sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Procura-se Sabin Laden

( clicar para ampliar )
PROCURA-SE SABIN LADEN !
DE REFERIR QUE O FORAGIDO USA AGORA CABELO À ESCOVINHA E CORTOU A ENORME BARBA !
Não foi de ânimo leve, que fiz esta caricatura, por se tratar de uma figura pública da nossa terra . Não sei até que ponto as pessoas podem levar a mal, uma brincadeira deste tipo .
Não há aqui uma crítica subliminar e irónica à actuação do executivo camarário ; trata-se apenas de uma brincadeira, que pretende aproveitar a semelhança fonética entre Sabi e Bin Laden, extrapolando para a política internacional e a realização da Mossassa, creio que o visado também já fez este paralelismo entre o nome de B. laden e a sua própria alcunha . Não há segundas intenções e espero que o Pedro não se importe .
A minha esposa, teve o seguinte comentário quando me viu acabar a caricatura : " Até o mais belo príncipe de olhos azuis, fica feio caricaturado " .

17 comentários:

Bonito disse...

Ó Hermínio existe um lapso nesta, actualizada, caricatura…

Actualizada, porque há cerca de um ano atrás o personagem tinha o rosto (e não só) bastante mais redondinho…

O lapso é que, na realidade, o gajo tem um olho azul e outro verde! (diz até que essa característica lhe trouxe grande proveito enquanto juvenil! Heheheheeh!!!!)

Muda lá a cor de um deles. Não sei se é o esquerdo ou o direito…


O paralelismo com o Bin Laden até tem a sua lógica… parece que este Sabin Laden é, actualmente, o homem mais procurado por estas terras…



Grande Abraço
Bonito Dias

Felizardo Cartoon disse...

O nosso Sabin faz corrida e perdeu uns bons quilos ! Eu segui-lhe o exemplo e sempre que posso, corro cerca de uma hora por dia !

O treino vicia e torna-se uma maravilha !

Quanto aos olhos, um destes dias se tiver tempo, apresento uma versão melhorada !

Abraço !

carrilho disse...

Andei com o Hermínio na Telescola em Stº Antº, era muito, muito calado e tímido, mas fazia maravilhas desenhadas, com um papel e um lápis, o que nos causava grande admiraçao e inveja, por nao nos podermos comparar à sua inata qualidade para as artes, independentemente da sua actual superior formaçao; pensei entao:
- baseando-me nalgumas pessoas que colaboram neste blogue, de igual superior formaçao, educaçao, honestidade e que constituem, para mim, uma muito mais valia para o nosso Concelho;
- porque me dá a sensaçao de que se possa erradamente pensar,que nao se encontra uma equipa de valor só com Marvanenses, para gerir os destinos Camarários; sem querer magoar ninguém e sem querer saber de cores partidárias e sob minha total responsabilidade, tomei a liberdade de idealizar, uma possível equipa de peso, para desempenhar tal missao.
- pela capacidade de gerir, pela seriedade, pela inteligência, pela honestidade, Bonito Dias, seria o Presidente;
- O rosto do nosso Concelho, o nosso representante social e cultural, Pedro Sobreiro;
- Artes, Cultura e Tradiçoes, Hermínio Felizardo;
- Completava esta minha equipa, com uma pessoa muito honesta, competente e muito atenta e preocupado, com os problemas de saúde dos Marvanenses, Joao Bugalhao.
Sem fazer contrataçoes externas, tinha aqui uma equipa para os campeoes europeus. Saúde!

Felizardo Cartoon disse...

Gostava de saber quem é o Carrilho . É o joão Manuel ?

Na altura da telescola era um autêntico bicho do mato . Pouco tinha saído dos Cabeçudos; quando cheguei a Santo antónio, parecia-me uma grande metrópole .

Só abri a pestana, quando fui para Portimão, onde estive 5 anos .

Quanto ao repto político, porque não?

Já andei nessas andanças e saí derrotado !

P.S.- Não tenho conotações partidárias e não me revejo actual mente em nenhuma formação ou ideologia de partidos .

Às vezes ( a mioria ), sou de esquerda . Outras vezes, acordo ao centro . Tem havido dias, em que tenho atitudes de ditador,sobretudo com os alunos e com os filhos .

Quando vejo tanto vandalismo,difundido nos canais de televisão, largo comentários de direita . Há dias e dias .

Abraço !
Hermínio .

João, disse...

Ora cá está…

Em primeiro lugar os meus parabéns pela “Obra”.

