sábado, 18 de abril de 2009

Episódio Cultural em Marvão!

(O convite oficial)


(clicar)


Informação apresentada na última reunião de Câmara, no dia 15 de Abril, pelo Vereador da Cultura e divulgada no seu blog:


"Fazendo uma retrospectiva da forma como decorreu este longo e duro mandato, olhando para os seis meses que restam até ao final do mesmo, poderia qualquer um mais incauto ser levado a pensar que já pouco ou nada o poderia espantar.

Pensava eu que a peculiar forma de gestão dos destinos do município, a singular evolução das relações pessoais entre o executivo e as constantes surpresas / desfeitas já me tinham preparado para tudo.

Mas eis que não param de me surpreender.

Percebi que estava errado quando há dias tomei conhecimento por um cartaz afixado na porta de entrada do edifício da Câmara Municipal que iria ser lançado um novo número especial... da revista cultural… do concelho… do qual sou Vereador da Cultura.

Sendo eu uma pessoa naturalmente bem disposta e de bem com a vida, poderia tentar discernir alguma graça no inusitado da situação mas vejo-me obrigado a confessar publicamente a minha falta de habilidade para tal.

Não deixa de ser duro, algo vil e até ultrajante, para alguém como eu, que tem desempenhado o cargo de responsável pela Cultura sempre no limite do seu esforço, capacidades e responsabilidade, ser informado desta forma humilhante de um acto tão nobre e de tamanha importância como é a publicação de um novo marco na produção bibliográfica com raiz marvanense.

Parece incrível, mas acaba por ser sintomático, que esta obra cultural não tenha passado pelas mãos do responsável pela área antes de entrar em produção, que o mesmo não tenha tido conhecimento prévio da data de lançamento ou sequer sido ouvido sobre a oportunidade da mesma.

Assim sendo, na eventualidade e previsibilidade de que tal possa acontecer, renuncio publica e oficialmente qualquer menção que possa ser feita ao meu nome na referida obra pelos motivos óbvios que aqui enuncio.

No entanto, porque a Cultura e Marvão haverão sempre de estar acima destas meras questões dos homens, faço questão de honrar o convite que me foi entregue para o lançamento da nova obra e marcarei óbvia presença, quanto mais não seja, por a mesma ser sempre, no meu entender, um motivo de regozijo para o titular da pasta por delegação de competências.

Para que conste e fique em acta.


Marvão, 15 de Abril de 2009
O Vice-Presidente,
(Pedro Alexandre Ereio Lopes Sobreio)"



Conheço o Sabi há mais de vinte anos e, além de bons amigos, quis o destino que nos tornássemos também familiares com uma forte vivência em comum. Essas duas vertentes permitem que o conheça particularmente bem. Conheço, profundamente, as suas virtudes e os seus defeitos, como ele, naturalmente, conhecerá as minhas e os meus! E habituámo-nos a criticar-nos e elogiar-nos mutuamente, de uma forma frontal e com respeito. Diria até que, às vezes, em privado, sou o seu primeiro crítico. E duro, se necessário!

Por isso, apesar do Pedro Sobreiro ser Vice-Presidente da Câmara Municipal de Marvão e, portanto, figura pública do concelho, tenho evitado comentar publicamente as muitas situações “anormais” em que nos últimos anos tem estado envolvido, no âmbito das suas funções.

Não tenho comentado porque, atendendo ao que antes referi, não me sinto confortável nesse papel. Quer nas situações em que, com ele, concordo como nas em que discordo parece-me de “mau tom” expressar-me publicamente, estando a referir-me a um amigo e familiar.

Contudo, hoje vou abrir uma excepção devido à relevância, também excepcional, da situação. E, também, devido ao facto do Pedro a ter tornado pública, através da informação apresentada em reunião de Câmara!

A situação que ele descreve na referida informação é, a vários níveis, lamentável!

O facto do Vereador da Cultura tomar conhecimento do lançamento de mais um número da revista “IBN MARUÁN”, um dos momentos mais relevantes na área da cultura em Marvão, apenas através da publicidade a esse acto é inqualificável!

