segunda-feira, 15 de junho de 2009

Até que enfim um Boletim Municipal!

Finalmente, e após quase 4 anos desde o último aparecimento de uma tal “da guarita”, que pretendia ser a filha legítima de um tal “o munícipe”, somos agora brindados, em vésperas de eleições autárquicas (quem parece ter adivinhado é uma tal “ de madalena”, não a Tavares, que essa é de outras cousas…), com este nº 1 da “iM infomarvão”.

Esta informação, reclamada desde sempre, em Assembleia Municipal por todos os quadrantes, assim como por diversos Colaboradores aqui do Fórum, e sempre desaprovada por Vitor Frutuoso, surge-nos agora, em tamanho reduzido A5, a “tentar meter o Castelo de Marvão na rua da betesga”!

É pena que só agora surja esta iniciativa, e neste formato (a maioria dos idosos não vão conseguir ler).

Dirão uns: ...mais vale tarde que nunca; ou, ... estes nunca estão satisfeitos; ... se se faz é porque se faz, se se não faz, devia ter-se feito…

Em minha opinião não se trata disso. A Informação Municipal devia sempre ter existido e a pouca que havia, foi um erro estratégico ter terminado, pois merecia ter sido melhorada. Este executivo tinha todas as condições para isso.

Informar os Munícipes sobre as iniciativas e as obras dos executivos, é uma obrigação institucional e uma imposição moral dos eleitos. Bem como um elementar dever cívico.

Não o fazer, é amputar a democracia e o Poder Local. É manter o desconhecimento, para manter a ignorância no julgamento.

No entanto e para todos os visitantes, se quereis ver e opinar, basta:

Clicar AQUI


... e aumentar o Zoom, claro!

4 comentários:

Manuel disse...

SR. João Bugalhão:

Muito bem trazido e colocado o assunto da publicação desta revista.

E bem colocado porque fala em primeiro lugar de toda a chamada de atenção ao Executivo da necessidade da continuação desta Publicação. Concordo também da revisão e melhoramentos a introduzir na mesma.

Foram inúmeras as Intervenções a apelar no sentido da continuidade, por diversas pessoas e em muitas reuniões da Assembleia Municipal.

Mas, como pudemos comprovar, ao longo destes 4 anos, Vítor Frutuoso, sempre se negou e escusou, INVENTANDO DESCULPAS ESFARRAPADAS, totalmente alheio à necessidade de informar o POVO, um dever cívico e democrático que lhe compete e Muito a ele enquanto Presidente.

( Neste, como em muitos outros actos e decisões, nunca lhe mereceram respeito a opinião e a visão de outros membros do Executivo, como é sabido ).

Em segundo lugar, porque DESMASCARA, as actuais preocupações e intenções de um CLARO E COBARDE APROVEITAMENTO DE CAMPANHA ELEITORAL.

Unknown disse...

Pois é...

Eu é que tinha razão.

Até parece que adivinhei...

Recordo o que eu disse a 23 de Maio: "... Quanto ao facto do PSD ainda não ter mostrado nada, provavelmente é porque não têm mesmo nada para mostrar ou então à semelhança do que às vezes acontece o presidente vai seguir as pisadas do cáceres de portalegre que em 8 anos nunca fez um boletim municipal e agora lança um com fotos de tudo, até do IC13. Dá ideia que foi obra dele. É só rir...
De certeza que a camara de marvao tambem vai lançar um boletim agora na recta final, para fazer propaganda com dinheiros publicos, mas como não tem obras para colocar vai fazer como o cáceres."


Conclusão: Vítor Frutuoso é um aprendiz de Mata Cáceres. Copia tudo, até o que está mal!

E quem fica a perder? Nós, os Marvanenses.

Então o homem precisou deste tempo todo para fazer 20 páginas A5?

Eu não sou boa a matemática, mas se são precisos quase 4 anos para sairem 20 páginas A5, para Vítor Frutuoso fazer um Boletim Municipal igual ao do anterior executivo do PS, quantos anos seriam necessários???

Não há paciência para esperar por isso...