Sendo eu mais cego que um “rato”, para estas coisas do desenho e da pintura, não posso deixar de admirar esta tua expressão artística, e, ficar mesmo com um pouco de inveja, por não ser capaz de dar sentido a dois traços.

Em segundo lugar obrigado, por teres acedido ao desafio. E acho que não deves ficar preocupado, se os visados gostam ou não, pois quem “não quer ser alvo da crítica pública”, fica em casa descansadinho.
Não deve ser caso deste visado, que apesar de não se manifestar, a esta hora já fez um “exemplar” em tamanho ampliado, para por na sala de entrada da sua “mason”. E deve estar todo vaidoso por ter sido o primeiro.

Eu cá por mim até acho que o dito, saiu muito “beneficiado”, porque o “gajo” por fora deixa muito a desejar…, “por dentro”, acho que é um “bocadito” melhor, mas ainda tem muito para provar e para dar, pelo menos à comunidade marvanense!
Quanto a essa treta da “cor dos olhos”, isso é falso, foi uma “tanga” que ele arranjou para ver se olham para ele!
(Estejam descansados (as) que a minha apreciação da “figura masculina” não tem nada a ver com “parafilias emergentes”, é só para ver se abato a concorrência…).

VENHA O PRÓXIMO...

TA: Parabéns pela coragem Hermínio

Bonito disse...

Não posso deixar de “comentar” o comentário do Carrilho. Essa indiferença seria falsa modéstia!

Fico satisfeito e orgulhoso por me atribuir qualidades como a seriedade e a honestidade. São pilares de personalidade. Valores que muito estimo. Acredito que sejam qualidades de muita gente no nosso concelho.

Quanto à inteligência e capacidade de gerir são atributos mais subjectivos, mais difíceis de quantificar…

Relativamente à equipa que alvitrava, devo dizer que, por mim, caso as circunstâncias pessoais o permitissem, faria parte dela incondicionalmente e em qualquer lugar. Não era preciso ser a presidente!

Mas, isso é uma equipa improvável. Diria mesmo impossível. Passo a explicar…

Um dos principais factores de insucesso dos nossos executivos camarários é a forma como se processa a escolha dos elementos para as listas que concorrem às eleições. As equipas deveriam ser constituídas por pessoas com competências heterogéneas, complementares e em que existisse conhecimento, respeito e até alguma cumplicidade entre elas. Essas equipas teriam competência nos vários níveis de actuação e lealdade entre os seus elementos e, portanto, capacidade de gestão em áreas difíceis como seja, por exemplo, a dos recursos humanos.

No entanto, na constituição das listas atribui-se prioridade em juntar pessoas que possam garantir, o máximo possível, a vitória nas eleições. Reúnem-se os elementos com a maior influência social nas diversas entidades existentes, com o apelido mais sonante, etc. E no caso do nosso concelho ainda é pior, por se pensar que existe a “obrigatoriedade” de ter elementos dos “vários lados”…

Assim, constituem-se, quase sempre, equipas com pessoas sem competências complementares, que não têm conhecimento, nem lealdade, nem cumplicidades entre elas. São verdadeiras equipas enquanto decorre a campanha porque têm um objectivo comum: ganhar as eleições!

No entanto, no dia seguinte ao da vitória só um tipo de objectivos sobrevive: os individuais!


Grande Abraço
Bonito Dias

Pedro Sobreiro (Tio Sabi) disse...

Não é meu hábito andar a fazer grafittis em paredes que não as do meu tasco, mas neste caso, sendo o visado de diversas formas, vai ter mesmo de ser. Não querendo ser exaustivo…

Antes de mais um grande abraço para o Hermínio, pelo seu trabalho e pela gentileza de me ter ligado hoje de manhã a dar-me conta desta heresia que obviamente não levei a mal, antes pelo contrário. Gostei imenso e adorava poder ter o original, ao qual me candidato desde já seja através de leilão ou aquisição directa. Gostava que fosse meu sobretudo porque há muito acompanho com gosto a sua obra e porque não é todos dias que temos a sorte de nos vermos assim retratados por um verdadeiro artista, ainda por cima da nossa terra e pelo qual nutrimos as melhores impressões.

