domingo, 21 de junho de 2009

O Ninho já tem “galho” e projecto!


Como todos já sabem, a questão da criação de infra-estruturas para a instalação de unidades empresariais no concelho é, no meu entender, fulcral. É fulcral no sentido de facilitar a, eventual, criação de postos de trabalho para que a tendência de despovoamento seja, no mínimo, amenizada.

Como nasci e cresci (e visito regularmente) em S.A.A. conheço naturalmente melhor esta freguesia do concelho e acompanho, também com naturalidade, mais pormenorizadamente a sua evolução.

Por esta ordem de razões, como todos também já sabem, sou acérrimo defensor desta obra que agora vai nascer: O Ninho de Empresas! A qual, em conjunto com o loteamento industrial, considero de estrema importância para a “sobrevivência” desta aldeia.

E, por isso, aqui trago novamente este assunto!



Verifico, com satisfação, que a, tão difícil e dispendiosa (+/- €100.000,00), terraplanagem está concluída; que já existe projecto para o edifício, o qual disponibilizará um total de dezassete espaços (entre armazéns e escritórios) para a instalação de unidades empresariais; e que a empreitada para a sua construção está já em processo de concurso, numa fase de audiência prévia. O valor desta construção rondará os €700.000,00.

Estes são os factos! E a única discussão que, na minha modesta opinião, deveriam gerar, seria se se concorda com este investimento ou não; se se considera o mesmo estratégico ou não! Eu concordo, naturalmente! Considere-o estratégico!

As críticas e “chalaças” (e mesmo menosprezo) de “Arenenses” que tenho ouvido sobre este investimento, sobretudo relativas à questão da sua localização e consequente custo da respectiva terraplanagem fazem-me “comichões”.

Como todos sabemos:

1- Este investimento (tal como o loteamento industrial) só poderia, por razões legais, ser concretizado no perímetro industrial.

2 – Existiram negociações, por parte da câmara, para adquirir edifícios devolutos nessa área, que não se concretizaram.

3 – Há décadas que os vários executivos camarários se escudam na dificuldade de alteração do perímetro industrial para justificar o não investimento neste tipo de infra-estruturas.

4- Se continuássemos a aguardar a alteração do perímetro industrial mais algumas décadas passariam…

Portanto, ou era aqui ou não era! Por mim, prefiro que, apesar da necessidade de se partirem mais uns “calhaus”, seja aqui!


Os tais “comichões” advêm de verificar que existem “Arenenses” que, por defenderem outra facção política ou não gostarem do actual presidente (e, portanto, custar-lhes vê-lo a avançar com a obra), prefeririam que este investimento não se concretizasse (agora)!

E isso entristece-me!

Eu que, comentando outras matérias, já disse “cobras e lagartos” do actual presidente não posso, pelo que já referi, deixar de o felicitar, mais uma vez, pela concretização desta obra.

Primeiro está aquilo que consideramos benéfico ou prejudicial para o concelho… depois estão as disputas político-partidárias e eleitorais!

Digo eu!


Grande abraço
Bonito Dias

6 comentários:

Manuel disse...

Independentemente das opiniões sobre a decisão de levar a efeito este empreendimento, deve dizer-se que com custos elevadíssimos para o Município, numa altura de Crise tão profunda, com o Sector Industrial numa fase complicadíssima, estarão certamente a maioria dos Marvanenses bastante duvidosos sobre a rentabilidade que tanto se quer fazer crer.

Reconheçamos que tudo mudou bastante de à largos tempos atrás e que muitos locais e Municípios apresentam e dispõem de melhores condições e garantias e no entanto esse desenvolvimento tarda ou é nulo.

Numa análise geral sobre o projecto de execução, infelizmente, também o mesmo se apresenta num gosto estético bastante duvidoso, mal enquadrado arquitectonicamente e com erros gravíssimos na sua concepção que irão trazer graves problemas ás diversas actividades que presumivelmente se irão instalar.

Unknown disse...

Concordo plenamente com tudo o que o Bonito disse.

João, disse...

Totalmente de acordo com esta argumentação do Bonito.

Acrescentarei ainda, que esta iniciativa só tem um problema: O chegar demasiado tarde, mesmo muito tarde. E essas responsabilidades, terão de ser atribuídas aos Executivos anteriores, sobretudo o de Manuel Bugalho, que tendo sempre este Projecto nas suas promessas eleitorais, nunca deu um passo para a sua efectivação.