É certo que as reiteradas aparições públicas de Pedro Sobreiro com opositores políticos do actual Presidente da Câmara, numa época de pré campanha eleitoral, que ultimamente presenciámos, não serão muito agradáveis para este. Contudo, elas serão, certamente, consequência da atitude que o Presidente teve, durante todo o mandato, para com o seu Vice.

Apesar de tudo, o comportamento do Presidente na questão que agora analisamos ultrapassa em muito o aceitável!

Se no patamar estratégico a actuação do Presidente da Câmara me tem parecido positiva, visto que apostou em áreas assumidas como prioritárias no programa eleitoral, já no que diz respeito à gestão corrente a sua actuação tem deixado muito a desejar.

E em termos de liderança tem sido uma verdadeira nulidade: desfez uma equipa ganhadora, desperdiçou recursos humanos (como é o caso do seu Vice) e nunca teve, nem conseguiu transmitir, uma visão forte para o concelho, a qual envolvesse e mobilizasse as pessoas (com excepção daqueles que tinham alguma coisa a ganhar).

Mas agora, com esta atitude, mostra-nos uma faceta mais grave. Mais grave, porque é ao nível dos valores. Com esta atitude atinge, de forma violenta, a dignidade do Vereador da Cultura, ao qual nunca permitiu ser um verdadeiro Vice. E é ainda mais grave estando este de saída!

Mas o Presidente, sendo o principal, não é o único responsável nesta situação. Para que o Vereador tenha tido conhecimento do lançamento da revista apenas quando viu a publicidade a esse acto existiram, certamente, muitas pessoas coniventes!

Desde logo, alguns funcionários da Câmara e, talvez, até executivos. Contudo, a posição destes até se percebe porque, assim, estão a defender os seus interesses, pois dependem de quem está no poder e, simultaneamente, poderá voltar a estar.

Depois, também, algumas pessoas responsáveis pela elaboração e direcção da revista, as quais nem tiveram a obrigatória gentileza de pôr o Vereador ao corrente da situação (que era o mínimo exigível). São pessoas que, independentemente dos executivos vigentes, sempre ganharam alguma coisa na autarquia e, por isso, se comportam assim…

Torna-se claro que a defesa desses interesses se sobrepõe a uma certa rectidão de valores que, às vezes, tanto apregoam!

Finalmente, sublinhava, o tom sereno do comunicado do Vereador. Perante esta situação, e conhecendo o personagem, esperar-se-ia do mesmo o comportamento do elefante quando entra numa loja de louça…

Surpreendeu-nos!

Esta alteração de comportamento será consequência da vivência reiterada de situações algo parecidas durante todo o mandato e do natural amadurecimento do jovem. Digo eu!

Qualificar este episódio da C.M.M. não é fácil. Diria apenas que é triste…muito triste!


Grande Abraço
Bonito Dias

20 comentários:

Felizardo Cartoon disse...

Uma vez mantivemos uma conversa ao telefone que preconizava alguns dos desabafos que aqui apresentas, lembras-te ?

Para bom entendedor...
Cumprimentos ! Felizardo

zira disse...

