domingo, 26 de abril de 2009

S. MARCOS 2009

(clicar)

O S. Marcos deste ano teve um momento mágico e outro inovador.

Mágicas, foram as duas peças de teatro interpretadas pelo grupo de teatro da Associação de Cultura e Acção Social de Marvão (ACASM). A sala do G.D.A. encheu-se de gente que aplaudiu de pé os pequenos/grandes actores de Marvão, os quais estiveram simplesmente brilhantes!

Na minha opinião, o teatro é uma actividade cultural, actualmente existente no concelho, que merece um forte apoio da autarquia! Que há por aqui jovens com enorme jeito para a interpretação, não há dúvida!

Esta tarde de teatro em S.A.A. fez-nos relembrar ainda outro pormenor: O desperdício que é não utilizar mais assiduamente esta sala!

Correndo o risco de ser controverso, não tenho dúvidas em afirmar que o ideal seria que estas instalações viessem a ser propriedade da C.M.M. Isso permitiria o investimento na sua remodelação e requalificação. Então, tornar-se-iam a sala de espectáculos do concelho. Sala que, actualmente, não existe e deveria existir!

A inovação surgiu numa garraiada hoje realizada. Esta brincadeira taurina foi, superiormente, abrilhantada pela escola de música da ACASM. Foi um “casamento” feliz! Aquilo que era uma simples garraiada, tornou-se num momento bem mais rico, podendo os espectadores apreciar música ensaiada em Marvão e interpretada por alguns jovens marvanenses.

Mas, este S. Marcos também nos relembrou algo muito negativo! Relembrou que S.A.A. e o concelho continuam a perder gente. E isso é como um corpo que vai perdendo o sangue… como uma árvore que vai perdendo a seiva!

A desertificação… o nosso cancro!

Grande Abraço
Bonito Dias








(Rui "Bailaradas": o rei da tarde taurina!)

4 comentários:

Catarina disse...

Adorei o(s) teatro(s). Qualquer uma das peças foi muito bem escolhida e as interpretações estiveram com grande nível, fiquei surpreendida!
Estão todos de parabéns! Para mim, foi o melhor do São Marcos de 2009

zira disse...

Tem razão Bonito as duas peças de teatro foram mágicas. É notável como conseguimos "estar por dentro" alheando-nos de tudo o que nos rodeia para seguir as personagens. Os actores foram excelentes.Os pequeninos e os maiores. Que bom foi!!!
Parabéns a todos. Todos os que nos cederam este momento alto.E o silêncio da sala?! Elucidativo. Sem dúvida.

Luísa Garraio disse...

Sou suspeita enquanto mãe de uma destas jovens que iniciou este ano a experimentação de "fazer" teatro...

Mas as gargalhadas, o silêncio, as palmas...só me levaram a concluir, no final da estreia que este grupo dos 4 aos 21 anos deverá levar esta peça por aí fora...

Parabéns a todos e um grande agradecimento à professora Susana pela disponibilidade, empenho e dedicação...

IreneGarraio disse...

Enquanto participante e espectadora do lado de trás do pano, é de agradecer os comentários que aqui foram escritos sobre as peças de teatro.

Gostaria de acrescentar uma pequena curiosidade sobre a apresentação desta peça. No passado dia 28 de Março, o grupo de teatro teve um espectáculo em Monforte no qual representámos a Farsa de Inês Pereira (peça que estreou no São Marcos 2008). Nessa altura faltava menos de um mês para a apresentação da nova peça, faltava saber o texto, faltava o vestuário, os acessórios, os cenários e alguns pormenores importantes. Na viagem de regresso decidimos com muita pena que a apresentação do nosso novo trabalho teria de ser adiada para uma data posterior ao São Marcos. Comunicámos ao Pedro (que estava a fazer as malas para voar até à Finlândia) e recebemos um grande descontentamento pela parte dele que insistiu bastante que esta peça deveria estar inserida no programa das festas deste ano.
Com a nossa esperança um pouco perdida prometemos que nestas duas semanas de férias que se aproximavam o texto iria ser estudado e com muito empenho da fantástica professora Susana marcámos ensaios intensivos durante as manhãs da semana seguinte.

Parece que com trabalho tudo se consegue, certo? ;)