terça-feira, 18 de novembro de 2008

O MUNDO DOS OUTROS...

Portugal é um país de “vistas largas”, já que raro é o “projecto” que por cá se implementa, em que se não vá “beber” (inspirar), a paragens distantes. No passado, quase sempre à “velha” Inglaterra, uma ou outra vez a França ou, até à Alemanha. Mais recentemente, a nossa fonte inspiradora são os “staites”, vulgo, estados unidos da américa.

Não há formador ou político que não nos venha impingir com a treta de: “… quando estive nos estados unidos, blá, blá, blá…”. Como se o contexto português tenha que ver alguma coisa com o que se passa por essas bandas!

Muito raramente, por questões históricas e mesmo existenciais, somos dados a observar o que se passa em terras da vizinha Espanha, pois talvez tivéssemos muito a ganhar. E, salvo melhor opinião, sempre terão um contexto parecido com o nosso, digo eu!

Também em Marvão, não seria mal pensado que uma ou outra vez deitássemos o “olho”, sobre o que se passa ao nosso redor. Sim eu sei que as “serras são altas”, mas Marvão fica a uma altitude de 900 metros.

Vem esta palestra toda, a respeito de uma notícia saída no “Jornal de Arronches” (sim, Arronches tem um jornal, com publicação mensal e propriedade da Câmara Municipal, que serve de informação a todos os arronchenses, e não só), sobre um Protocolo de Colaboração assinado entre a CM de Arronches e 3 Instituições do concelho, sobre a intervenção na melhoria de instalações dessas associações.




Em contrapartida, aqui pelo nosso concelho, sempre que se sugere que as Instituições Públicas participem na melhoria do Património Associativo, lá vem a velha história de que “as instalações não são nossas…(da Câmara)”, e assim se continua a protelar o melhoramento e aproveitamento de uma série de Instalações que são fundamentais para o desenvolvimento desportivo e cultural do concelho. E que, se não for a Câmara Municipal, as Associações não têm qualquer capacidade de as executar.
São exemplos de que se deviam aproveitar e rentabilizar, a Sede do Grupo Desportivo Arenense, o Pavilhão Gimnodesportivo da Casa do Povo de Santo António das Areias, a Sociedade da Portagem e outras, se protocoladas, mudariam completamente o nosso fraco Parque de Instalações.

Ora, não seria mal pensado, que os nossos autarcas actuais e os que por aí se alinham, dessem uma mirada aos arredores, pois Arronches, é logo aqui ao lado e, consta, que tem um Orçamento menor que Marvão!

Já agora deixo-vos, para além da notícia na íntegra, as palavras do Presidente da CM de Arronches ditas na altura. Também não seria mal pensado, se por aqui fossem encaradas (e levadas à prática), como princípios a adoptar. Disse o Presidente a propósito: “… este investimento de que estamos a falar engloba a aquisição de dois prédios, um para o clube Mosteirense e outro para o Centro Republicano, que representam 70 mil euros. Isto sempre em diálogo com as Instituições, discutindo os projectos técnicos para saber se estes eram o desejo das Instituições. A Câmara Municipal compromete-se a levantar as estruturas dos dois edifícios, sem acabamentos, aguardando depois a aprovação da TNC, para numa segunda fase desenvolvermos a finalização das obras. Já não acontece o mesmo em relação ao Rancho Folclórico, na medida em a Câmara Municipal de Arronches decidiu atribuir o antigo Celeiro da EPAC com as obras respectivas. Igualmente a Escola de Música que já funciona há bastante tempo numa dependência que é do Estado, e que tem estado entregue à Câmara Municipal, nesta fase resolvemos fazer um Projecto no sentido de melhorar e aumentar as actuais instalações.”
Salientou ainda o autarca “que vale a pena o Município fazer estes investimentos, porque é uma forma de melhorar a qualidade democrática do concelho, tendo em conta a participação de todos aqueles que são sócios destas Instituições poderem desenvolver uma melhor qualidade cultural e desportiva no concelho. Enalteceu ainda, o espírito voluntário de todos os Directores destas colectividades.”

(Clicar em cima para ampliar)

Vá lá Presidente Victor Frutuoso, converse com o seu confrade de Arronches e saiba como é que isso se faz.

O movimento associativo do concelho de Marvão agradece…