terça-feira, 1 de setembro de 2009

Marvão 2009

Marvão 2009

Estou de férias e as férias permitem-nos olhar para determinados assuntos com outros olhos, olhar esse que pode não ser o mais correcto, mas é o meu, e desse tipo de olhar não abdico, pois não estou comprometido com nada, a não ser com a minha família, o mesmo não poderão dizer outros.
Ao ler a apresentação dos candidatos à Câmara Municipal de Marvão (2009), tenho a minha opinião que quero partilhar com este blog, e esta é a opinião de um individuo de 40 anos, que nunca fez nada pela terra onde nasceu…

Em primeiro lugar, quero dizer que quem ganhar as eleições, foi porque teve a confiança dos Marvanenses (acrescento que é a 1ª vez que não voto em Marvão e que sai à cerca de 20 anos, modernices do cartão do cidadão).
Mas realmente haverá debate ou será um prolongamento do que existe há 30 anos, quem está no poder vai prolongar-se ou haverá capacidade de mudança?
Nada me move contra os candidatos, uns porque não os conheço, outros porque os conheço e não falo com eles há mais de 20 anos.

Agora se me permitem o desabafo, são todos tão iguais na sua mediocridade, que dificilmente votaria em algum.
Os programas são em tudo semelhantes, de repente todos descobrimos que temos uma marca para vender, marca que existe desde sempre mas que só agora atinge o seu pretenso apogeu…

Analisando para mim os candidatos;

O PSD tem em Vítor Frutuoso tem um líder, que abdicou de 80% da sua anterior estrutura, uns porque querem sair, outros porque a isso foram empurrados (a estória do Pedro está muito mal contada, de ambos os lados), prefere estar rodeado de yes men (lembra-me aquela brilhante série Inglesa, Sim Senhor Ministro), mas a influência que exerce em determinados meandros pode ser suficiente para arrecadar o número de votos suficientes para ganhar.
Ps: estória não é erro, existe no dicionário.

O PS tem em Nuno Lopes um perfeito desconhecido, o que poderá ser uma vantagem e uma desvantagem.
Nuno Lopes é muito novo, e poderá embarcar em conversas de velhos crocodilos, se não o fizer e escutar as pessoas poderá triunfar.

Juntos por Marvão e Madalena Tavares fazem lembrar o bloco de esquerda, prometem tudo porque sabem que dificilmente serão alternativa.
Tem outro grande handicap esteve muitos anos associada a um partido e esta candidatura, pode ser entendida como uma forma de ressabiamento por não ter sido convidada.
No entanto, conta com um número dois que poderá fazer a diferença em termos de votos…e mais não digo.

Movimento por Marvão tem em Fernando Gomes as melhores ideias e o pior líder, justifico, são únicos que pretendem debater os problemas do Concelho e que a linha de intervenção é a mais correcta, no entanto limitada por apresentarem como cabeça de lista um individuo que não gere consensos (a deformação profissional é um grande handicap), espero estar enganado…

O CDS e Mena Antunes mais uma vez não são carne nem peixe, pedem-lhe para associar o seu nome ao partido e vai anuindo.
Quero no entanto ressalvar que é uma pessoa extremamente válida, mas com outro enquadramento…

O que realmente é engraçado sem graça nenhuma, não vi ninguém falar de educação não vi ninguém falar de saúde, que são temas fundamentais para o nosso desenvolvimento e bem estar, porque não vale a pena falar de habitação sem estes pressupostos, o resto é pura demagogia.
As terraplanagens são tão fáceis de fazer que até eu sem ser “Ingenheiro” as mandava fazer…

Jorge Miranda
(depois da Silly season)

6 comentários:

Bonito disse...

Alguns estarão a pensar:

Olha este! Nem mora cá, nem trabalha cá, nem mesmo se vê por cá e até já nem vota cá… e, agora, está para aqui a mandar “palpites” sobre a NOSSA terra e a NOSSA política!

Eu não penso assim!

Concordo com algumas coisas que o Jorge afirma, discordo com outras e sobre algumas ainda nem tinha meditado. Contudo, tenho a opinião de que quem, por cá/lá ter nascido e/ou vivido e/ou sentir alguma ligação pode e deve opinar. Está, certamente, a contribuir para abanar um certo “marasmo” que há muito está instalado em Marvão, no que ao debate de ideias e opiniões diz respeito! E a contribuir para o incremento da exigência para com o trabalho dos políticos. Exigência esta que implicará, naturalmente, a melhoria do desempenho destes!

Com o contínuo desabrochar de candidaturas nestas eleições autárquicas de Marvão surgiu-me a esperança que, desta vez, se instalasse, de uma forma mais vincada, o debate de ideias. Já surgiram ventos novos nesta matéria mas, a cerca de um mês das eleições, esperaria muito mais…

Esperemos, no entanto, que a situação ainda melhore!


Debate sobre Saúde e Educação é de facto fulcral, Jorge…

Por exemplo:

1 – Porque é que Marvão não tem um Centro de Saúde com atendimento permanente, como é o caso de Castelo de Vide? E porque é que há médico(s) que se recusa(m) a atender os Marvanenses no Centro de Saúde de Castelo de Vide? E, perante esta circunstância, a Câmara de Marvão já teve alguma reacção? Qual?

2 – Estamos em época de colocação de professores, os quais são colocados em Agrupamentos (de escolas), no que ao primeiro, segundo e terceiro ciclos diz respeito.

Por exemplo, o Agrupamento da Escola Cristóvão Falcão em Portalegre engloba escolas da Ribeira de Nisa, dos Fortios, da Alagoa, etc.

No distrito de Portalegre, parece-me, só Elvas, Ponte de Sôr e Portalegre têm mais do que um Agrupamento. Então, porque é que o concelho de Marvão continua com dois Agrupamentos? Sendo que esta situação dificulta a colocação e permanência de professores…

Grande abraço
Bonito Dias

Unknown disse...

