terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Uma marca que nos deve unir, porém...




Uma marca que nos deve unir, porém há situações que não se podem ignorar.

Em primeiro, o dia, o lançamento, a festa, que não peca pelo conteúdo mas pela forma. Um 24 de Janeiro, ou se quisermos a celebração da Restauração/Devolução do Concelho de Marvão, nunca vai ser para mim uma comemoração enquanto deixar os Marvanenses de fora, enquanto os convites se esgotarem nos órgãos de comunicação social e ilustres personalidades. Tive oportunidade de manifestar, na quarta-feira passada, esse desabafo ao vereador José Manuel Pires, que alegou que a sala da Casa da Cultura era pequena para tanta gente, e que depois mais para a frente se fazia esta apresentação à população. Pelo que fiquei a pensar para os meus botões, se o que seria correcto não era precisamente o contrário. Aqui fica o meu desabafo convosco também. Quanto ao conteúdo optou-se por uma via de deslembrar a dita Restauração, que teve o seu expoente máximo nas palavras enversadas do nosso conhecido António Marques, concentrando-se a atenção no lançamento da imagem de marca e do respectivo plano de comunicação. Passando à frente, como Marvanense entusiasmou-me aquela apresentação e o projecto (que já conhecia superficialmente). Os eixos em que assenta o projecto - visitar, viver e empreender - foram bem escolhidos, e transmitem uma ideia de inovação, bem como o desdobramento que foi mostrado - Marvão Bom Gosto - que obedece à coerência do projecto e que significa um avanço significativo na comunicação externa do município. O que me preocupa agora, mas que se prende com o futuro é a aplicação e concretização do plano de comunicação. Tal como disse na última reunião de câmara (20.01.2010) não basta termos um projecto arrojado, é preciso ter-se uma estrutura que concretize esse mesmo plano, mantendo a sua coerência e alargando-o a diversos domínios à medida da sua evolução, estrutura essa de que a Câmara não dispõe. Foi-me dito que a empresa que desenvolveu o projecto que envolve a marca, a EVOL, vai ficar a coordenar a sua aplicação nos próximos meses, e que a Câmara já está a estudar outro contrato para que a empresa fique ligada, nestas temáticas, ao município daqui para a frente. Será, com certeza, uma opção a estudar.

Também não posso ignorar as queixas e críticas que tenho ouvido dos munícipes em relação ao Logo escolhido. Não posso deixar de ignorar porque percebo e partilho muitas dessas críticas.
Tudo isto se deve ao facto de os Marvanenses não terem sido ouvidos em relação ao símbolo que os representará no futuro. Os Marvanenses sentem que aquele não é o seu símbolo porque em nada contribuíram para a sua escolha. Esta pode parecer uma questão acessória, mas não é, dado que os aspectos simbólicos que estão directamente relacionados com o território têm hoje cada vez mais importância. Como já foi dito neste espaço (o Fórum), este deveria ter sido um processo participado e que envolvesse os Marvanenses, para que a legitimidade do logótipo do Munícipio fosse directa, e não indirecta. Em Marvão temos medo de fazer Reuniões Abertas, Reuniões Participativas, esta conduta não deve estar relacionada, com certeza, com a falta de massa crítica porque essa, eu, sei que a há.

Por fim, uma questão legal/burocrática que levantei durante a cerimónia, e que suscitou sentimentos variados na assistência. Perguntei ao técnico da EVOL, que apresentou o projecto, se constituía para a empresa uma preocupação, ou não, a legalização e registo da Marca Marvão. E isto porque já tinha feito a mesma questão ao executivo na quarta-feira passada da qual resultou uma resposta nada convincente, relegando a questão para segundo plano, quando entendo que este pormenor deveria ser uma preocupação cimeira do executivo.Depois da minha intervenção, outras se fizeram sentir, com a máxima pertinência, discordando ou concordando com a minha posição. No entanto, resultou do debate a necessidade de registo da Marca Marvão no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o quando antes.

Já que esta vai ser a nossa nova camisola (como lhe chamaram na sessão) teremos de a vestir todos, sem excepção, e elevá-la o máximo possível, porque é o nosso Concelho que está em causa. E o sucesso de implementação desta marca passará, determinantemente, pelo envolvimento dos Mavanenses e pela sua inclusão em tomadas de decisão futuras. Só assim poderemos ter um símbolo, uma marca e uma mensagem que é partilhada por todos.

6 comentários:

Gilberto Gil disse...

Fogo, o Tiaguinho tá bruto!!! Da-lhe Tiago! Abraço :)

João, disse...

Boas vindas para o Tiago, aqui ao Fórum.

Relembro mais uma vez, que este é um espaço aberto a todos aqueles que queiram colaborar na informação e debate sobre Marvão.

Um abraço

jbuga

Jaime Miranda disse...

Não sei quais os objectivos de uma acção deste tipo. Marvão, enquanto entidade subjectiva já tem muita comunicação, muito branding, como dizem os marketeers. A meu ver o que falta ao nosso Concelho é uma estratégia de promoção objectiva, que valorize aspectos concretos, que possam distinguir Marvão face a outras alternativas - tem um campo de golfe, é Património Mundial, tem bons alojamentos, bons restaurantes, fica na fronteira com Espanha, tem agricultura, indústria agro-alimentar, possui bons equipamentos sociais, etc.
Quanto ao aspecto gráfico, o logotipo é lamentável: a estética é duvidosa (o símbolo parece desfocado, a tipografia é banal), não tem identidade (reduziu-se o castelo a um vigia, de reconhecimento dificil), é frio, cinzento e descaracterizado. Todas estas caracteristicas poderiam caracterizar a Câmara Municipal, nunca o Concelho. Por tudo isto parece-me que esta inicitiva é um desperdicio de dinheiro, que nunca se poderá considerar bom investimento.

TiagoGaio disse...

Como já realçado, e que transcrevo & subscrevo:
[...] Criar uma “Marca” é muito mais que criar um logótipo![...]

Ou ainda (adaptado):
[...] a criação do logótipo (é) apenas o início de um processo [...]

Os meus parabéns ao executivo pela iniciativa, que certamente terá sucesso e trará os seus frutos.

Unknown disse...

É essencial o registo da Marca Marvão no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Imobiliaria ).
Um Marca não é apenas um simbolo todo o empenho não será de mais e será necessário gente muito avisada a tratar do assunto.
Sempre mas Sempre as maiores felecidades para o Marvão.
Se me permitem a opinião o Logotipo não tem força.

cumprimentos
João santos Lima

Unknown disse...

Vai ser o futuro do concelho, com este logotipo acabaram todos os problemas do concelho!!!!

Emprego, Sistema de saude adquado,Apoio para população envelhecida sempre e não só na altura da campanha,etc,etc,etc.

Alguem vai benefeciar com isso...

Os municepes não devem ser...mas talvez uma pessoa...ou ...outra, a ver vamos!!!