Tenho a sorte de já ter uma caricatura minha, feita há mais de 15 anos e ainda hoje a guardo com enorme estimação. Estávamos em Benidorm, na viagem de finalistas do secundário e numa tarde louca e quente, eu e os meus compichas (Pop, Chorra, Miguel…) decidimos alugar uma motoretas para conhecer melhor a cidade. A certa altura, depois da ronda pelos bares, fomos dar de caras com um miradouro onde um jovem desenhador aguardava clientela. Ali, na brincadeira, começámos a ver quem é que se chegava à frente e o meu nariz deu-me o pódio directo. O acordo pareceu-me justo: eu sentei-me no banco e os outros, que riam às gargalhadas à medida que o carvão esboçava a minha hipérbole no papel, pagaram a despesa. É um tesouro de juventude, devidamente emoldurado, que não vendo por dinheiro algum deste mundo.

Esta outra versão, a cores, mais próxima e numa idade “cota”, também já é alvo da minha cobiça pelas mesmíssimas razões da sua antecessora. Falaremos?

Quero também dar um abraço virtual ao Bonito, pela pronta e acertada correcção estética e ao Carrilho por estas e por outras palavras em que a mim se referiu. Quando andamos metidos nestas andanças, as palavras amigas, de estímulo, de reconhecimento, constituem um bálsamo extraordinário, sobretudo se vindas de alguém que estimamos e a quem reconhecemos méritos mais do que provados. Bem hajas.

Já não vou achando tanta piada é a alguns comentários mais “paternalistas” que vinculam juízos de valor, no meu entender errados, sobre a minha pessoa. Bem sei que se pode sempre alegar que é um exagero da minha parte, mas pela leitura que fiz, em meia dúzia de linhas, o Bugalhão atingiu a proeza de me fazer passar por uma pessoa vaidosa, feia (“o “gajo” por fora deixa muito a desejar…), vaga e falaciosa (“essa treta da “cor dos olhos”, isso é falso, foi uma “tanga” que ele arranjou para ver se olham para ele!). Há-de reparar que não é preciso… Para ser brincadeira, será certamente a mais.

Pois é, meu caro Bugalhão, todos nós sabemos que a vaidade e o egocentrismo são pecados que não o acossam a si, como é mais do que público que ser discreto é uma chave da sua personalidade.

Por muito que lhe custe, tal é a porra, a verdade é que os olhos são mesmo um de cada cor (verde o esquerdo, azul o direito) e o amigo, faça o que fizer, já nunca será o primeiro a ser agraciado na tal galeria de caricaturas e eu sei o quanto isso lhe dói. Deixe lá… se se continuar a meter muito em bicos dos pés, pode ser que o nosso Hermínio tire uma tarde de folga só para si. Eu a desenho também não sou grande coisa… Antes fosse e consolava-o já.


Já me vai desgastando a ideia que uma pessoa por ter mais idade tem de ser mais sabida, mais vivida, mais experiente e às vezes também e não só, mais inteligente, proferindo sempre sentenças doutas e intocáveis do mais alto dos púlpitos, tendo sempre direito à última palavra. Eu próprio, dou por mim, quase todos os dias e não raras vezes, a aprender coisas surpreendentes com pessoas que têm menos anos que eu.

A humildade, quando não preconizada mas antes aplicada diariamente, traz-nos muitas doses de porrada mas às vezes, também algumas alegrias como o ser o centro das atenções mesmo quando não andamos em bicos dos pés, a correr atrás dos flashes.

Às vezes… algumas vezes, não há pachorra e o que é demais também chateia.

Com um abraço,

Pedro

Garraio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Garraio disse...

Este post tá maravilhoso!!

Quanta conversa à volta de uma caricatura do meu amigo Pedro!!!

Concordo que os olhos não são dessa cor. Ele tem os dois olhos encarnados: vê muito benfica... ;)

Depois, já temos outro candidato pra fazer o tal retrato, não é Pedro?

Este rapaz, tão novito ainda, escreve mesmo bem

Felizardo Cartoon disse...

Parece que isto azedou um pouco ! Como diz o outro : Não havia necessidade !

O Bugalhão termina o comentário a dizer que só fazia análises de valor à fisionimia do caricaturado para afastar a concorrência .

Não costumo separar-me dos originais, que neste caso não é mais do que um esboço policromado com lápis de cor e cujo tratamento final foi feito em computador num programa de desenho ( nomeadamente, os brilhos ) .


Aderi definitivamente às novas tecnologias .

Terei todo o prazer em oferecê-lo um dia ao Pedro, quando tiver tempo de fazer os acabamentos manualmente e proceder à correcção da questão dos olhos .

Abraço !

