segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Crise qual crise?.....

Segundo o que li no Jornal Sol e que passo a transcrever:

Compras de Dezembro pagavam o novo aeroporto de Lisboa


Os portugueses baterem recordes na utilização de cartões multibanco entre 1 de Dezembro e 2 de Janeiro último. Os pagamentos efectuados davam para pagar o novo aeroporto de Lisboa. Os levantamentos pagavam duas vezes o buraco do BPN.

A crise existe, mas o apelo ao consumo falou mais alto no último mês de 2009. Entre 1 de Dezembro e o segundo dia de 2010, os portugueses pagaram compras no valor total de 3134 milhões de euros com cartão multibanco e levantaram 2616 milhões de euros em igual período.

Segundo a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), foram realizadas 38 milhões de operações de levantamento de dinheiro, com um valor médio de 69 euros cada, e foram efectuados 71 milhões de pagamentos com cartão. Cada compra custou em média 44 euros.

Os valores são ainda mais significativos quando colocados em perspectiva. As compras realizadas com cartão davam para pagar a totalidade de um novo aeroporto internacional para a capital portuguesa - o projecto de Alcochete está avaliado em cerca de 3 mil milhões de euros.

Já o dinheiro que os portugueses levantaram durante Dezembro para comprar as prendas de Natal e pagar as despesas correntes bastava para tapar o buraco financeiro do Banco Português de Negócios, oficialmente estimado em cerca de 1.8 mil milhões de euros.
SOL

Nenhum comentário: