quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Escorregadelas eleitorais



À semelhança de actos eleitorais anteriores, também nestas legislativas, as principais forças políticas mais penalizadas nas urnas, não assumiram na integra, as responsabilidades inerentes a este facto . O PS perdeu uma fatia considerável da sua representação parlamentar, ainda que tenha cantado vitória, com um sorriso algo amarelo do seu líder . O seu eleitorado terá convergido para o Bloco de Esquerda (isto é apenas uma leitura possível ) e para abstenção .

O PSD, não conseguiu convencer o seu eleitorado a dar-lhe a vitória . Eleitorado este, que terá engrossado as fileiras do Partido Popular : A estes factos não são alheios os seguintes factores:
Falta de carisma da sua líder ; guerras intestinas que se vêm prolongando ; campanha amorfa e vazia de ideias, apenas sustentada no endividamento externo , nas presumíveis escutas, no défice democrático e na polémica das grandes obras públicas : TGV e aeroporto .

É indubitável que o Bloco de Esquerda e o Partido Popular, saíram reforçados deste acto eleitoral, tendo a CDU descido para o primeiro lugar da liga dos últimos .

Com estes dois “bonecos”, procuro fazer uma análise sumária do que se passou no pretérito Domingo de eleições .


2 comentários:

Isabel I disse...

Pois é, o Sócrates pode ter escorregado na bola do CDS, ou na estrela do BE, ou na foice do PCP mas ganhou as eleições. Já a outra senhora... ficou democraticamente asfixiada. Isabel I

Garraio disse...

Digamos que, como alternativa a um pesadelo, nos foi apresentado um filme de terror... sendo que uns se decidiram pela ficção científica e outros, simplesmente foram à feira.