João, disse...

Meu caro Pedro, felizmente que só li este teu comentário hoje de manhã, senão, certamente, ter-me-ias feito passar uma noite sem dormir. Porque ofender os amigos é algo que não gosto.

Penso que sabes, pelo conhecimento, amizade e admiração que tenho por ti que as minhas palavras não tinham a finalidade que tu lhe atribuíste. Pois na minha intencionalidade, não passavam de uma brincadeira entre amigos, que eu tenho tido para contigo, e, tu, frequentemente, tens tido para comigo, como mais à frente te demonstrarei.

Por isso e em primeiro lugar quero, com humildade, pedir-te desculpa, publicamente, se elas te foram ofensivas.

Sabes bem, que tal como escreveu Exupery (in o princepezinho) “… as palavras são uma fonte de mal entendidos!” E, às vezes, acontece.

Aqui te deixo alguns dos teus comentários, escritos por aqui a meu respeito, e, suponho com a mesma intencionalidade, e pelos quais nunca me senti ofendido, por pensar que não passam de simples brincadeiras e “mimos”:

(18/12/2007)

“Ó Bugalhão, nós já vimos que a máquina fotográfica do seu portátil funciona, mas mude lá a imagem que mais parece um ucraniano no Linhó. Pelo amor di Deus! Virge Maria.”

(18/7/2007)
“Cá para mim, o Mourinho aprendeu tudo contigo: a postura distante, o ar pensativo, a pose imponente, as técnicas arrojadas, a ligação ao balneário... Está mais que claro que o gajo andou-te a estudar!”

8/7/2008)
“Eu sei que tu sabes que no fundo, os canchos dos Outeiros choram pelo teu regresso. Quando as manhãs são de nevoeiro, dou sempre por lá a volta antes de ir para Marvão, a ver se vislumbro o bonezinho azul ao lado da cabine.”

(11/9/2007)
“Ah, é verdade, há mais rádios em Portugal para além da Antena 1. Mas tens razão, assim para cotas, essa é mesmo a melhor!”

E já agora aqui ficam as minhas:

(22/11/2008)
Eu cá por mim até acho que o dito, saiu muito “beneficiado”, porque o “gajo” por fora deixa muito a desejar…, “por dentro”, acho que é um “bocadito” melhor, mas ainda tem muito para provar e para dar, pelo menos à comunidade marvanense!
Quanto a essa treta da “cor dos olhos”, isso é falso, foi uma “tanga” que ele arranjou para ver se olham para ele!

Meu caro amigo, claro que haverá sempre quem ache que umas são mais “intensas” que outras. Até haverá aqueles, que acham que as tuas são mais “ofensivas” do que as minhas, mas sobre isso não vais ter a minha opinião.

Se queres saber mesmo a minha opinião sem humor a teu respeito, tenho para mim que tu és muito melhor por “dentro” do que a forma que te transporta, e tu bem sabes como isso é que é importante. Quanto à cor dos olhos…, serei sempre o último, dos últimos, a reparar em tal pormenor. Para mim, por enquanto, o Pedro é o Pedro, e isso basta-me!

Quanto aos comentários, a “sério” que teces a meu respeito…, isso são problemas teus e da tua consciência, a mim não me atingem.

Quanto a “Invejas”, meu caro Pedro, ainda me conheces mal. A minha filosofia de vida é só uma: “SER FELIZ, e, contribuir para que os outros o sejam…”. Logo, deduzes, que com a FELICIDADE dos outros eu nunca me governo. E a inveja é um sentimento que não me apoquenta.

Já não digo o mesmo da Injustiça e da Ingratidão!

Termino com mais duas citações de dois homens que admiro pelas suas obras e que um dia afirmaram:

“… serei tudo o que disserem, POETA castrado? Não!” (Ary dos Santos)

“… dois homens, quando são HOMENS, estão obrigados entenderem-se.” (António Lobo Antunes).

Por mim será fácil. O meu amigo fará o que entender…

TA: Meu caro Hermínio, nada disto tem a ver contigo. Os artistas, como os poetas estão para alem das fragilidades dos homens

jbuga

Bonito disse...

(Para não correr o risco de não ser lida deixo aqui uma justificação que, normalmente, seria colocada no post de 12 de Novembro - “Alexandre Novo na lista de Madalena Tavares” - na sequência de alguns comentários aí colocados)




Caros Tany e Jaime,

Já trocámos impressões sobre lançar um “inquérito” com todos os supostos candidatos, mas decidimos adiá-lo para mais tarde, quando as coisas estiveram mais definidas.