BONITO:Fiquei manifestamente grata pela forma como expôs o problema, de uma forma isenta e real, não deixando de focar as partes particularente sensíveis, como são as do silêncio. que rodeou este acontecimento. Se fosse há alguns anos, este procedimento teria direito a castigo grave, porque se tratou de omição de informação, a quem de direito a devia ter. Forte.Desleal, com compadrios à mistura, com direito a algum receio, para não dizer medo de alguns funcionários da autarquia que estão dependente dos ventos futuros.Entendo. Mas não posso aceitar...Foi por medo das capacidades que o vereador possui com formação adequada? Por pobreza de espírito? AH...Acho que sim a inveja é uma caracteristica dos fracos, daqueles que sobem como heras pelos troncos das árvores fondosas que sempre hão-de dar fruta, se Deus der saúde.Já vi muito...Conheço as pessoas. De quando o poder não lhes tinha subido à cabeça, eram humildes, como o vereador, o meu filho, ainda é e continuará a ser.Tenho muito orgulho no percurso que está a executar. É HONESTO,HONRADO, e amigo dos amigos, os de sempre e outros adquiridos. E são muitos. muitos e até de nacionalidades diferentes.Não votei quando foi eleito. Estava hospitalizada.Depois mantive-me neutra porque se sabe orientar. Acredito nas suas capacidades e além do mais,tem por apoio uma família espetáculo, que também cria invejas.Que me doi esta injustiça e esta ilegalidade? Claro.Sou sensivel e SEI MUITAS COISAS do passado. Não podia e não quero ficar à margem. Não seria corecto. É preciso denunciar... Como nos tempos que cantavamos em grupo Zeca Afonso, escondidos e as vozes vibravam ainda mais fortes.."Eles comem tudo, eles comem tudo". Parece-me que agora ainda são mais famintos. Os que enfiam a carapuça., Não são muitos, mas perterbam SAO GENTES BOAS, HONRADAS.Muitos amigos que estão solidários e estão tristes como eu. MARVÂO devia estar unido e lutar em conjunto como o fazem na minha Beira natal de Idanha e Castelo Branco.
Hoje vou estar presente. Como diz José Saramago o nosso nobel:SE PUDERES OLHAR, VÊ, SE PUDERES VER, REPARA.É isso que vou fazer daqui a pouco e ver quem me olha nos olhos, de alma e coração liberto.
Bem hajam por lerem este desabafo até ao fim. Já vivi muito. Já vi muitos pedantes cair do pedestal e muitos humildes serem felizes porque... estão de bem consigo mesmos. A vida dá muita volta... Acreditem que é bom ser justo embora custe.

Alzira sobreiro

Pedro Sobreiro (Tio Sabi) disse...

Dois abraços e um beijo.

Apertados.

Sentidos.

Bem hajam

Bonito disse...

Lembro-me Hermínio… lembro-me até muito bem!

Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse...

A 7 de Julho de 2008, deixei aqui no Forum Marvão, um comentário que aproveito para recordar:

""Em política há coisas que não podem ficar por meias palavras. A crise que actualmente o Executivo camarário do PSD vive, tem que ter consequências. A actual situação não dignifica ninguém. Quem vai pagar esta crise vai ser o Concelho de Marvão e os seus Munícipes.
As consequências só podem ser:
Ou o Presidente retira os pelouros ao Vice-Presidente, ou o Vice-Presidente se retira de cena, dos pelouros ou do próprio Executivo. Assim haverá clareza. Uma clareza que todos nós exigimos, independentemente, das culpas que cada um possa ter...""

-------

""Quanto ao Vice-Presidente, saúdo pela frontalidade de tornar pública toda a situação. Assim fiquei mais esclarecido sobre a razão porque algumas coisas da área da cultura não avançam... deduzo eu...""


Com mais esta aventura que aqui nos é apresentada pelo Bonito, tenho que constatar que o Concelho de Marvão foi enormemente prejudicado.

É preciso ter paciência...

Unknown disse...

