sexta-feira, 5 de junho de 2009

PS em força na Abegoa


Jornal "FONTE NOVA" de 2 de Junho


PS em Marvão
Cabeça de lista critica actual executivo e admite que irá colocar o concelho "no caminho do desenvolvimento"



Um almoço, no recinto de festas da Abegoa, serviu para a apresentação dos candidatos do PS aos órgãos autárquicos de Marvão. Aqui se reuniram militantes e simpatizantes do partido, e ainda os secretários nacionais do PS Jorge Lacão e Idália Moniz, entre outras individualidades socialistas.
No uso da palavra, o engenheiro Nuno Lopes começou por revelar as razões que o levaram a aceitar o convite para ser candidato à Câmara de Marvão. "Em primeiro lugar, porque não posso cruzar os braços e permitir que Marvão fique parado no tempo. Marvão precisa de se desenvolver e nestes últimos quatro anos Marvão regrediu.
Em segundo lugar, porque quero servir o concelho. Estou disponível, com esta equipa, para trabalhar em prol do desenvolvimento de Marvão, porque Marvão tem futuro e o futuro é a equipa do PS", justificou.
Frisando que não está na política "por interesses pessoais, nem para me promover pessoalmente, como fez o actual presidente, que mandou abrir um concurso para subir na carreira", Nuno Lopes admitiu que decidiu avançar com uma candidatura porque "gosto de ajudar a encontrar soluções para os problemas" e de "meter mãos à obra".
Confiante de que, com a sua equipa será capaz de "colocar Marvão no caminho do desenvolvimento", o candidato socialista não poupou críticas ao actual executivo marvanense. "Com as suas guerrinhas internas e a luta pelo poleiro descuraram os interesses do concelho. Levaram quatro anos preocupados com os seus interesses pessoais, sem falarem uns com os outros, deixando de lado os propósitos para os quais foram eleitos que era servir o concelho e os marvanenses", censurou.


Consciente de que "temos pela frente uma difícil tarefa para colocar Marvão novamente no bom caminho", Nuno Lopes acredita que "todos juntos venceremos", até porque "estamos disponíveis para trabalhar em prol dos marvanenses".
Debruçando-se sobre o seu programa eleitoral, o candidato adiantou que se centra no desenvolvimento do concelho, tendo como ponto de partida a revisão do Plano Director Municipal e a promoção de Marvão, potenciando actividades transfronteiriças, e uma forte aposta no Turismo.
Nuno Lopes garantiu ainda que vai reduzir o IRS e o IMI "para que todos tenham maior disponibilidade financeira", e que vai dar "a melhor atenção e apoio" à população idosa. Já para as pessoas mais desfavorecidas a sua ajuda assentará na comparticipação da compra de medicamentos e na redução da tarifa da água. Quanto aos jovens "vamos incentivá-los a estudar, oferecendo bolsas de estudo aos mais carenciados e bolsas de mérito aos melhores alunos", garantiu.
Com o PS à frente dos destinos de Marvão, "nenhum jovem ficará em casa durante as férias. Vamos criar o programa: "Marvão: Jovens em Acção", permitindo a ocupação dos tempos livres e das férias escolares", acrescentou o candidato, revelando que para promover o desporto será reduzida a tarifa da entrada na piscina para todos os munícipes e serão criados os "Jogos de Marvão".
"Queremos ter um polidesportivo em todas as freguesias para que os nossos jovens possam praticar desporto", além de que "vamos ajudar todas as colectividades e associações, tendo em conta que o movimento associativo é o principal motor no desenvolvimento de actividades e na promoção de Marvão", disse.
"Voltar a colocar Marvão no mapa"
Com a candidatura de Nuno Lopes, Jorge Lacão acredita que "voltamos a ter condições para conquistar o município de Marvão".
Garantindo que, nos últimos tempos, "não se tem ouvido falar de Marvão a nível nacional", Jorge Lacão frisou que a vila, por todas as suas características, "tem de voltar a estar na agenda nacional". Assim, admitiu que Nuno Lopes "sabe quais as necessidades do município e a possibilidade de construir obra positiva", e, por isso, "temos possibilidades de voltar a conquistar o município de Marvão".
Confiante na vitória do PS em Marvão, Idália Moniz admitiu que essa conquista trará "um melhor futuro" para os munícipes do concelho.
Partilhando a opinião do seu colega Jorge Lacão, Idália Moniz declarou que "no último mandato nunca ouvi falar de Marvão fora do Distrito" e, como tal, defendeu que é preciso "voltar a colocar este concelho no mapa". Segundo defendeu, "tem de haver uma preocupação de trabalhar para as pessoas e eu confio no Nuno Lopes".


Candidatos aos Órgãos Autárquicos

Câmara Municipal de Marvão: Nuno Lopes, Luís Manuel Costa e António João Raposo

Assembleia Municipal de Marvão: Silvestre Mangerona Fernandes Andrade

Junta de Freguesia de Santa Maria: Manuel Casimiro Nunes Martins

Junta de Freguesia da Beirã: Carlos Vítor Nunes Bernardo

Junta de Freguesia da São Salvador da Aramenha: Carlos Alberto Canário Raimundo Miranda

Junta de Freguesia da Santo António das Areias: José Luís Bengala Andrade


--------------------------//------------------------

Daquilo que ouvi na rádio e li nos jornais sobre a apresentação da candidatura do PS de Marvão, realizada na Abegoa este fim-de-semana, destacaria os seguintes pontos:

1 – O Anúncio de Silvestre Andrade a encabeçar a lista para Assembleia Municipal, foi, para mim, uma surpresa. Penso que é um bom trunfo para o PS visto que o mesmo granjeia grande simpatia junto da população.

2 – A estratégia de Nuno Lopes continua a ser o ataque…

- Apontando críticas ao actual executivo: “O Presidente mandou abrir um concurso para subir na carreira”, “com as suas guerrinhas internas e a luta pelo poleiro descuraram os interesses do concelho. Levaram quatro anos preocupados com os seus interesses pessoais, sem falarem uns com os outros, deixando de lado os propósitos para os quais foram eleitos que era servir o concelho e os marvanenses”;

- Apontando críticas às candidaturas independentes: “Os membros das listas, que antes integravam partidos políticos e se serviram deles para atingirem os seus objectivos, agora dizem mal dos partidos. Pode haver quem queira trabalhar a bem do concelho e dos interesses colectivos, o problema é que estes, com o propósito de servirem os seus próprios interesses, resolvem fazer um movimento independente!”…”por este andar vamos ter um movimento em cada esquina.”

3 – Das medidas propostas, e já conhecidas através do seu folheto, sobressaem: a revisão do Plano Director Municipal, a promoção de Marvão e uma forte aposta no turismo.

4 – Esta candidatura mais uma vez nada disse sobre o que pensa sobre o Ninho de Empresas e o loteamento industrial em SAA… Será que, caso ganhem as eleições, darão continuidade a estes projectos, ou não?


Grade Abraço
Bonito Dias

2 comentários:

João disse...

Boas tardes,

Pelo que li do programa, acho que se critica muito, para apresentação de propostas um pouco vagas... Algumas delas e pelas ultimas deliberações camarárias são apenas um seguimento do trabalho que vem a ser feito.
Esperava-se mais desta candidatura ainda para vindo de um partido politico e que por acaso está no poder...

Um abraço
E força Marvão!!!
João

mgmarvao disse...

Olá!

Esta candidatura tem tudo para ser uma vencedora; assim como, a restante equipa, para o bem de Marvão.

FORÇA NUNO LOPES