Oh meus amigos, muito falam vocês em "debate de ideias"...

Marvão precisa é de acção. Precisa de gente competente, capaz e empenhada.

Precisa de um bom Presidente da Câmara. Um bom líder. Com eles no sítio, como se costuma dizer...

As ideias são boas para manter conversas de café e blogs! As acções é que fazem falta.

Já não é preciso inventar nada. Está tudo inventado. É preciso é responder à população aprontadamente e com boas soluções.

Mas já que há por aí tanto "idiota" porque não metem mãos à obra e fazem qualquer coisinha???

Marilia Rosado Carrilho disse...

Cito: "As ideias são boas para manter conversas de café e blogs! As acções é que fazem falta."

Discordo totalmente! Sem ideias não há acção coordenada e eficiente!
E sem expressão de ideias tb não há votos porque, pelo menos eu, sem saber quais as "ideias" para este concelho, não decidirei nada sobre em quem vou votar!! Só posso decidir sobre algo, portanto as candidaturas devem ser fundamentadas em ideias q, por sua vez, fundamentam planos de acção! É obvio!
Abraço. M.

Jorge Miranda disse...

Olhe Madalena(o), triste o ser humano que pensa que está tudo inventado, pois é inerante á sua condição humana, a insatisfação, quepor sua vez proporciona evolução.
Em relação aos "idiotas" como lhes chama, deixe-me que lhe diga que prefiro ser idiota toda a minha vida, do que viver um dia com as suas certezas...
O debate de ideias nunca ocorreu, porque nunca foi fomentado...
Prefiro debater ideias do que pseudo acções, e no caso do nosso concelho, apenas falamos de acções de cosmética.
Porque a maior parte das opções que foram tomadas e falamos só em termos sociais (é a minha àrea), já existem nalguns concelhos do distrito hà cerca de 4 anos.

Jorge Miranda
(o Idiota)

Gato Preto disse...

Caro Jorge Miranda
(O idiota, ou não...)

Não imagina o que me deliciou este seu "post". Tão comum...

Delicia-me pela simplicidade na análise, pelo desprezo e desafectação em relação às candidaturas (tendo em conta que a campanha ainda nem sequer começou,bem como a tal discussão de ideias!) e finalmente pelo vácuo mental que caracteriza esse mesmo "post" (perdoe-me a sinceridade).

O típico dizer mal de tudo e de todos.

Encontrei somente uma ponta de verdade nessa sua análise, isto é, quando refere a “influência que exerce em determinados meandros” o sr. Frutuoso. Não lhe chamaria
“influência”, se me permite. Chamar-lhe-ia antes a falta de postura que o mesmo denota, quando afronta, os funcionários da câmara, com ameaças e chantagens absurdas, caso não votem nele.

O que dizer também das recentes investidas em funerais, distribuindo à porta dos cemitérios beijinhos e abraços a todos como se de uma romaria se tratasse?!

Mas, o mais ridículo foi assistir à triste figura da sua adorada esposa e nossa 1ª Dama, a carregar com andores pelas festas das nossas freguesias. Na minha então, foi um pagode. Não lhe chegará a cruz que carrega todos os dias em casa?!... Mas enfim, cada um tem o que merece.

Quando refere que o candidato Nuno Lopes é novo…. Enfim, não me parece que seja essa a causa. Quando diz que é um desconhecido…. Talvez sim. Mas o mais caricato, é a falta de apetência e experiencia para as ditas funções a que se candidata. Problema maior é que tudo isto é extensível à maioria das pessoas que o acompanham.

Mas, caro Jorge, deixe-me que lhe diga, enquanto causa deste meu pequeno momento de escrita, quando me referi ao vácuo mental que demonstrava a sua análise, obviamente apontava aquela frase sua que tenta colar a candidatura da Dra. Madalena e do Dr. Gomes Esteves aos órgão autárquicos desta minha bela terra que é Marvão, ao Bloco de Esquerda.

Qual Ricardo Araújo Pereira, qual Emplastro atrofiado.

Não quererá, o caro Jorge, referir-se ao outro movimento, esse sim com características bem sindicalistas, protagonizado pelo tal Fernando Gomes?

Caro Jorge, como diria, Noel Clasaró, "As grandes ideias são aquelas nas quais a única coisa que nos surpreende é que não nos tivessem ocorrido antes." Assim está o meu caro e os restantes actores que por enquanto, partilham o mesmo palco que o “Juntos Por Marvão”. Aponte-me uma única ideia que essa candidatura tenha dado que não seja exequível.

Caro Jorge, a sorte de Marvão, é ter uma Dra. Madalena com a bagagem e experiência autárquica que mais ninguém tem. É ter as equipas que a mesma elaborou para dirigir os nossos destinos nos próximos anos.

Ainda assim, caro Jorge, parece-me que a discussão tem sido tanta que o mais útil para Marvão seria passar à acção. Marvão está farto de pseudo-pensadores e pseudo-intelectuais que só querem palco para se poderem pavonear por sites e blogs.

Interpretes há muitos, pessoas de acção há poucas.

Aceite os meus respeitosos cumprimentos.

Unknown disse...

Sr. Jorge,

Talvez seja pela minha formação, e mesmo andando nestas coisas dos blogues há pouco tempo, estou habituada a pesquisar "sobre tudo e mais alguma coisa"; e a internet permite cada vez mais a recolha de informção sobre pessoas e sobre os mais variados temas.

Talvez por isso quando alguém se arroga no direito de opinar sobre os diversos candidatos, deveria ter pesquisado sobre eles. O que são e o que fazem.

Mas como estava de férias, não deve ter tido tempo...