Sr Fernando, não o conheço, nem a si nem a situação de crise catastrófica, que pelo que li no seu comentário afecta o Executivo Camarário do PSD e pose ser como tal ... crise.
Mas conheço o Pedro muito, mas muito bem, o que me faz não ficar calada.
Toda a pessoa que se honra de ser chamada como tal e lhe é atribuido um cargo por eleição POPULAR, que dá o máximo de si para o fazer brilhar, com a conscîencia de que fez tudo o que estava ao seu alcançe e dentro dos seus âmbitos, ainda que condicionado, por quem ...??? talvez por alguém que tenha sido rebocado, ou colado a ele para o alcançar. Daí, o sentir-se no corda bamba e com um medo sepulcral, de não resistir sem ele.
É lamentável ler o que o Senhor (com todo o respeito) sejere no seu cometário.
Será que é o Vice-Presidente que se deve retirar de cena?
Osimbola da justiça é como sabe a balança, mas cada um aproveita o desequilibrio que nela se maniifesta da maneira que lhe é mais conveniente.
Para se ser um bom politico, este deve zelar por todas as pessoas que ficam sobre a sua alçada no cargo que lhe foi atribuido, sejam negras, brancas, amarelas, PSP,Ps, CDS ETC... sem destinções.Sei que deve ser difícil ser imparcial, mas para que servem as promessas nas altura das ampanhas eleitotais?
Sabe Sr Fernando, quem não se sente, não é filho de boa gente.
É que ainda há pessoas que não precisam de actuar na sombra, porque o sol tem muito mais brilho, e um brilho prório que por mais que o tentem tapar não conseguem.
Só me restas dizer valha-nos DEUS, ao que chegou este nosso País, onde já nem os princípios bases sobrevivem, onde o dinheiro e o poder tudo destroi.
Com todo o meu respeito pelas suas ideias, mas sem poder pactuar com elas.

João, disse...

Palavras…
Para quê as palavras? Quando os olhares tudo dizem!

Como eu te compreendo. E por isso nada preciso dizer-te…

Também te não darei palmadinhas nas costas! E muito menos em outros lados…
Ouve as palavras sábias de tua mãe, quando sita a sabedoria de um homem:
“… se podes olhar, vê. Se podes ver repara”

Também não te sensibilizes demasiado com as palavras.
pois como nos disse Exupery: “… elas são uma fonte de mal entendidos”.

Mas olha para dentro de ti e repara onde falhaste.
Se aí não encontrares a resposta, vai em frente
Que a vida não é só feita de sucessos…

jbuga

Cântico Negro, de José Régio

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces

Estendendo-me os braços, e seguros

De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"

Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)

E cruzo os braços,

E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:

Criar desumanidade!

Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade

Com que rasguei o ventre à minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde

Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde

Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,

Redemoinhar aos ventos,

Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,

A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi

Só para desflorar florestas virgens,

E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!

O mais que faço não vale nada.

Como, pois sereis vós

Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem

Para eu derrubar os meus obstáculos?...

Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,

E vós amais o que é fácil!

Eu amo o Longe e a Miragem,

Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,

Tendes jardins, tendes canteiros,

Tendes pátria, tendes tectos,

E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...

Eu tenho a minha Loucura !

Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,

E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.

Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;

Mas eu, que nunca principio nem acabo,

Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!

Ninguém me peça definições!

Ninguém me diga: "vem por aqui"!

A minha vida é um vendaval que se soltou.

É uma onda que se alevantou. É um átomo a mais que se animou...

Não sei por onde vou,

Não sei para onde vou -


- Sei que não vou por aí!

zira disse...

Perspicaz, pertinente, inteligente e apropósito. Tenho-o no ouvido dito por Villaret.Diz tudo...é só ler e interpretar.

Grata pelo apoio

Alzira

Clarimundo Lança disse...

Castração

Unknown disse...

Desde o 25 de Abril e com absoluta certeza anteriormente a este não se conhecem episódios tão tristes de má relação, atitude e desonestidade de um presidente de um executivo para outro membro do mesmo Órgão, como é o caso de Victor frutuoso, com o vereador Pedro Sobreiro.

Pode-se estar em desacordo total com muitas decisões ou formas de encarar a coisa pelo lado do Pedro Sobreiro mas deve concordar-se que deverá ser tremendamente difícil sentir-se marginalizado por parte de uma pessoa, que aparentava tanta humildade, mas que veio a revelar-se para além de um absoluto incompetente do papel tão importante que o Povo de Marvão lhe concedeu, uma pessoa de má fé, desconfiada e tremendamente vingativa,

Quero aqui deixar uma Nota de reparo para o desabafo da Dª Alzira Sobreiro, que ao longo destes tempos difíceis do seu filho no que diz respeito ao seu mandato, sempre se pautou por uma atitude de isenção, mas há uma altura em que a corda parte e foi o caso. Compreendo-a totalmente.