O inquérito sobre a suposta candidatura de Mena Antunes ainda não surgiu porque essa candidatura, parece-nos, ainda não existe. Pelo menos, não foi anunciada!

Da mesma forma, não surgiu qualquer inquérito sobre Vítor Frutuoso pela mesma razão. A candidatura deste também ainda não foi “formalizada”.

Quando estas ou outras eventuais candidaturas forem anunciadas colocaremos, certamente, inquéritos sobre as mesmas, na mesma linha das anteriores.


Grande Abraço
Bonito Dias

Felizardo Cartoon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Bugalhão disse...

ia o q p'ráqui vai!

atão agora que, finalmente, apareceu uma proposta verinaice para concorrer à cmm, põem-se com conversas galinheiras?!

eu sei q n tenho ajudado mt a malta (no meu papel de colaborador), mas tenho andado a ler-vos sempre. a minha vida não o tem permitido, se me é permitida a desculpa e a redundância. todavia o carrilho, que não conheço mas cumprimento cm visionário, estraçalhou toda a politiquice de Marvão com uma proposta decente e ganhadora (não, o bonito, com as razões que aponta, está precisamente a validar a lista) e lá vêem os malditos mal entendidos...

para o felizardo, que tb não tenho o prazer de conhecer, os meus mais que merecidos parabéns; para o sabin uns valiuns para ele pensar antes de reagir (isso é uma cena mais minha, o falar antes de pensar); para o jbuga o 'olá tio tudo bem?'; e para o bonito, vê lá se vais ao rego (salvo seja) q tanta análise truncada até te fica mal.

viva a futura equipa ganhadora da cmm!

ah... já me esquecia. falta o garraio no time, que em todo o projecto tem que haver um grilinho da consciência (embora ele faça mais barulho que uma cigarra). e mais: era que nem ginjas que ganhariam. se calhar até eu arranjaria maneira de ir aí votar.

a sério! com e sem as vaidades!

já agora uma frase/citação:

'ai, ai, ai q não querem! ai q não dá! vão mas'é trabalhar ó'

chato, contemporâneos/p. fictícias

GRANDE, GRANDE e saudoso abraço

lbuga

Pedro Sobreiro (Tio Sabi) disse...

Se deu para trazer esta boa alma, que muitos de nós já tínhamos como penada, de regresso ao mundo dos vivos, eu digo que por isso, só por isso, já a polémica valeu a pena.

Mas esclareço:

Naquilo que me toca, sem pensar não foi. Nisso aí enganas-te de caretas, meu caro e bom amigo. Foi mais numa de encher o saco. É que por enquanto ainda não tenho período como as senhoras, mas cá vou tendo os meus dias mais sensíveis e a fanfarronice do titio apanhou-me num desses malvados.

Faço o “mea culpa” se me excedi na reacção e nem sequer vale a pena dizer que enterro o machado de guerra. Na verdade, nunca sequer chegou a ser desembainhado.

Por mim, já passou, como eu digo à minha filha quando ela bate com a cabeça ou cai dos patins abaixo.

Apesar de não ter vislumbrado, em todas as citações que me atribuem, uma única expressão mais ofensiva… concedo.

Buga: “Tu sabes que eu gosto, eu ouço, eu respeito e admiro. Mas às vezes… olha, às vezes nada. Por mim, está bom!”

Avancemos…

Luís Bugalhão disse...

pois é ti sabi, se calhar sou eu que não estou a ver bem a coisa.

olha vou-te mandar umas anedotas fresquinhas que recebi agora, e para o jbuga tb, e assim, rindo juntos, pode ser que comecem a esboçar já o programa da candidatura.

concordo contigo: avancem.

e desculpa felizardo, que o teu post está do melhor e não era necessário andarmos p'ráqui em conversas ... ahhh... desviantes.

abraço

Felizardo Cartoon disse...

Há dias que eu chego tão cansado da Escola ( quando apanho 5 turmas ), o equivalente a 75 alunos e a sete horas lectivas;

Estou com a cabeça tão lixada, que um dos meus filhos faz uma birra qualquer, ou levanta o tom de voz e eu dou comigo a responder desproporcinal e exageradamente .

Todos temos os nossos dias, com momentos de pura ira!

eu costumo calçar as sapatihas e ala que se faz tarde, correr... correr, correr ... ´como o Forrest Gump .