sábado, 5 de julho de 2008

INFORMAÇÃO FÓRUM


DIVERGÊNCIAS NO EXECUTIVO PSD DA C. MUNICIPAL DE
MARVÃO



De acordo com os princípios enunciados para este espaço “Fórum Informação”, aqui passamos a divulgar mais uma notícia, que pensamos ser de todo o interesse do conhecimento e de análise dos visitantes deste Blog.

Neste caso, a fonte foi o Blog “vendoomundodebinóculosdoaltodemarvao”, da autoria pessoal de Pedro Sobreiro, publicada no passado dia 4/7/2008 e diz respeito ao funcionamento do actual executivo da Câmara Municipal de Marvão.

De seguida transcrevemos na íntegra, para vosso conhecimento, “a informação do vice-presidente”, levada a Reunião de Câmara no passado dia 18/6/2008:


"Reunião de Câmara de 18 de Junho de 2008
Informação do Vice-Presidente
Pedro Alexandre Ereio Lopes Sobreiro

Tive recentemente conhecimento através de alguns munícipes que informalmente me interpelaram que o Município teria aberto um concurso para dois engenheiros técnicos civis com um índice remuneratório bastante considerável. As pessoas em causa queriam saber mais e estranharam quer a oportunidade desta dupla entrada, quer a elevada remuneração face à difícil conjuntura económica do município. Perante tal, vi-me obrigado a informá-los que desconhecia em absoluto esta admissão de pessoal e que por estranho que lhes pudesse parecer, estava a tomar conhecimento dessa realidade pelo seu relato.

Numa deslocação que efectuei na semana passada à Escola Secundária de São Lourenço, em Portalegre, para estar presente numa reunião com o Sr. Coordenador Paulo Pires, da Equipa de Apoio às Escolas e com a Dr.ª Ana Costa, da Segurança Social, para tentar definir qual o caminho a seguir no próximo ano lectivo quanto às crianças em idade pré-escolar que frequentam o Centro Infantil de Santo António das Areias; fui confrontado com uma troca recente de diversa correspondência entre a Direcção Regional de Educação e o Presidente do Município de Marvão sobre um assunto que considero da maior importância e no qual me tenho esforçado por acompanhar desde há muitos meses para que tenha um desfecho que beneficie os alunos do meu concelho: a criação de um Agrupamento Escolar único. Nos faxes em questão, que me facultaram de imediato, prolongavam-se as negociações e pretendia definir-se qual seria o contributo de cada uma das partes, sendo claro que o Presidente frisava unilateralmente a posição da Câmara de Marvão sem que de tal tivesse alguma vez prestado qualquer informação ou esclarecimento ao Vereador do Pelouro da Educação, ou seja, eu próprio.

No seguimento da candidatura ao relvado sintético, convoquei, há alguns meses atrás, uma reunião no Campo dos Outeiros com a equipa técnica da Câmara, com o Sr. Eng.º Margarido, com a direcção da Casa do Povo de Santo António das Areias e o Grupo Desportivo Arenense para que entre todos pudéssemos identificar algumas ligeiras melhorias que podiam ser efectuadas nas infra-estruturas ali existentes por forma a dignificarem o espaço e a própria cerimónia de inauguração. Foram elencadas as deficiências mais evidentes e ficou definido que a Sr.ª Eng.ª Soledade e o Sr. Eng.º Margarido teriam a incumbência de definir os melhoramentos que poderiam ser feitos por ajuste directo e aqueles em que teríamos de recorrer a terceiros. Para que se pudessem levar a efeito, seria necessário proceder a um reforço orçamental que seria adequado à nossa disponibilidade financeira. Estranhando o silêncio da parte dos Serviços Técnicos, perguntei pelo estado do processo à Sr.ª Chefe de Divisão que me respondeu que o Sr. Presidente tinha decidido que não se avançaria com nada por agora. Ficaria tudo na estaca zero. Por sua vontade exclusiva, voltou-se à forma inicial sem que nada me tivesse sido comunicado.

Estes são três exemplos, três casos concretos que ilustram bem a dificuldade que tenho actualmente em conseguir exercer o meu cargo condignamente e realizar um trabalho com o padrão de qualidade pelo qual sempre me regi. È de facto muito difícil querer ser coerente e persistente quando nada parece ajudar à nossa volta.

Nestes quase três anos de mandato, por muitas vezes tive de calar e sofrer em silêncio, pensando sempre que assim ajudaria a andar para a frente esta casa e esta instituição. Foi assim quando me vi obrigado a trabalhar com as verbas que me disponibilizavam, tantas vezes insignificantes quando comparadas com as dos meus antecessores e a de congéneres no distrito; foi assim quando me vi empurrado para um plano secundário em processos tão decisivos para o nosso concelho (e que me diziam directamente respeito) como foram a Candidatura a Património Mundial, a situação da Cidade Romana de Ammaia ou o futuro do Campo de Golfe (nos quais fui pura e simplesmente colocado à margem); foi assim quando tive de aceitar trabalhar com um orçamento para 2008 na realização do qual nem sequer fui ouvido.

Durante toda a minha vida pugnei sempre por valores que me foram transmitidos desde criança pelos meus e que servem de norte à minha existência. Quem me conhece sabe que sou um homem íntegro e que defende com honestidade aquilo em que acredita. Nestes três difíceis anos de mandato tenho “engolido muito sapo” e “feito muitas vezes figura de parvo” quando a isso nunca estive habituado.