Por fim levanto uma questão, diz o Bonito na sua intervenção que certamente haveria conhecimento de outros membros do executivo do lançamento da revista e que pactuaram também do silencio.

Possivelmente, continuará o Sr. Pedro Sobreiro a acreditar em falsos que se perfilam para usar o Poder a seu belo prazer de igual modo como Victor Frutuoso? A BEIJAROQUICE é já bastante copiada e visível.

Marilia Rosado Carrilho disse...

Só consigo dizer q é LAMENTÁVEL! Espero q estas situações não se repitam no novo ciclo governativo q aí se avizinha, com quem quer q ganhe as ditas eleições (a mim tanto me faz, desde q façam ALGO por Marvão, sem prejudicar os q lá vivem)!!!
Isto não traz nada de bom, para ninguém. Só traz vergonha, embaraço e falta de confiança nos políticos.

Unknown disse...

Tanta roupa sujas que se esta aqui a lavar!!!
É lamentavel como depressa os bons passam a maus e vice versa!!!
Todos querem tacho, e depois de lá estarem são todos iguais!!
o Vereador se não se sentia bem só tinha era que sair, pelo que me parece ele é que esteve sempre mal e continua!!

obvio disse...

Pergunto porque é que o vereador não se demitiu ainda?
Pergunto porque não o fez desde o primeiro momento que, em vez de ter iniciado uma cruzada de combates e críticas?
Pergunto porque é que se utilizam meios onde o debate e a opinião de ambas as partes não pode ser ouvida e debatida de igual forma?
Pergunto o que levará o vereador a aceitar tantas afrontas e humilhações e mesmo assim continuar a usufruir de um estatuto - que inclui algumas viagens, ajudas de custo, remunerações e outros.
Pergunto se a razão para tantos episódios - com pressão social de país de 3º mundo - não terá razões encobertas por nós desconhecidas....

zira disse...

EHEHEHEH!!! Olha a inveja sorrateira, obscura e incapaz a esconder-se por entre a floresta dos que dão a cara.DICA,MARVANENSE 69...Felizes são os que lutam pelos ideais, enfrentam a fúria dos ventos e dão a cara. Denunciam para que os erros se corrijam.Vá lá... Já vos contactaram para pertencerem a alguma das listas?! UF.!!! Com as vossa caracteristicas concerteza, ninguém vos bateu à porta.É que nem todos vão pelas mordomias.Alguns já as tinham...suponho que isso é impensável nas vossas cabecinhas.POIS!!! Escusam de criticar a roupa suja... afinal tinham os pés limpos, para que po-los na lama?!Equilibrem-se...estejam calmos não sejam como o polvo...Sabem quem sou. Quem são?! 69...deve ter idade para ser meu filho.HUMMM. Inveja...FIM DAS CITAÇÔES.CHEGA. Vou voltar ao meu observatório. Sem julgar mas a poder comentar.Uso óculos como sabem...
Mesmo assim...parabéns por terem "poisado".Agora já explodiram a raiva dos incógnitos.

Um resto de boa tarde.

obvio disse...

Entro anonimo para evitar aborrecimentos;quem aceitar bem ok,quem não,ok tambem.

Não consigo entender a atitude do vereador.Passa o tempo a acusar publicamente o presidente de falta de lealdade.Então como classificar as suas proprias atitudes!

Não entendo que verifique que não tem condições para trabalhar e não se demita.
Não é obvio para todos que seria a atitude correcta!

Em relação a este episodio do lançamento da revista,que ouví dizer que foi um exito,alguem acredita que só tenha tido conhecimento pelo anuuncio/convite!
E está a chamar desleais a quem!

Compreendo os comentarios obvios dos familiares e amigos e o apoio que sempre deram ao vereador na campanha dele contra o presidente.

Finalizando, será que alguem acha leal que o vereador não se demita e ande a fazer campanha por uma senhora que ele(vereador) tanto criticou há pouco tempo atras!
Qual o fundamento para este apoio tão esplicito a não ser o rancor para com o presidente actual!

