domingo, 30 de novembro de 2008

INFORMAÇÃO FÓRUM



Realizaram-se na passada sexta-feira, dia 28 de Novembro, as eleições para a Secção Concelhia de Marvão do Partido Social-Democrata, PSD.

A Comissão Política continua a ser presidida por Vítor Frutuoso, actual Presidente da CM de Marvão, que tem como Vice-Presidentes Manuel Joaquim Gaio e José Jorge Ribeiro.

A Mesa da Assembleia-Geral, continua a ser presidida por Joaquim Simão.

A restante equipa é uma aposta na continuidade, tendo sido reeleitos a quase totalidade dos membros da anterior equipa.

Como surpresa, é o facto, de não fazerem parte destes Órgãos, os 2 últimos Mandatários Concelhios das Candidaturas mais votadas nas últimas eleições para a Presidência do Partido, nomeadamente, Pedro Sobreiro, Mandatário da actual Presidente Manuela Ferreira Leite, e João Bugalhão, Mandatário de Pedro Passos Coelho.

A equipa agora eleita, terá a responsabilidade de preparar e organizar as candidaturas do PSD às eleições autárquicas marvanenses no próximo ano.

5 comentários:

Mário Bugalhão disse...

Nada diria em relação à informação prestada, no entanto, e penso que a maioria das pessoas que andam atentas às politiquices do concelho concordarão comigo, há uma pequena palavra na informação prestada que estará a mais.

A palavra a que me refiro está no início do quinto parágrafo, é “surpresa”.

Surpresa por os dois elementos referidos (Pedro Sobreiro e João Bugalhão), terem sido excluídos dos órgãos do PSD concelhio.

Deixem-me perguntar, surpresa para quem?

Não será com certeza para os próprios, que ao longo dos últimos três anos, foram tomando posições incómodas para o edil de Marvão.
Acredito que, sempre as tomaram por boas e úteis, por conscientes e sóbrias.
Mas também acredito, e eles próprios o sabem, que em politica, o trabalho deve ser de equipa, e que mesmo em discordância com o dito e feito, ela deve ser mostrada para dentro e não para fora.

Ao longo deste mandato, estes dois Marvanenses tomaram as suas próprias posições, as quais, enquanto suas, eu não critico, até porque me revejo na grande maioria delas.
São duas pessoas activas, apaixonadas pelo concelho, com ideias próprias, e que acima de tudo, querem fazer coisas válidas pela sua terra.
Devo dizer que os admiro por isso.

Mas em Politica, aliás, mesma nessa Politica, ás vezes o círculo transforma-se em triângulo escaleno (triângulo cujos três lados têm todos comprimentos diferentes entre si), e parte sempre pelo lado mais fraco.

Claro que nada disto é novidade, parece-me que era o que ambos esperavam e pretendiam.
Se eu estiver enganado, então deviam ter sido mais políticos e diplomáticos, mesmo que contrariados, afinal, é mais fácil combater lá dentro do que cá fora.

Terão outros planos? Certamente.

Quer se goste ou não, são duas pessoas que ainda têm muito para dar ao concelho, e não os podem acusar de estar quietos, dão as ideias e a cara para as defender, isso mostra personalidade e carácter, características que podem ser medidas, pois uns têm mais outros têm menos.

Um abraço.

Bonito disse...

Tal como o Mário, também concordo que essa palavra/expressão “surpresa” está a mais nesta “Informação Fórum”!

Considero que está a mais porque transmite uma opinião pessoal. E “opiniões pessoais” julgo que não cabem, ou não devem caber, nesta rubrica, que é de INFORMAÇÃO.

Opiniões pessoais devem ser assinadas!!!!

Surpreendente comentário, o do Mário! Para alguém que não está por cá fisicamente fez uma análise notável.


Grande Abraço
Bonito Dias

Jorge Miranda disse...

O Mário está como eu, segundo diz o Bonito; Informação priviligiada.
Um abraço
Jorge

João, disse...

Estava para não responder a alguns mal entendidos que os Comentários que antecederam este deixam transparecer, pelo menos, no que à minha pessoa dizem respeito. Até porque numa coisa estou de acordo com o Mário, a vida interna dos Partidos só eles dizem respeito, e o “combate” deve fazer-se lá “dentro”.

No entanto convém esclarecer algumas questões aqui levantadas e, com as quais não estou de acordo, por poderem ser mal interpretadas:

1º - Não se deve confundir as organizações partidárias e os cargos autárquicos. E se sobre a actual gestão autárquica, tenho feito algumas críticas públicas, em relação à vida do PSD local, nunca eu (e penso que nem tão pouco o Pedro), emitimos qualquer comentário ou opinião, até hoje.
No meu caso particular, até tenho opinião, que os cargos de liderança partidária não deveriam coincidir com cargos de liderança autárquica, são extremamente limitativos, e mesmo redutivos à discussão e aconselhamento.

2º - No meu caso pessoal não fui “excluído” (no do Pedro não sei, ele não precisa que eu seja seu advogado de defesa. Em minha opinião, ele sabe fazê-lo melhor que ninguém). O que diz a notícia é simplesmente que não “fazem parte dos órgãos eleitos”. No meu caso, fui convidado, mas não aceitei. Achei que deveria ficar como militante de base e não aceitar cargos directivos. O porquê, di-lo-ei lá “dentro” primeiro.

3º - Quero dizer-vos ainda, que pela primeira vez, desde a criação da Secção Concelhia do PSD de Marvão, não integro cargos directivos, por isso o termo usado na notícia “surpresa”, não deveria parecer conter alguma “parcialidade” ou mesmo “pessoalidade”.

“Só os anjos são completamente transparentes…”

4º - Endereço daqui as maiores felicidades aos dirigentes agora eleitos e que estejam à altura dos desafios que por aí se aproximam.

Um abraço

jbuga

Luís Bugalhão disse...

boas caros foristas.

esclarecem-se as águas...

curiosamente, embora abordada levemente em anteriores comentários a anteriores posts, pouco se fala das candidaturas de esquerda... pq, provavelmente, não as haverá, ou pq, cm se falou nesses comentários, não se inserem (candidatos de fora, pex, sem implantação na vida do concelho) na vida local como as restantes até agora citadas.

quanto às surpresas, opiniões aparte, não o são. primeiro pq o afastamento do pedro já foi assumido por ele, de modo mais ou menos oficial, há meses. em relação ao joão, só quem não o conhece é que não compreende que assim seja.

independentemente da vida partidária ser um assunto para tratar entre portas, há, neste campo das chamadas 'surpresas', uma reflexão que importa fazer:

- seja por vontade própria, seja porque são afastados, estes dois nomes representavam como que uma esperança de mudança no rumo atávico em que Marvão se deixou enredar. agora, seja pelo que tenha sido, estarão ambos afastados da luta pela direcção dos destinos da autarquia. e isto é mau. positiva e objectivamente.

reflectindo sobre isto, não vejo grande esperança no futuro. até pq, os que aí estão no terreno (para recuperar uma expressão que já por aqui andou em voga) revelam, pelo seu mais profundo conhecimento da conjuntura política do concelho, alguma desilusão com os nomes que têm avançado.

é uma pena que assim seja. é uma pena que, ainda no arranque, a 'campanha' já esteja eivada de tanta estória antiga...

resta-me esperar pelo tal fórum de debate, que acho uma excelente ideia, para conhecermos as propostas dos candidatos e suas listas. pode ser que haja 'surpresas' após essa apresentação de ideias...

abraço