FORA!!! Que já vais tarde!!!

zira disse...

Muito bem!!! eu não devia postar porque sou suspeita.Mas não resisto... Pertenço, ao concelho, estou filiada no PSD, já fui candidata a uma junta por este partido, participei em tudo o que me foi possivel, o que me confere algum direito de intervenção.Suponho.
Nas legislativas à Câmara o meu partido não conta comigo.Tenho que dizer que conheço alguns membros de há muiiitos anos, que considerava e estimava além de termos muita empatia.Foi através da formação da ANTA,(No ínicio mesmo)do meu trabalho na Escola de Sto. António, numa partilha de ideias e problemas que englobavam o bem dos residentes. Foi gratificante. Depois?! Depois nunca estranhei não haver boletim. Como assim?! Tem lógica... Então se o Jornal "O Altaneiro" tinha tido tão bom acolhimento, seria normal que um Boletim da Câmara com um vereador licenciado em Comunicação Social, ainda por cima com o pelouro da Cultura fizesse um bom trabalho.Verdade?. Pois...Não se podia deixar brilhar. Venceu a luta pelo poder. O ser superior. O crescer como cidadão público, não é sempre sinal de crescimento pessoal.Ás vezes, muitas vezes é precisamento o contrário... A História prova-o ao longo dos tempos. Eu vivi 24 anos antes da Revolução que trouxe a democracia.Sei. Porque a vivi e assisti ao antes e depois.Também por isso tenho uma palavra a dar aos jovens aqui vêm e de quem tanto gosto de receber conhecimentos. Que me ensinam a não ser velha, mas ... só com alguma idade.
É uma razão válida. Julgo eu...

Bonito disse...

INFORMAÇÃO OU PROPAGANDA ELEITORAL?

É a questão que agora “maliciosamente” se pode colocar. E não havia necessidade!

Já tinha afirmado que esta falta de comunicação da câmara em muito a prejudicou e a oposição sempre, durante estes anos, solicitou a publicação de um “Boletim” que verdadeiramente não desejava. Enfim, politiquices!

Agora é “pior a emenda que o soneto”! E ainda dá a ideia que poderá sair outro “IM Infomarvão” até às eleições, visto que este é de Maio/Junho…

Seja em época de eleições ou antes, não creio que o importante seja sair uma qualquer publicação descritiva da câmara sobre as suas “obras”. Mais importante do que isso seria existir uma publicação na qual a câmara verdadeiramente comunicasse com os munícipes!

Como?

Informando (numa sequência periódica de publicações):

… por exemplo, sobre a situação financeira da autarquia, sobre as várias dificuldades que surgissem, sobre o andamento de projectos antigos, recentes ou futuros, sobre a visão para o concelho (e se a mesma se ia alterando e porquê), sobre as decisões estratégicas, sobre as áreas onde era importante envolver a população, sobre o que ia correndo mal e porquê, solicitando opiniões e sugestões sobre as matérias mais importantes…

Enfim criando uma “consciência de concelho” e um envolvimento global das pessoas para o sucesso do mesmo!

Querem apostar que, dessa forma, a oposição estaria sempre contra essas publicações? E que agora já ninguém afirmaria que esta publicação era propaganda eleitoral? E que a imagem do presidente estaria agora mais “colorida” e o seu “espírito” mais descansado?
E que os “seus pares” estariam mais envolvidos?

Ao contrário dos detractores “puros e duros” e porque o que gosto é de abordar “matérias” e “opções” (sobretudo estratégicas) diria, no entanto, que este “IM Infomarvão” até apresenta algumas matérias estratégicas bastante palpáveis e positivas, como por exemplo a intervenção nas muralhas do castelo, a bolsa de terrenos para habitação, o ninho de empresas e a candidatura aprovada da operação “requalificar Marvão”.

Diria, ainda, que é intrigante (ou talvez nem por isso) não se ver mencionada a candidatura para o arranjo do campo dos Outeiros e sobretudo, sendo Marvão um concelho turístico, os vários eventos dessa índole realizados neste período…

Sintomático!

Grande Abraço
Bonito Dias