OBVIAMENTE DEMITA-SE E DEIXE DE TOMAR ATITUDES DE CRIANÇA.

Bonito disse...

O Director da Revista IBN MARUAN, Prof. Jorge Oliveira, contactou-me e, a propósito deste post, prestou os seguintes esclarecimentos:

1 – Há seis ou sete meses atrás, tendo surgido a oportunidade única (através de um seu antigo professor) de publicar alguns textos sobre a AMMAIA e Marvão com importante relevo histórico, dirigiu-se ao Vereador Pedro Sobreiro e questionou-o sobre a possibilidade dessa publicação na Revista IBN MARUAN. O Vereador concordou mas referiu que, atendendo que essa publicação envolvia custos financeiros, o Prof. Jorge Oliveira deveria contactar também o Presidente da Câmara.

2 – De seguida, o Prof. Jorge Oliveira contactou o Presidente da Câmara apresentando a mesma questão.

3 – A partir desse momento, o processo desenrolou-se no interior da Câmara de Marvão, tendo culminado com a publicação dos referidos textos nesta edição especial da Revista e não tendo o seu Director qualquer participação ou interferência no mesmo.

3 – Atendendo que se tratou de um número especial de pequena dimensão, constituído apenas por alguns textos muito específicos, durante a elaboração desta edição da Revista não se tornou necessário reunir o Conselho de Redacção da mesma.



Agradeço a iniciativa do Director da IBN MARUAN, consubstanciada nos esclarecimentos que descrevi, já que a mesma vem ao encontro daquilo que se pretende no Fórum Marvão.

Bonito Dias

Marilia Rosado Carrilho disse...

Ora o melhor de tudo: os esclarecimentos e o confronto das duas posições para os necessários esclarecimentos!
Meu conselho: se têm problemas, que os resolvam entre si, não esperem q os munícipes os "resolvam" tendo opiniões a favor deste ou daquele! No meu âmbito profissional tb tenho imensas coisas com as quais lidar, algumas das quais não gosto, mas todas têm de ser resolvidas!
Como munícipe gostaria q estas cenas lamentáveis não se repetissem. São... simplesmente feias.

Marilia Rosado Carrilho disse...

E quando digo q desejava q não se repetissem, digo para ambas as partes. Não quero estar ao lado de ninguém pois cada um sabe do seu "domínio" e eu mt pouco sei dos destinos de Marvão. Apenas digo q a situação "vista de fora" é tão feia...

Unknown disse...

dica,marvanese69,obvio, esta é para os três, ou serão um e só um ???
É feio, triste e de uma falta de carácter tremenda,criticarem, mas salvaguardando sempre a vossa identidade. Pois, pois não vá o diabo tecela e a tal Senhora ....
Saiam da toca, que não vão causar aborrecimentos a ninguém, a não ser a vós próprios.
O que os impede, é gostarem tanto da escuridão, é a luz do sol que fere os vossos sensiveis olhos ou é simplesmente medo.
Mas eu temho a solução para tudo isso, queram saber qual é ?
Vou fazer um donativo á Câmara para poderem comprar uma máquina de lavar, é que decerteza ninguém sabe que aí havia tanta roupa suja acumulada.
Vou pedir ao Vice para numa próxima viagem, já que não convidam o Presidente, vos comprar uns óculos de sol, é que istos de ver tudo ás estrelinhas não deve ser nada agradável, mas for urgente vão á Multiópticas, fazem lá um preço jeitoso (aos entradotes), divulgem se quiserem.
Sei que não se deve responder a uma pergunta, com outra, mas responda o que está tão admirado por o Vice não se ter demitido, está feliz no mundo em que vivemos? então porque ainda não se suicidou !
Deus deu-nos uma postura direita, respeitem na, isso de rastejar torna-se um hábito, hoje aos pés de uns, amanhã de outros.
Aqui do terceiro mundo em que me encontro (coitados), desejo que sejam felizes