sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Espaço 1999-2009


No final dos anos setenta, havia na RTP, uma série de ficção Científica que antecipava um futuro de grande avanços tecnológicos e científicos , para o final do século XX.
Chamava-se “ Espaço 1999 “e o principal protagonista era desempenhado pelo actor Norte Americano Martin Landau .
Segundo esta previsão bastante optimista, o Homem já navegaria por esta altura no espaço com a mesma facilidade com que se desloca no planeta azul ; já haveria uma base lunar com o nome de Alfa e visitaria com extrema facilidade outros planetas, outras civilizações e outros povos na nossa galáxia, indo inclusive mais além desta, na exploração da última fronteira .

Se algum ficcionista português , se tivesse lembrado de realizar uma ficção do género cuja acção se desenrolasse no nosso concelho, com o titulo “Marvão 2009”, certamente faria uma previsão muito optimista em termos de desenvolvimento para a nossa terra :

- O ministro Mário Lino enfrentaria um grande dilema relativamente à localização do novo aeroporto : Campo dos Outeiros em Santo António das Areias, ou no campo de golf na Portagem - Ota – Escusa .

Este tema seria alvo de grande polémica e de acesa discussão e debates nas duas estações de TV locais, a da Portagem e a de Santo António Das Areias. Os interessados, situados nos lados opostos do castelo, reivindicariam cada um para si a proximidade do aeroporto junto das suas casas .
Mena Antunes viria a público afirmar que esta discussão era inconsequente, uma vez que a melhor localização seria em Marvão na rampa de lançamento de asa delta e disponibilizaria os materiais de construção, nomeadamente a brita, para a construção do dito aeroporto .

Devido ao aumento extraordinário da população do Concelho ( 150 000 habitantes ) , além do aeroporto, teriam de ser criadas as condições para o planeamento e execução da linha ferroviária de alta velocidade (TGV) . Aqui não haveria grandes problemas, nem grandes polémicas : bastaria substituir o velho Ramal de Cáceres, por novas infra-estruturas, a partir da área metropolitana da Beirã .

Tanto o aeroporto como o TGV seriam indispensáveis, pois o grande aumento da procura turística e das trocas comerciais, com a vizinha Espanha, assim o exigiria .

Quase chegados a 2009, “saiu-nos tudo furado”: A humanidade não possui uma base lunar; Marvão perdeu quase metade da população; O ramal de Cáceres está mais virado para a desactivação do que para a remodelação.

Apesar disto os espanhóis ainda vão aparecendo na Portagem aos fins de semana para comer o bacalao . Vá lá a gente fiar-se em séries de televisão !
P. S. - Sem ofensa para a pessoa visada no corpo do texto, pela qual tenho o máximo respeito .

4 comentários:

Kasa disse...

Continuação da saga "Marvão 2009": o bairro da Fonteira de Galegos é requalificado para turismo de habitação e os Bombeiros de Marvão vão finalmemte ter um novo Quartel.

Felizardo Cartoon disse...

Muito bem observado Kasa !
Um abraço !

JR disse...

Hoje descobri o vosso forum e blogues de vários Marvanenses. Foi um prazer constatar que existem, embora ainda não tenha tido tempo para os ler. Queria apenas deixar o meu apoio (moral) e os meus parabéns pelo vosso trabalho.
Nasci aí na Portagem, mas há mais de 40 anos que parti para Lisboa e depois para o Porto, onde agora vivo.
Vou tentar acompanhar o que por aqui vai acontecendo.

Garraio disse...

Ora, boas Jr.

Pois é... alguns, ainda existimos, por aqui. Subsistimos como podemos, mas pelo menos há sossego.

Queria incitá-lo a que a sua colaboração não fosse só moral e passasse mais "ao ataque", com ideias e experiências que, certamente terá e que serão de grande utilidade a este Forum.

Para além disso, o facto de ter mudado de Lisboa para aí perto da Galiza, não constitui óbice para que seja um bom benfiquista... ;).

Bem-vindo.