quarta-feira, 24 de junho de 2009

INFORMAÇÃO FÓRUM

(Da Edição nº 1 663 do Jornal Fonte Nova extraímos a seguinte notícia)


Madalena Tavares - "Quero ser a primeira mulher na presidência da Câmara de Marvão"

Na abertura de mais um capítulo da sua candidatura, o movimento Juntos por Marvão apresentou-se à população na tarde de Sábado, junto à margem do Rio Sever. Nesta cerimónia, que contou com algumas dezenas de pessoas, Madalena Tavares começou por destacar que das 250 assinaturas necessárias, Juntos por Marvão conta, neste momento, já com cerca de 500, uma adesão que lhe confere a confiança necessária para, nas eleições autárquicas se tornar na "primeira presidente mulher a ser eleita na história política do município de Marvão".


Confessando que a lista já percorreu muitos pontos do concelho, a candidata apresentou, desde logo, várias propostas que o seu executivo pretende implementar nos próximos quatro anos, tais como: "a criação da Marca Marvão"; "a recuperação da Fronteira de Galegos";"a construção de uma piscina fluvial e zona de lazer na Barragem da Apartadura"; "a revisão do PDM", com vista à "constituição de novas áreas urbanas"; a "construção um campo de tiro em Santo António das Areias"; a "remodelação e dinamização da sala de espectáculos de Santo António das Areias e a Casa do Povo do Porto da Espada", "melhorar a Praça de Touros de Santo António das Areias"; "fomentar actividades turísticas"; "voltar a fazer a Feira da Gastronomia, no Castelo"; realizar a Feira da Castanha "com estradas gratuitas"; "remodelar o Museu Municipal"; "implementar o projecto para o núcleo museológico da Portagem"; "desenvolver projectos culturais conjuntos com Espanha"; "realizar o Festival de Música de Marvão"; dar continuidade a Almossassa e Comidas de Azeite"; "recriar episódios da vida romana na Ammaia"; "continuar com a remodelação do parque escolar"; "conceder cheques-escola a famílias mais carenciadas"; "atribuir prémios de mérito aos alunos"; "criar um Infantário na freguesia de São Salvador da Aramenha"; "criar uma Co-missão Municipal de Intervenção Social"; "promover parcerias com as I.P.S.S"; "requalificar os postos médicos"; "canalizar a receita do I.R.S. para apoio aos mais carenciados"; "fomentar encontros inter-geracionais"; "combater o isolamento dos mais idosos" e "apoiar os jovens".

Ainda em conversa com a comunicação social, Madalena Tavares confirmou ainda uma boa receptividade por parte das pessoas e a expectativa de que essa confiança se traduza num voto nas eleições de Outubro. Apesar das dificuldades e do trabalho que querem desenvolver até essa data, o conjunto de ideias reveladas no seu discurso serão, segundo nos disse, realizadas "no mais breve curto prazo assim que formos eleitos".
Sobre a iniciativa na Portagem, a candidata lembrou que, desde o início, esta lista tem "primado pela diferença em relação às outras", não só no que respeita às apresentações, mas também na movimentação que têm granjeado.

"Foi uma lista que foi fácil de fazer. Não tivemos dificuldades ao pedir às pessoas que fizessem parte dela, pelo contrário, muitos se dirigiram a nós e, por vontade própria, fazem parte desta lista. Em relação às assinaturas, a lei obriga 250 assinaturas e a candidatura do Juntos por Marvão vai, neste momento, com cerca de 500", revelou, garantindo que se trata de um sinal de que a população "está com Juntos por Marvão" e confere ainda grandes expectativas numa vitória. "Num universo de cerca de 2000 eleitores, apesar das grandes taxas de abstenção, penso que é muito significativo", observou.


Outro dos temas de destaque da intervenção da candidata foi a revelação de uma "perseguição" desenvolvida pelo actual executivo. De acordo com Madalena Tavares, "algumas das pessoas que gostariam de fazer parte da lista, quando as abordei ou quando me abordaram a dizer que o gostariam de fazer, disseram que não o fariam com algum receio. Quem está no poder tem sempre, sobre as pessoas, algum domínio e as pessoas até à última hora estão sempre na expectativa de saber o que vai acontecer e, infelizmente, houve pessoas que foram confrontadas quando fizeram parte da lista por atitudes menos democráticas". Um fenómeno que, de acordo com a candidata, não é exclusivo da sua lista, mas também de outras que surgiram no concelho. "Já ouvi em outras candidaturas pessoas a referirem-se exactamente a isso e que para elas tem sido difícil arranjar membros porque tem-se criado, junto das pessoas que fazem parte das listas, atitudes tudo menos democráticas".

6 comentários:

Unknown disse...

Não consegui ler nada de extraordinario nesta apresentação! Nem uma ideia extraordinaria para o Concelho! Esperemos pelas eleições!

Bonito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bonito disse...

