos que cometeu desde que apareceu por estas bandas.

Muitos em Marvão sabem quem são os autores deste bolg. A conivência da Teresa Simão é clara e notória em toda esta trama que só teve como objectivo promover-se a si própria. A presunção é tal que, a páginas tantas, deu-se ao luxo de atribuir uma competência elevadíssima desta senhora na área da Cultura, menosprezando e esquecendo (porque não é de cá, não conhece as pessoas e não conhece o terreno que pisa), todo o trabalho elaborado pela Dra. Madalena, tanto nesta área como noutras. Quero com isto dizer, goste-se ou não das duas personalidades, que quem tem a aprender com quem não é certamente a Dra. Madalena com a Teresa Simão, mas o inverso.
Aliás, que provas tem esta na área da cultura? Editou um livro, opinou em outras edições? E que mais?! Somos todos burros? Parece-me que não.

É de lamentar que uma pessoa exterior ao concelho de Marvão e mesmo ao Distrito, venha para estas bandas tecer considerações sobre quem não conhece. Tal a maquiavelice…

Digo estas palavras com esta certeza, porque muitas das opiniões aí “postadas”, foram feitas com base em conteúdos de reuniões estritamente confinadas a determinadas pessoas e às quais a Teresa Simão teve acesso e marcou presença nelas, como é exemplo este último “post”.

Estas opiniões que tu, Bugalhão, aqui te gabas em fazer eco, são estritamente para atingir uma só pessoa, a Dra. Madalena!, tal como tu tão bem sabes…
Só por isso, devo lamentar esta tua decisão de ires buscar e fomentar, tudo aquilo que este blog, Fórum Marvão, sempre primou, até agora, em não seguir. Ou seja, a difamação, a calunia, a opinião grátis e barata. Devo referir-te, Bugalhão, que estas mesmas considerações as tentei pôr no outro blog, esse que tu tanto elogias. Mas, de uma forma unilateral, esse Rui Pedro e a Teresa Simão, só permitem aquilo que lhes agrada.

Lamento por ti, lamento por estas pessoas, lamento por estas atitudes. Somos livres de apoiar quem quer que seja, mas façamo-lo de forma clara e honesta, e não no escuro, de forma encoberta. Com isto, não retiro a faculdade de o fazerem sob pseudónimos, que quando usados com base na verdade e honestidade, não ferem a integridade de ninguém.
Esta é a forma de estar neste blog, julgo eu.

Jorge Miranda disse...

Meu caro amigo João Bugalhão;
Permita que lhe diga duas ou três coisas que já deveria ter escrito à mais tempo.
Já todos percebemos que quem ganhou as eleições no nosso concelho foi o PSD, mas na realidade quem perdeu foi o concelho, e sobretudo os Marvanenses.
Não concordei muitas vezes com o Pedro, aliás fui vítima de um ataque que não merecia, quando discordei e coloquei no Blog a minha opinião.
Parece-me, no entanto e salvo melhor opinião, que o Pedro tem direito a exprimir o que lhe vai na alma, e não tenho duvidas que teria sido mais fácil desistir, do que lutar contra os poderes instituídos; se me perguntar se foi a forma mais correcta; isso é outra opinião!
Também me parece que para dançar são necessários dois, e o Pedro em todo este processo também terá a sua culpa.
Agora existem processos com os quais não concordo, sobretudo estas pseudo opiniões, o ataque que é feito sobre algumas pessoas não me parece ser a forma mais correcta e educada de opinar, sobretudo ao nível de comentários, que envolvem sentimentos e opções.
Em relação a esse Blog, pessoalmente tratou-me mal sem me conhecer, opinou sobre a minha pessoa sem fundamento.
Opinou sobre um post em que tratei todos de forma igual, tratou me como se fosse um mentecapto, e isso posso garantir que não sou.
Mas também não vendo a alma ao diabo por um prato de lentilhas…

PS: ao GATO PRETO, a não ser que seja realmente a Drª Madalena, o que me custa acreditar; não precisa de defende-la de forma tão violenta, pois acredito que ela o fará quando achar oportuno.
Um abraço
Jorge Miranda

Gato Preto disse...

Caro Jorge Miranda,

Sabe que quando conhecemos as pessoas em causa, por vezes custa-nos a ver determinadas seborreias mentais a palrearem sobre elas. O que é o caso. No entanto, não acho que tenha havido violência alguma.