Quanto aos “críticos e às críticas…”, considero-as naturais. O problema é que alternativas eles apresentam.

Nos últimos 4 anos em que estive na Assembleia Municipal, a Oposição foi um deserto de ideias, o que não aconteceu na anterior legislatura, em que a Oposição de então, sempre apresentou propostas de alternativas (consulte-se as Actas de então), algumas das quais, começam agora a ver a luz do dia, como é o caso do actual Projecto do Ninho de Empresas.

Só não percebo, é onde estiveram durante esse tempo todo os componentes da “enxurrada” de candidatos que agora por aí se perfilam (com algumas excepções), com todo respeito que me merecem pela liberdade de se candidatarem.

Consultem-se, por exemplo, as Actas das Reuniões Camarárias, analise-se quais as alternativas apresentadas por uma líder de uma das futuras candidaturas ao longo de 4 anos nesse Órgão.

Salvo casos pontuais, alternativas de fundo: ZERO!

Em política, cabe aos eleitos, a realização dos Projectos apresentados a sufrágio. Mas cabe aos opositores o acompanhamento, a critica e a apresentação de alternativas.

Não sei se o actual executivo teve um desempenho brilhante, talvez não. Mas a Oposição não existiu, nem na Câmara Municipal nem na Assembleia.

Donde aparecem agora tantos candidatos? E porquê?

jbuga

Gato Preto disse...

O Sr. é aquele que puseram fora de Marvão? Que até fizeram um "abaixo assinado" para o correrem de cá?

Só mais uma pergunta. Aínda cá tem residencia?

João, disse...

Exactamente meu caro “gato preto”, sou eu mesmo. Só que os episódios a que se refere, não são verdadeiros, tal como a “sua” identidade.

E, ou os conhece demasiadamente bem e está mais uma vez a lançar lama para a cara das pessoas, ou não os conhece e devia tentar informar-se, para não ter necessidade, para a eles se referir, se andar a esconder em pseudo personalidades enganosas.

Faça-o de cara descoberta, porque a dupla personalidade é uma psicopatia grave e a necessitar de alguma ajuda clínica.

Mais, peço-lhe, que enquanto colaborador deste espaço, não o estrague.

Como sabe, este espaço existe para discutir a “coisa pública”, o que diz respeito à nossa vida em comum enquanto marvanenses e não para questões ou ataques pessoais, ainda por cima incógnitos.

Se reparar a minha critica dirigiu-se apenas às actividades das pessoas enquanto figuras públicas e representantes dos marvanenses (pessoalmente, algumas das que referi tenho muito apreço por elas), o que irei continuar a fazer.

Sou um homem livre e continuarei a exercer a minha cidadania.

Desafio-o (a) fazê-lo também, com personalidade própria. Terei todo o gosto em lhe explicar a si e a todos os visitantes, os factos a se refere.

Quanto à minha residência, apesar do meu “exílio” voluntário, não se preocupe que continuo a votar em Marvão e não faço intenção de mudar. A não ser que me retirem os meus direitos de cidadania!

jbuga

Bonito disse...

Até parecerá deselegante da minha parte vir entrar em algum desacordo com quem, ainda agora, afirmou que estava totalmente de acordo com a minha argumentação…

Mas não se trata de deselegância, trata-se de exercer o contraditório de ideias, o qual ambos tanto valorizamos.

Não concordo com o J.Buga quando este parece defender que as “novas” candidaturas perdem legitimidade pelo facto dos seus líderes não terem estado muito empenhados na apresentação de alternativas, durante o último mandato.

É verdade que a oposição, nestes quatro anos, foi inócua, tendo contribuído enormemente para esse facto as muitas substituições, tanto na Vereação como na Assembleia Municipal. E é certo que as “novas” candidaturas seriam mais substantivas se estivessem alicerçadas em ideias e alternativas apresentadas durante estes quatro anos.

Contudo, acredito que ninguém apresenta uma candidatura porque, certo dia, ao se levantar e, enquanto faz a barba ou põe a maquilhagem, se lembra: vou candidatar-me a presidente da câmara!

Para alguém se candidatar a tal cargo é preciso que tenha alguma base de apoio. Seja ampla ou mais restrita. Mas, uma base de apoio!

Desta forma, julgo que todas as candidaturas têm razão de ser e são válidas. E o que é importante é meditarmos sobre as razões da existência dessa base de apoio. Sobre as razões do surgimento desse espaço…

Aí, julgo, entram os partidos e as suas estruturas. E a forma como estas se constituem e são geridas…


Bonito