Daquilo que li sobre o que foi dito na apresentação dos candidatos do movimento “Juntos por Marvão”, gostava de destacar e comentar alguns aspectos:

1 – Criação da marca “Marvão” – Julgo que este tema é estratégico. Atendendo às suas características, Marvão já é, de uma forma espontânea, uma marca. Contudo, não basta realizar alguns eventos esporádicos para potenciar essa marca. Será necessário fazer um investimento permanente numa estratégia estruturada que “crie”, desenvolva e potencie a marca Marvão, a qual poderia ser a âncora de toda a comercialização de bens e serviços com origem neste concelho. No mandato que agora termina esteve orçamentada uma verba para um plano de marketing para Marvão o qual, infelizmente, nunca foi implementado.

2 – Desenvolver projectos culturais em conjunto com Espanha - Estratégico, também! E óbvio! Diria, aliás, que esses projectos deveriam, até, ultrapassar o patamar do “cultural”! Esta área, no entanto, envolve uma variável incontrolável e incontornável: a vontade dos vizinhos espanhóis…

3 – Recuperação da fronteira dos Galegos – Toda a gente defende esta acção. Aquela zona é o nosso “cartão de visita” e tem condições para concretizar muitos projectos com interesse. Contudo, não é uma situação fácil de resolver. Julgo que neste mandato foram dados alguns “passos” nesse sentido que deverão, naturalmente, ter sequência.

4 – Criação de um infantário na freguesia de S. Salvador da Aramenha – Algo que já tem tido verbas orçamentadas e que não será fácil de concretizar, visto que parece que até a manutenção do de S.A.A esteve em risco, mas que tem uma importância elevadíssima, pelo que é justo lutar pela sua concretização.

5 – Parece-me que a proposta global desta candidatura tem o turismo como enfoque principal, já que, para além de mencionar “o fomentar actividades turísticas”, muitas das propostas são desta área e para esta área. Essa percepção, sendo lógica pelas características de Marvão, induz, de certa forma, o regresso ao passado recente.

Na minha opinião, apesar do turismo ser, naturalmente, o sector económico forte do concelho, a edilidade não deverá investir exclusivamente no mesmo (como já fez no passado) porque já ficou provado (nesse passado) que essa exclusividade não conduz a bons resultados.

6 – Concordo que o facto deste movimento ter conseguido 500 assinaturas é relevante e encorajador para a candidatura. Contudo, será aconselhável alguma prudência, pois não é líquido que, no próximo dia onze de Outubro, todas as assinaturas se convertam em votos. No entanto, este facto dará grande confiança ao “Juntos por Marvão”, naturalmente.

7 – Se as perseguições que, alegadamente, o actual executivo estará a fazer a pessoas que pertencem a outras listas se confirmarem verdadeiras, além de serem inaceitáveis, julgo que poderão ter um efeito contrário ao desejado…


Bonito Dias

myself disse...

Bonito, esqueceu-se de um aspecto...e que também é bandeira deste movimento...enxovalhar actuais funcionários da CMMarvao! Dizem os senhores e senhoras deste movimento que na divisão de obras ninguém trabalha!no parque de máquinas passa-se o dia à espera das 4h da tarde e trabalho n se ve!a assistente social vai ser corrida porque este movimento já lhe arranjou substituta, uma loira burra sem experiencia na profissão e com a mania!o gabinete florestal e o gabinete de apoio ao empresário vão deixar de existir!Dra Madalena assim da a entender que n foi o presidente vitor que falhou mas os funcionarios da CMMarvão!

Gato Preto disse...

Myself,

Diga quando e por quem, dessa candidatura, assumiu uma postura dessas e serei o primeiro a retirar o meu apoio à "Juntos por Marvão".

Se há coisa que essa candidatura tem feito (sim, candidatura porque tem já os requisitos necessários para a formalizar _ tanto quanto sei, por isso já não é nenhum movimento _ nem gosto da palavra porque me soa a arruaceirismo, sem hostilizar o MporM, porque é a palavra "movimento" que está em causa), é a promoção a boas e melhores condições de trabalho para os funcionários da CMM. Daí tanta atenção às Juntas de Freguesia.

Mas, acredite, também eu sou apologista do rigor na gestão da causa e coisa pública.
Todos nós cidadãos e contribuintes estamos na altura de exigir mais e melhor dos gestores e funcionários públicos. Até mesmo para eles próprios.
Melhorar as suas condições significa melhor atendimento e maior dedicação ao cidadão.

Não se queira é transformar exigência em perseguição. Isso não. Já lá vai o tempo...

Devemos todos contribuir para uma sociedade melhor e mais participativa.
E, já que a maior parte do País e dos nossos governantes não dão o exemplo, não me importo nada que Marvão seja um exemplo a seguir.

E isso, também, leva-me a acreditar que a candidatura "Juntos por Marvão" é diferente. Se fosse igual às outras nem sequer me dava ao trabalho de mostrar estas opiniões, muito menos a esta hora.

Nunca e em tempo algum ouvi o contrário da "Juntos por Marvão".

gatinha preta disse...

sao todos uns mentirosos!!

dizem dizem mas nao fazem nada!!

isso e que e a verdade, promtem fazer as coisas mas no fim nao se ve nada feito!!

gatinha preta=^_^=