Violência, é ver os direitos dos trabalhadores esquecidos. Lembra-se o sr. que ainda no ano passado o actual presidente Vítor Frutuoso se auto-promoveu para os quadros da Câmara? Sabe o sr. que o mesmo renovou as avenças dos actuais assessores, para no caso de perder a Câmara, garantir indemnizações chorudas aos mesmos, sabendo no entanto que não havia dinheiro orçamentado para pagar retroactivos e as respectivas subidas de escalão para os “normais” funcionários da Câmara?

Violência é a perseguição que o Vítor Frutuoso montou a esses mesmos funcionários, conhecidos e amigos. Tenho mesmo receio do que possa acontecer a muitos deles e certas empresas nestes 4 anos.

Agora, pense o sr. Jorge e todos quantos lêem estas palavras, se a Dra. Madalena tivesse ganho a Câmara, se o mesmo se verificaria. Não tenho quaisquer dúvidas que seria uma óptima presidente. Pela garra, pela dinâmica, pelos conhecimentos que tem. Fundamentalmente, pela PESSOA que é, independentemente dos defeitos que se lhe possam apontar. Todos nós os temos. Comparar a Dra. Madalena Tavares com o Vítor Frutuoso ou até as respectivas equipas que os mesmos apresentaram, é tentar igualar a “sorte grande” com a “terminação”.

Como é notório pelos meus comentários, conheço bem a Dra. Madalena Tavares, como conheço o sr. Frutuoso. Sei muito bem que a Dra. Madalena tem alturas boas e outras menos boas, como todos nós. Daí a fazer dela uma má pessoa, uma vingativa ou uma má política????, julgo que não. E quem a conhece bem sabe que a Dra. Madalena sabe que é uma lutadora nata. Por isso e só por isso, acho que ela aceitou o desafio do projecto “Juntos Por Marvão”. O mesmo não se pode dizer do sr. Frutuoso. Que o diga o Pedro Sobreiro ou os que com ele tiveram opiniões diferentes em relação a qualquer assunto.

Gostaria de ver Marvão mais desenvolvido, com mais condições de vida, com melhores condições sociais para quem necessita, com maior projecção nacional e internacional. E Marvão tem futuro; tem pessoas espectaculares; tem condições como poucos concelhos neste país. Podemos guardar esses anseios para daqui a 4 anos.

Deixe-me só referir-lhe que quando escrevi que o outro blog existia somente para denegrir a imagem da Dra. Madalena e promover a imagem da Teresa Simão, está incompleto. O sr. Rui Pedro e a Teresa Simão usaram-no também para o fazerem em relação ao Pedro Sobreiro, ao Frutuoso e à Ermelinda Carlos, entre outros.

Não é à toa que esses mesmos “posts” foram retirados recentemente e que o último texto sobre a Dra. Madalena (aquele que o nosso amigo Bugalhão usou), foi alterado. Os autores desse blog, “enfiaram a carapuça” com uma facilidade impressionante.

Mas muito ainda há para dizer sobre o percurso deles nestas eleições.
Guardo isso para um momento próximo.

Lindo vai ser a composição da próxima Assembleia Municipal…

Gato Preto disse...

P.S.: Lembram-se do que o sr. Frutuoso disse em campanha na ANTA?

Que a mesma encerraria caso ele não ganhasse as eleições.

Como estas muitas...

Gato Preto disse...

Ainda voltei só para me confessar um perfeito idiota sem dignidade que usa o anonimato para falar do que me apetece sem temer consequências.

Eu Gato Preto sou um valentão
Eu Gato Preto sou um verme sem caracter

E como eu há muitos nesta e noutras terras
É assim mesmo, paciência

Manuel disse...

Grandes comentários os de " Gato Preto " é assim mesmo. Sem medo, porque esse sentimento deve estar para quem cobardemente se serve da política para se promover, ameaçando, chantageando e enganando uns e outros.

A si TIRO-LHE O CHAPEU, e já agora também o tiro à DRA. MADALENA TAVARES.

rosáceo disse...

Gatunagem já há aqui demais, agora ainda vem este a querer roubar os chapéus????

Manuel disse...

BOA!!!!!

Chapéus há muitos seu PALERMA.

rosáceo disse...

Tens pinta de Vasquinho.

Maria da Horta disse...

