sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Marvão 2009

Caros Foristas;

Ao tempo que andava para escrever sobre as próximas eleições autárquicas no Concelho, assim como, sobre os candidatos conhecidos até ao momento, levando desta forma a uma pequena reflexão, desde já deixo uma nota: não conheço pessoalmente nenhum dos candidatos.

Agora que as coisas parecem definitivamente encaminhadas, e não aparece a lista milagrosa – a famosa 5ª ou 6ª via, acho que podemos desde já e sem qualquer presunção, fazer uma pequena antevisão do que se irá passar:
– estou a candidatar-me a uma mistura de Professor Martelo e Professor Karma ao mesmo tempo!!!

Começando pelo actual executivo, de Vitor Frutuoso - tem a registar diversas baixas de peso para a próxima Campanha Eleitoral, para além do desgaste inerente a 4 anos no poder e pouca obra apresentada (desconhecida), parece que perdeu todo o staff que dinamizou a anterior campanha e conduziu á sua eleição - Pedro, o Bugalhão, o Bonito, João Carlos, Carlos Sequeira(?) - um conselho, regresse às origens e talvez ainda vá a tempo (um ano é muito tempo) de salvar as pratas.

Para o candidato do maior partido da oposição Nuno Lopes, um perfeito desconhecido para a maioria dos Marvanenses, apresente ideias e bata-se por essas ideias, mas por favor coloque-as em prática, se ganhar.

A pseudo candidatura de Mena Antunes, ainda ninguém percebeu se é candidato ou não, ou, se a qualquer momento pode cair em qualquer das candidaturas já existentes (fala-se nos mentideros políticos em reuniões secretas com várias listas).
Se for candidato, rodeie-se das pessoas certas e tem capacidade de fazer um bom trabalho.

A candidata independente Madalena Tavares, conhece bem o Edifício, gostava de estar enganado, mas ou muito me engano ou será mais do mesmo...

Nota de rodapé: não me conformo que os dois maiores Partidos do Concelho, tenham que apresentar como candidatos, dois funcionários da Autarquia, assim como as consequências previsíveis que esta bipolarização irá provocar em toda a estrutura do município, se algum deles ganhar as eleições.
Um abraço
Jorge Miranda

6 comentários:

Unknown disse...

Amigos:
Aqui está possivelmente uma das melhores, mais claras, sinceras e sem venenos reflexões feitas neste Blog.
Certo é que muitas também têm tido mérito.
Porém algumas delas, levam uma direcção claramente focalizada e tendenciosa.
Por isso, sem conhecer o seu autor, e esse facto na vida e na obra não é de todo determinante, senão nunca honraríamos Homens de outros tempos e outras épocas.
Sobre os candidatos conhecidos até ao momento e numa tentativa de ser tão equilibrado como o autor desta reflexão permitam-me dizer:
Vítor Frutuoso - soube rodear-se de uma quantidade de jovens de valor, mas nunca soube nem aprendeu a ouvi-los. É muito natural que se afastem, nada pior do que sentirem-se desnecessários.
Nuno Lopes, é verdade que não será muito conhecido, tem bastante tempo, até ás eleições para esse efeito. Contudo também a mim me parece que as intenções e obra para melhoria do Concelho de Marvão que tão necessitado está em tantas vertentes é sobejamente superior.
Terá obrigação de fazer um trabalho muito melhor do que o actual Presidente.
Assim como trabalhar em equipa, com todos, independentemente de terem estado noutras candidaturas.
Madalena Tavares, terá as ideias para o Concelho já gastas. Não esqueçamos que no final deste mandato fará 12 anos no executivo.
Eu pergunto mais 4 anos?.
Mena Antunes, claramente e visto por todos, continua na mesma repetição de boas palavras e melhores intenções. Teve durante muito tempo a possibilidade de fazer grandes coisas por Marvão e pelos Marvanenses, mas " tudo o vento levou ".

mena antunes disse...

