segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O PERCURSO PEDESTRE DO CONTRABANDO ROMÂNTICO DO CAFÉ

No âmbito da I Feira do Café, a decorrer em Marvão de 11 a 13 do corrente, será inaugurado um novo percurso pedestre, denominado Percurso do Contrabando Romântico do Café.

Se, fora da influência do maciço da Serra de S. Mamede, na planície de Campo Maior-Elvas-Badajoz, se contrabandeava em grande escala, com a utilização de meios motorizados, já no contexto de Marvão, e sobretudo na zona por onde decorre este passeio, a realidade era bem distinta.

Veredas e caminhos sinuosos, altas paredes de granito, provocaram o eterno jogo do gato e do rato, praticado durante décadas por guardas e contrabandistas. O contrabando era transportado às costas, por quadrilhas que podiam atingir largas dezenas de pessoas, e que percorriam os trilhos acidentados desta região da raia. Às patrulhas da guarda cabia adivinhar qual a hora e qual o trilho que os contrabandistas utilizariam nessa noite. Eram autênticas estratégias militares, minuciosamente planeadas pelos seus intervenientes.

Durante o percurso serão interpretados alguns sketches relacionados com o contrabando e que certamente animarão os intervenientes neste passeio.

Esta é a atraente proposta para um passeio invulgar que o Município de Marvão coloca em cima da mesa, já no próximo domingo. A concentração é às 9,00 horas, no Adro da Igreja de Galegos.

NOTA DO AUTOR:
FOI PEDIDA A MINHA COLABORAÇÃO PARA LEVAR A CABO ESTE PASSEIO. SENDO ALGO A FAVOR DE MARVÃO, CONTINUO COMO SEMPRE, DISPONÍVEL 24 HORAS POR DIA.

ENTRE OS "CLIENTES" DO FÓRUM HÁ BASTANTES APRECIADORES DESTE TIPO DE PASSEIOS. ESPERO QUE NÃO TENHAM "COMPROMISSOS INADIÁVEIS ASSUMIDOS COM ANTERIORIDADE" PARA ESTA DATA. E JÁ AGORA TRAGAM OS AMIGOS.

2 comentários:

Bonito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bonito disse...

Lá estarei! Só, ou acompanhado.

Esta é uma boa iniciativa. Penso, aliás, que Marvão já tinha obrigação de ter “montado” um conjunto de Percursos Pedestres Temáticos, perfeitamente identificados. Seria um bom apoio para a actividade turística.

Tem todas as condições para isso!


Abraço
Bonito