Ao Senhor"Gato Preto" e aos que com ele concordam,quero lembrar que a madalena teve (oito) anos para mostrar o que valia!! não mostrou porque não valia!! Mas o Povo Marvanense não é parvo.
E já agora queriam que o Eng Frutuoso fizesse em quatro anos o que ela não fez em oito?
Não tenham ilusões.
O que ela queria era promover-se!! ser a primeira mulher presidente da Cãmara (TINHA PROJEÇÃO NÃO TINHA?)e continuar a fazer brutas viagens à conta dos nossos impostos a gastar os orçamentos da Autarquia e como se não chega-se ainda teve que ir ao Brasil gastar mais uns trocos ( coitada ainda não conhecia ).
Puxa vida!!!
Ninguém vê isso porquê???
Abram os olhos!!
Mas como cada um têm o que merece ela tambem teve a
(GRANDE DERROTA MERECIDA).

Gato Preto disse...

Como perceberam, este último Gato Preto, é um falso “Gato Preto”.

Para assumir esta identidade, alguém o fez, mais uma vez cobardemente, usurpando a minha.
Só alguém ressabiado, humilhado e FERIDO, o conseguia fazer. Talvez alguém com um blog, sapiente de como tudo isto se faz e até por conseguir alterar textos do “amigo” Bugalhão” sem lhe pedir licença. Na pior das hipóteses, alguém desesperada(o) por um lugar ao sol em Marvão. Prefiro a primeira.

Como ele próprio sabe, tão depressa cheguei à identidade dele no seu blog, como chego agora a esta identidade falsa como “Gato Preto”. Mais uma vez precipitou-se, sem ouvir os conselhos vindos do vento suão dos Alvarrões. Voltou a mostrar sinais da sua fragilidade enquanto “blogger” e enquanto “pessoa”.

Se conseguiu chegar à minha conta do “Google”, melhor. Pois mais fácil é chegar ao seu IP… Coisas das novas tecnologias… Tantas borlas??

Para esclarecer, um Gato Preto não teme as consequências. É verdade que se considera um valentão, mas com carácter.

Não sei como são os “Gatos Pretos” por Lisboa, mas por cá são corajosos e destemidos. Apareço onde menos me esperam e com significados diversos, mantendo a mesma prumada. Por aqui, como sempre, estou num lugar quente e à janela. Tenho um olhar inconfundível que muitos chamam de sabedoria e independência.

O “Gato Preto” que o Rui tenta imitar é um travestido. Um preto por castanho que caiu às primeiras chuvas, domesticado e estimado pelos pobres, vadios, isolados e solitários. Um verdadeiro petisco pagão de outrora.

As pessoas que comigo não concordam, não as considero como vermes. Nem as de cá, nem as de fora. A pluralidade de opiniões é assim mesmo e assim a respeito. Caso assim não fosse, tornar-me-ia num absurdo, pois era a equidade daquele que critico, o sr. Frutuoso.

Como disse, o anonimato e uso de pseudónimos não é feio quando feito com inteligência e com respeito pela integridade moral dos outros.

A usurpação de identidades, tal como o Rui o fez, revela uma grande falta de carácter; de imaginação e de desespero. Ou seja, aquilo a que o Rui está habituado a fazer nos seus meandros, achando que essa é a verdadeira política que não se confunde com a de província.

Por isso se deu mal por estas bandas. Não conseguiu calculá-la porque nunca a conseguiu sentir nem situá-la no tempo e local. Por cá, pode ser mais pura, por vezes até com elevados graus de proximidade com consequências mais directas e nefastas. Mas tem caras e nomes. Gato Preto em Marvão só me conheço a mim. Rui Pedros na Câmara de Lisboa há pelo menos 12 na lista de recursos humanos.

Para se fazer política em Marvão, tem de se sentir os ventos da Serra de S. Mamede, os sussurros de Espanha e o turbilhão da cordilheira.

Muitos foram aqueles que se deslumbraram por estas terras sem nunca as terem compreendido. Saiba o Rui primeiro porque algumas das nossas ribeiras correm ao contrário; porque as searas tombam contrariamente ao local das eiras. Nesse dia poderá saber um pouco da nossa essência.

Achava o meu caro que era expert por estas bandas, só por ser de fora e escrever como um Dr. Hannibal Lecter. Temos pena…
Os livros que o Rui anda a ler já eu os ensinei sem nunca os ter esquecido.

Poderão os nossos castanheiros vestir as cores das quatro estações, mas o espírito e essência destas gentes, ainda que incompreensível por vezes, é só um.