sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

UMA PEDRADA NO CHARCO

OPINIÃO

Vai realizar-se este sábado, dia 16 de Janeiro, na Beirã, o II Seminário “Pensar Marvão”, organizado pelo MpM, desta vez dedicado a dois temas muito relevantes: A Saúde e Acção Social.
E muito relevantes, porque têm a ver com as pessoas, nomeadamente, com o seu bem-estar e com a sua qualidade de vida.

Cada vez que há eleições, em todos os Programas Eleitorais das diversas forças politicas, constatamos, como promessas, que primeiro estão as pessoas, que os investimentos devem ser, prioritariamente, nas pessoas! Mas, o que vemos logo de seguida, após eleitos, é que essas estratégias caem quase sempre no esquecimento, e são, com frequência, substituídas pelas “ditaduras do alcatrão e do cimento”. Veja-se o caso do último Plano de Actividades para 2010 da CM de Marvão, em que os valores apensos a estes dois Objectivos Estratégicos, representam apenas 0,5 % (45 000 €) do Orçamento total.

Aceitemos que é pouco, mesmo muito pouco, para duas áreas das mais importantes da vida das pessoas em geral, e dos marvanenses em particular. Não se trata aqui de fazer “crítica por critica” ao actual Executivo, até porque, fui dos que votei favoravelmente em AM esses Documentos, mas antes fazer uma constatação, que urge analisar e reflectir no futuro. Até porque, se olharmos para o passado, estas duas rubricas foram sempre os “parentes pobres” dos Orçamentos camarários.

É por estas razões, mas não só, que se insere a importância desta iniciativa do MpM.


Num concelho onde escasseiam os momentos de análise e reflexão de alguns problemas que nos afectam, estas Actividades devem merecer o nosso carinho e o nosso apoio, e é por isso que irei participar neste Seminário. Gostaria que muitos marvanenses participassem, independentemente, das opções politicas de cada um, e, sobretudo aqueles que têm, actualmente, responsabilidades na gestão do concelho.

Este evento tem ainda outra particularidade, ter os 2 Painéis constituídos por pessoas do concelho de Marvão, o que certamente será garantia de irem falar de coisas que conhecem e, que a exemplo do 1º, será um momento para todos sairmos mais enriquecidos e mais conhecedores.

Parabéns por esta iniciativa ao MpM e venha daí, já a seguir, a Educação e Desporto.

Nenhum comentário: