segunda-feira, 13 de abril de 2009

Garraio no AA

(clicar)

No AA do passado dia 1 de Abril tivemos oportunidade de apreciar mais um dos já habituais bons textos do nosso amigo Garraio, publicados nesse jornal.

Disponibilizo-o para aqueles que não tiveram oportunidade de o ler!

Apresento-o aqui, também, porque discordo totalmente de uma opinião do Garraio defendida no mesmo.

A certa altura, nesse texto, podemos ler:

“…A Câmara Municipal de Marvão, ao contrário de muitas outras, teve a sorte de contar, desde o 25 de Abril a esta parte, com Presidentes munidos do suficiente bom senso para fazerem a obra possível, sem hipotecarem o futuro da autarquia. Tal como nos últimos 30 anos, hoje em dia podemos assumir atempadamente os nossos compromissos com fornecedores…”

Na minha opinião, a CMM não terá tido assim tanta sorte em ter esses Presidentes. Nem estes terão tido assim tanto bom senso!

Porquê?

Porque tendo Marvão um orçamento idêntico a outros cinco ou seis concelhos do distrito é aquele que está mais carenciado de infra-estruturas importantes, a vários níveis, para a vida dos seus habitantes. Infra-estruturas de saneamento básico, empresariais, turísticas, culturais, desportivas, sociais, etc. etc.

Falo, por exemplo, de esgotos a correrem ao ar livre; da inexistência de locais que promovam a implementação de unidades de negócio; da inexistência de uma forte promoção (estratégica) na área turística; da inexistência de instalações culturais (biblioteca, cinema, teatro, eventos, etc) dignas desse nome; da inexistência de um pavilhão desportivo e um campo de jogos dignos desse nome; da falta de infantários e centros de saúde bem apetrechados, etc, etc.

Eu preferiria ter tido Presidentes, digamos, mais arrojados! Que, mesmo hipotecando um pouco o futuro, tivessem tido a visão de investir nesse tipo de infra-estruturas para, pelo menos, estarmos agora ao nível dos nossos pares.

Tal como uma família ou uma empresa, uma Câmara deve, hipotecando-se até um limite razoável, investir nos activos certos, para que os munícipes possam ter um futuro mais risonho.

Eu sei que, nos dias que correm, não é simpático defender esta posição e, talvez, não seja fácil para alguns percebê-la, mas a realidade actual de Marvão, comparada com a dos outros concelhos do seu nível, ajuda…


Grande Abraço
Bonito Dias

2 comentários:

Unknown disse...

Muito Boa tarde!
Por acaso tive a oportunidade de ler o artigo no Jornal, e sou da opinião que os horários são para cumprir, são raros os trabalhadores de dentro da CMM, que vá almoçar só em meia hora, e por isso sou da opinião que todos devem ter uma hora de almoço, talvez assim se acabe com algumas das baldas!

Mário Bugalhão disse...

Concordo com o Bonito, quanto à sua discordância em relação ao publicado no AA, na parte por ele referida, atrevendo-me acrescentar que, houve na maior parte dos supostos lideres do concelho, pouco bom senso e, medo de agir, de fazer, de inovar, de arriscar, ou seja, limitaram-se a gerir, por isso a ser gestores, quando o que lhes é pedido, é que sejam lideres.
Em relação à parte do texto em que se refere que, as pessoas ao entrarem nos serviços publicos, se descobriam e ao mesmo tempo entravam com cara de pânico, devo dizer que, hoje, muitos ao entrarem em serviços públicos não se descobrem porque são mal educados, outros porque são novos e nem sabem dessa regra de boa educação ou fazem por esquecê-la, no entanto, a cara de pânico que as pessoas faziam durante o Estado Novo ao entrarem em serviços públicos, continuam a fazê-la agora, porque, antes era com medo do regime, agora é com medo da arrogância e da imcompetência de alguns funcionários que os vão atender.

Um abraço.