quinta-feira, 4 de junho de 2009

INFORMAÇÃO FÓRUM

(Do Blog “da guarita” extraímos a seguinte notícia)


MUNICÍPIO DE MARVÃO VÊ APROVADA CANDIDATURA AO PROHABITA PARA REALOJAMENTO DE 40 AGREGADOS FAMILIARES RESIDENTES NO CONCELHO E LANÇA PROGRAMA DE HABITAÇÃO A PREÇOS CONTROLADOS

O Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Eng.º Victor Manuel Martins Frutuoso, assinou, em Cerimónia realizada no Centro Cultural de Belém no passado dia 01 de Junho e que contou com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento e do Desenvolvimento Regional e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, o Acordo de Colaboração no âmbito do PROHABITA – Programa de Financiamento para Acesso à Habitação, para a construção de 35 habitações e a aquisição e reabilitação de 5 habitações, destinadas a 40 agregados familiares residentes no Concelho de Marvão.

O valor total do investimento necessário foi estimado em 2.185.879,00€, beneficiando o Município de Marvão de um financiamento máximo de 1.778.175,00€.

As habitações financiadas ao abrigo do PROHABITA destinam-se a residência permanente dos agregados familiares, sendo atribuídas em regime de renda apoiada ou em regime de propriedade resolúvel.

Para o Município de Marvão a aprovação desta candidatura irá permitir importantes benefícios sociais, designadamente no que respeita à inserção social e à melhoria da qualidade de vida dos estratos populacionais de menores recursos económicos.

Conforme foi referido pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, o desenvolvimento desta candidatura é um forte contributo para o desenvolvimento sustentável, assim como para o ordenamento urbanístico e, sobretudo, um benefício excepcional para a qualidade de vidas das famílias.

A Câmara Municipal de Marvão vai ainda lançar um outro Programa de Habitação a Preços Controlados, para venda, que numa fase inicial se estima em 15 habitações.
Pretende-se promover nos loteamentos municipais a construção de habitação a custos controlados para jovens e para a população em geral. Através deste Programa, a Câmara Municipal de Marvão pretende disponibilizar habitação de qualidade, com boa localização, e a um preço mais baixo do que o do mercado. As inscrições estão abertas desde hoje e deverão ser efectuadas no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Marvão.

Com este Programa, a Câmara Municipal de Marvão, para além de oferecer soluções para os Marvanenses permanecerem no Concelho, pretende atrair e fixar novos residentes em Marvão, especialmente jovens casais ou solteiros.

2 comentários:

Bonito disse...

Se não fosse a questão da (falta) liderança, que levou à destruição da “onda” e da equipa que emergiram na campanha de 2005 e a ineficiências graves de gestão corrente e de comunicação, o Presidente da Câmara, com concretizações palpáveis nos dois principais eixos estratégicos defendidos na campanha eleitoral anterior (e escolhidos pelos munícipes), penso que estaria agora tranquilo na caminhada para este novo acto eleitoral!

De facto, em termos estratégicos, o homem foi cumprindo: primeiro, com os importantes passos dados na concretização de investimentos na área de infra-estruturas para o apoio às empresas e, depois, com a aquisição de terrenos para habitação e os concursos a estes programas habitacionais, como é o caso PROHABITA que, agora, se concretizou.

Em Outubro, será curioso verificar qual dos dois factores terá mais força: se a concretização estratégica; se a incapacidade de liderança e as suas consequências.

Aguardemos!

Bonito Dias

mgmarvao disse...

Enfim..., em três anos, este executivo camarário pouco ou nada fez em prol do nosso concelho(só guerrilhas internas;(entre Vitor Frutuoso e Pedro Sobreiro). Neste último ano de mandato parece querer fazer tudo o que não fez. Eis, que surge, o Programa de Financiamento para Acesso á Habitação; (construção de 35 habitações e a aquisição e reabilitação de 5 habitações).
Muito bem, se a economia Portuguesa, e Mundial não estivessem tão fragelizadas, mas, o Srº Presidente deveria primeiro ter pensado em criar, ou seja, ter aceitado indústrias para o nosso concelho. Lembra-se quando em Assembleia Municipal,disse que Marvão não tinha mão-de-obra, para qualquer indústria e também não havia onde instalá-las? Havia também dois hotéis que criam instalar-se em Marvão, mas não havia onde instalá-los. Como vê assim não vamos a lado nenhum. Há que primeiro promover emprego e depois a habitação, mas aqui, em minha opinião está tudo a funcionar ao contrário.
Não se lembra de ter dito isto? Então, tem a memória curta.
Na notícia ( do blog "DA GUARITA")
diz-se:, "para além de oferecer soluções para os Marvanenses permanecerem no Concelho, pretende atrair e fixar novos residentes em Marvão, especialmente jovens casais ou solteiros). Como???Actualmente, já muitos estão noutras localidades,que lhe disponibilizaram melhores condições de vida, apesar de não estar fácil, mas para isso, alguém vos elegeu, eu não, estou tranquila... pena é que só em ano
de eleições se tenha lembrado da política correcta que deveria ter adoptado ao longo dos quatro anos de mandato; mas já é um pouco tarde...