Gostei bastante da maneira como expôs o assunto, e começo por lhe dizer que sou candidato e que até agora nunca foi feita qualquer reunião comigo a fim de alianças, portanto a candidatura é para ir até ao fim.No entanto lhe digo que se apresentassem uma lista conjunta de todos (mas os competentes) eu seria o primeiro a apadrinha-la, colaborar e a afastar-me. No entanto as candidaturas regem-se pelos interesses pessoais e não pelo desejo de servir com humildade e sem interesse o nosso pobre concelho.Vejam todos como ele cada vez se encontra mais só, mais mutilado pelas guerras estúpidas de ódio e mentira das pessoas que têm o destino politico nas mãos.Agora tenho que dizer-lhe também que a minha candidatura será essencialmente assenta na juventude, porque eu represento o passado e o presente e eles o futuro.Neste momento será muito interessante que todos os candidatos se desponibilizem para um debate dentro do concelho para que todos os Marvanenses possam saber as suas ideias e não esconder-se atrás do simbolo dos partidos, porque nesse caso eu estou em clara inferioridade.Agora o Sr. Jaime só conhece a obra que eu fiz, quando trabalhei com muito gente boa, mas também tive alguns que depois de servidos abandonaram a obra, mas Sr. Jaime a outra a oculta que eu fiz e que o senhor não conhece, essa sim me deu prazer e um dia ela se saberá, porque eu não quero ser o fariseu, fiz isto,fiz aquilo, isso seria falsa modéstia.No entanto veja a grandiosidade das coisas que o Sr. conhece,mesmo mal feitas, quando é que Marvão teve essa época.Nada mais houve Marvão ficou mais pobres até nas suas festas e romarias, e tem que perceber se quizer, quando dos mandatos antes do actual, eu tinha muita dificuldade de aproximação.Mas quanto à candidatura do Sr.Nuno Lopes não tem a minima razão de existir o Concelho de Marvão ainda tem gente competente para estar a frente dos destinos do Concelho, mas veja os seguintes da lista! desculpe que lhe diga, mas não trazem nada de futuro ao Concelho.Tenho pena também que os jovens de valor que estavam com o actual Presidente abandonem o projecto, mas neste momento e depois de dois grandes Presidentes o Sr. Paz e António Andrade o Concelho tem vindo a perder identidade.Será que ainda vamos a tempo de a encontrar?E para finalizar só lhe digo Sr. Jaime que "nem tudo o vento levou", porque não sou um projecto adiado, e muito menos morto, porque nunca tive a possibilidade de mandar nos destinos do Concelho a nivel de realização , mas só de fiscalização e isso sempre com a minha consciência, nunca a desejo dos outros.Espero pois que os Marvanenses acordem e não se deixem levar pelos interesses pessoais de alguns. Mena Antunes

Bonito disse...

Ainda não tinha comentado o post do Jorge Miranda porque o achei prematuro!

Enganei-me!

Considerei que fazer desde já considerações sobre os candidatos era prematuro porque as equipas ainda não estão completas (pelo menos publicamente) e sobre ideias, estratégias e projectos ainda nada foi dito.

Contudo, agora vejo que este post foi importante porque induziu Mena Antunes a clarificar a situação, assumindo a sua candidatura.

Para o Fórum Marvão é uma honra que isso tenha acontecido. Mena Antunes, de uma forma genuína, escolheu o Fórum Marvão, digamos a “comunicação social local” (se me permitem!), para fazer esse “anúncio”.

Penso que todos aqueles que construíram e têm dado vida a este projecto estarão, neste momento, tão satisfeitos e orgulhosos quanto eu!

Mena Antunes afirma, ainda, algo muito importante:

“…Neste momento será muito interessante que todos os candidatos se disponibilizem para um debate dentro do concelho para que todos os Marvanenses possam saber as suas ideias e não esconder-se atrás do símbolo dos partidos…”

Espero que o Fórum possa ter, no futuro, um papel importante para esse debate…


Grande Abraço
Bonito Dias

Marilia Rosado Carrilho disse...

De um modo geral, vou apenas tecer um comentário, igualmente, geral: Discuta-se, pois! Ouça-se o povo, os marvanenses... mas não cedam a pressões e simpatias q, subtilmente, minam a vila. É q parece q ali à uns q são os "diabos" e outros q pouco são, mas julgam q mandam e o mais curioso é q são ouvidos e atendidos! Uns q são filhos de deus e outros do diabo.
O meu comentário resume-se a um conselho/desejo sobre os candidatos: sejam imparciais!!! É a qualidade q gostava de ver nos candidatos! Nas terras pequenas é difícil, mas convém! Até pq os interesses pessoais não se conjugam, muitas vezes, com o bem comum e esta vila e concelho precisam de muuuuito mais desenvolvimento.

Marilia Rosado Carrilho disse...

errata: "É q parece q ali HÁ uns q são os "diabos" e outros q pouco são" (desculpem)

Jorge Miranda disse...

Não querendo ser Juiz em causa própria, penso que temos aqui a oportunidade de tornar um blog virtual, num blog real.

Por isso proponho, atendendo à intenção manifestada pelo candidato Mena Antunes, que façamos um Fórum em 2009.

Uma primeira parte (manhã) dedicada às problemáticas do concelho, uma segunda parte (tarde) com as próximas listas à Câmara Municipal, e quais os projectos para o futuro, desta forma seria possível averiguar quem quer discutir os projectos, e quem se mantém na sombra.
ISTO É UM REPTO A TODOS.
Jorge Miranda