segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Sr. “Al Mossassa”




O vereador da cultura despede-se com mais um êxito daquela que foi, provavelmente, a sua maior realização nestes quatro anos: O Festival Islâmico “Al Mossassa”.

Tendo sido excluído, desde o início do mandato, do “Conselho de Administração” da câmara (e tendo decidido ficar) dedicou-se, quase exclusivamente (e individualmente), à organização de eventos, sempre com orçamentos “de crise”.

Acontece que Marvão não é um concelho “normal”, daqueles em que os eventos representam algo supérfluo. Neste concelho, os eventos têm uma importância acrescida, visto que o seu desenvolvimento económico assenta, em grande medida, na indústria turística. E esta depende muito dos eventos...

Tendo à sua disposição orçamentos diminutos, não seria de esperar um grande trabalho do vereador da cultura. Contudo, o Pedro Sobreiro com a sua inteligência; a sua capacidade de trabalho e de organização; a sua persistência; a sua criatividade e a sua extraordinária "perícia social" conseguiu desenvolver um trabalho que marcou…

Que marcou muito pela positiva!

O ponto mais alto desse trabalho, na minha opinião, é o festival islâmico que viu este fim-de-semana a realização da sua quarta edição, a qual se cifrou em mais um êxito retumbante!

O “Al Mossassa” foi pensado, negociado, planeado, organizado, implementado e controlado por Pedro Sobreiro. E sempre a contar os cêntimos!

A grande importância deste festival não é apenas trazer uns largos milhares de pessoas a Marvão, de encher restaurantes e alojamentos no concelho de Marvão e, até, nos concelhos limítrofes é, sobretudo, de representar uma verdadeira parceria com os vizinhos espanhóis de Badajoz. E tudo o que isso significa!

E essa parceria com Badajoz também tem um só rosto: Pedro Sobreiro! Uma das suas principais características é a "habilidade social". Daí, o seu enorme êxito como “embaixador” de Marvão em Badajoz. Por isso, teria sido de todo o interesse para o concelho que o tivessem deixado desenvolver esse trabalho de “embaixador” também em Valência de Alcântara…

A noite de sábado, com a orquestra municipal de Badajoz a actuar no jardim junto ao castelo, seguida do teatro também espanhol, foi um bom exemplo do resultado desta estratégia. Os visitantes espanhóis abundavam…

Isto é focalizar-nos no sítio certo: o mercado espanhol!












Grande Abraço
Bonito

2 comentários:

Marilia Rosado Carrilho disse...

Foi, de facto, um sucesso.
Apenas repensar o formato da realização do teatro (pouca luminosidade e pouco som, mas o espaço cénico ficou lindissimo e a ideia é extraordinaria).
No domingo dava gosto ver tanta gente. Uma iniciativa que já vingou!

Pedro Sobreiro (Tio Sabi) disse...

Agradeço a amabilidade das tuas palavras, pelo tom, pela homenagem e… por não estar habituado. Tenho orgulho nos laços familiares que nos unem e sobretudo, na sólida amizade que temos sabido alimentar ao longo dos anos, com um respeito e uma admiração que sei mútuos. Ambos sabemos que somos muito provavelmente o nosso mais feroz crítico e ambos sabemos a importância dessa visão para cada um de nós. Elogios públicos não costumam ser connosco, daí o valor acrescido…

E já que estamos nesse pé…

Felicito-te também porque nestes últimos 4 anos tive oportunidade de conhecer uma outra, uma nova faceta tua, a de político e notável tribuno da nossa Assembleia Municipal. Já manifestei por diversas vezes e em diferentes circunstâncias, o meu lamento por saber da tua não continuidade. Perde o concelho e perdemos nós que deixamos assim de poder contar com o teu espírito acutilante, a lucidez do teu raciocínio e a eloquência do teu discurso que tinha o dom de chegar a todos e de tornar simples a mais complexa das matérias.

Aquilo agora vai ficar cada vez mais parecido com um rebanho de ovelhinhas que só sabem dizer “sim” e “não” e um negra que de vez em quando diz “talvez”.

Mas tu sabes que sais de consciência tranquila, que deste o teu melhor, do mérito que apresentaste e dos créditos que hoje te são reconhecidos.

O mundo dá muita volta e nós, se Deus quiser, andaremos por aqui…

Bem hajas!

Um grande abraço

Pedro