terça-feira, 9 de junho de 2009

INFORMAÇÃO FÓRUM

Há cerca de meio ano que não temos aqui divulgado as nossas sondagens, o que levou alguns dos nossos visitantes, sobretudo os mais atentos, a questionarem-nos sobre o porquê da não divulgação.

A nossa resposta é, de que não foi por qualquer razão. Digamos que, apenas alguma preguiça que nos invadiu, que como diria o outro, também tem motivos para ser cultivada.

Assim, nos últimos 6 meses, realizámos 4 sondagens e que faltam aqui analisar. Três sobre o desempenho dos nossos autarcas e/ou suas actividades; e a última, referente a uma primeira auscultação sobre as preferências dos nossos visitantes, em relação aos candidatos que se perfilam a Presidente de Câmara, nas próximas eleições autárquicas.

Numa época em que as sondagens estão desacreditadas, voltamos aqui a relembrar, que estas nossas, não possuem a qualquer valor científico, e são apenas fruto, das preferências dos nossos visitantes (e dos seus proeminentes conhecimentos informáticos). São, no entanto, importantes, pois para além de ajudarem a divulgar este Blog, poderão, sem que essa seja a nossa intenção, estar a influenciar tomadas de decisão futuras. Sabemos que não são inócuas, mas corremos o risco.

Nas duas primeiras questões, quisemos saber a Opinião dos nossos visitantes, em relação a duas das prioridades do executivo de Vítor Frutuoso para o actual mandato, com vista ao desenvolvimento económico do concelho de Marvão: A criação de espaços para instalação de pequenas empresas; e a aquisição de terrenos para habitação social, com a finalidade de criar condições para a fixação de pessoas, a preços controlados.

Hoje, parece que estas prioridades são uma realidade, para as quais há muitos anos se faziam projectos.

O Ninho de Empresas em Santo António das Areias, está em avançado estado de construção, e 1 Projecto para a construção e recuperação de 30 habitações acaba de ser divulgado (ver Post publicado anteriormente neste Blog).

No entanto, apesar desta sondagem ter sido feita antes da divulgação destas notícias, os nossos visitantes revelam uma opinião nada concordante com estas prioridades.

No Quadro 18, podemos verificar, que sobre os investimentos na Habitação Social, das 67 respostas recebidas, apenas cerca de 28% revelou ter “opinião concordante”, enquanto que as restantes 72% foram respostas “não concordantes”, sendo mesmo a Moda (43 respostas), Opinião “muito discordante” sobre estes investimentos autárquicos.

Situação idêntica se passa com as respostas sobre os Investimentos para a implementação de pequenas empresas. Como podemos ver no Quadro 19, cerca de 66% das respostas têm uma Opinião “discordante” ou mesmo “muito discordante”.


Daqui podemos concluir uma de duas coisas: ou os nossos visitantes acham que estes investimentos não trarão desenvolvimento económico ao concelho, e terão outras prioridades; ou o Executivo de Vítor Frutuoso tem sido ineficaz na divulgação da sua obra, como tantas vezes aqui tem sido apontado por muitos dos nossos Colaboradores.

A terceira Questão posta aos nossos visitantes, surgiu na sequência das diversas divulgações públicas feitas pelo Vereador e Vice-Presidente acerca das divergências que ao longo do mandato foi tendo com o Presidente da Câmara Vítor Frutuoso. Quisemos saber, o que pensam os visitantes aqui do Fórum do desempenho de Pedro Sobreiro como autarca.

Como podemos verificar no Quadro 20, a maioria das respostas, (63%) não são nada favoráveis ao desempenho de Pedro Sobreiro, sendo que para quase metade (47,8%), manifestou mesmo ter uma Opinião “muito negativa” sobre o seu desempenho.


Finalmente, e ao longo de todo o mês de Maio, questionámos os nossos visitantes acerca das suas preferências sobre os diversos candidatos, quem seria o próximo Presidente da CM de Marvão.

A quantidade de respostas obtidas bateu todos os recordes dos inquéritos já realizados, tendo-se obtido um total de 1 111 respostas, o que representou, certamente, uma grande mobilização de algumas candidaturas.

Como podemos verificar no Quadro 21, o candidato que recolheu o maior número de preferências foi Fernando Gomes, com 37.5%. Seguindo-se Vítor Frutuoso (24,4%), Madalena Tavares (18,4%), Nuno Lopes (15.1%) e Mena Antunes (2,4%). Os candidatos não nominais recolheram preferências residuais num total de 2.3%.



Não faremos qualquer tipo de análise aos resultados obtidos, pois eles representam somente as respostas dadas pelos nossos visitantes e nada mais do que isso.
A única conclusão que podemos tirar, com alguma fiabilidade é que algumas candidaturas dominam muito melhor os segredos informáticos que outras e, numa sociedade, que se denomina “da informação”, tal desiderato, não será de descurar no futuro, pois ele poderá ser decisivo.

Um comentário:

Unknown disse...

concordo plenamente com o comentario anterior!