Pedi há tempos ao Presidente que fizesse um esforço para que a nossa coabitação fosse pacífica e o mais diplomática possível até ao fim do mandato para o bem dos dois. Não podendo ter o óptimo e o trabalho em equipa com partilha de responsabilidades que me foi prometido de início, esperava pelo menos não ter de continuar a lidar diariamente com a intransigência, a prepotência e a falta de comunicação. Está bem à vista de todos que voltei de novo a sonhar alto.

Chegou a altura de dizer basta. A pouco mais de um ano das eleições, não vou continuar a permitir que me releguem para segundo plano e me menosprezem e daqui em diante, sempre que se justifique, darei conhecimento à Câmara Municipal da dura realidade com a que tenho que lidar para que fique expresso e bem clara a minha evidência dos factos.

Percebi há muito, logo no início de funções deste executivo, que existem forças de bloqueio que me querem a todo o custo ver fora deste mandato para o qual fui legitimamente eleito pelos marvanenses. Assim que tomei consciência desta realidade, fiz questão de expressar a quem de direito que jamais virarei as costas a quem em mim acreditou e que nunca sequer equacionei nem equacionarei a hipótese de virar as costas a esta enorme responsabilidade que desempenho com tanto orgulho.

Com a ajuda da minha família, de amigos próximos e de alguns trabalhadores do município tenho encontrado forças nas fraquezas e resistido à tentação de dizer “mais não!”. Assim seguirei até ao final.

A Vice-Presidência é um cargo de grande responsabilidade, com um poder e uma extensão enormes quando há confiança política por parte do Presidente. Quando não há, como é o caso, o Vice-Presidente é apenas e sempre o primeiro dos últimos e pode muitas vezes ser reduzido a ser apenas mais um na cadeia hierárquica que é obrigado a respeitar, cumprindo os desígnios superiores.

Sei que no final nada mais me vai restar para além da minha consciência e do meu sentido de dever cumprido. È por isso que de agora em diante, não mais calarei. Sempre que me sentir desrespeitado e ignorado, darei conhecimento à Câmara Municipal que é no fundo, o único garante da minha salvaguarda.

Lamento imenso que tudo tenha que se passar assim mas compreendam que não me restam alternativas.

Entretanto, continuarei a trabalhar com o afinco e a dedicação que penso me é reconhecida, em prol do bem-estar dos marvanenses e do meu concelho."

10 comentários:

Jorge Miranda disse...

Vou transcrever o que coloquei no Blog do Pedro.
Caríssimo amigo,
Em primeiro lugar quero manifestar-te a minha solidariedade, pelos momentos delicados que tens passado ao longo destes três anos.
Como já me referiste algumas vezes, dizer barbaridades é fácil, sobretudo para quem não está dentro dos assuntos e não tem responsabilidades.
Penso no entanto, e apenas estou a pensar, que não necessitas de uma estrutura partidária para poderes apresentar um projecto credível à Câmara de Marvão, (conheces muita gente capaz e que de forma desinteressada, pode contribuir para a melhoria dos níveis de vida no Concelho) porque, nos outros aspectos bates a maior parte da concorrência aos pontos, tens dignidade, honestidade e acima de tudo um sentido do dever, limando umas pequenas arestas ( que só a idade vai limando) penso que poderás contribuir para essa qualidade de vida.
Mas… esta será uma questão que já terás feito a ti próprio algumas vezes...e só tu poderás responder ao que te vai na alma.
Um grande abraço
Jorge Miranda

Luís Bugalhão disse...

corajoso este post.

em primeiro lugar acho que o forum atingiu (cm é qu'hei-de dizer?) um patamar de excelência, com esta publicação:
- insenção;
- informação pertinente;
- intervenção intelectual e política;
- a já referida coragem; e
- esclarecimento público, sobre os mais fundamentais interesses e direitos dos marvanenses.

depois deste post, nada ficará cm dantes. excelente serviço público.

depois ao pedro. tu sabes o que eu penso companheiro, mas eu nem sequer sou eleitor de Marvão.

tb tu foste corajoso.

sem querer ser paternalista, pensa na tua vida. toda. e vê o que escreveste e os que acreditam em ti. mas vê tb a tua vida familiar.

qd decidires, não poderá haver remorsos por não ter decidido em contrário. e olha que há momentos chave, janelas de oportunidade, que há que aproveitar logo, sob pena de depois já não serem oportunos.

abraço.

para o fim, um saravá p'rós meus compagnons de route. não tenho dito nada, mas não há dia em que não venha cá saber das novidades. e assim tenho assistido à subida de nível, em qualidade e em pertinência, da actividade dos mentores deste espaço de debate (somos todos, mas dois ou três que têm estado sempre à cabeça do pelotão, a puxar, merecem um maior quinhão nas felicitações).

por isso olha, inté e um abraço a todos os marvanenses.

Garraio disse...

Notícia de última hora:

A PJ anda no encalce de um intruso que utilizou, neste comentário, o Nick do Luís Buga. Parace ser que a sua captura está pra breve.

(... insenção...???)

Vai grande abraço, amigo.

BEIRÃ disse...

Muita conversa e com muitas boas intenções, mas largar o "tacho" é que não. (Bom carro, gasolina à pala, telemovel, insenção de horário, etc, etc.)
As pessoas votaram no trabalho que o Vice poderia executar e não na pessoa.
Seja HOMEM e largue o "tacho" se não o deixam trabalhar.

Fernando disse...

Boas,
Já há algum tempo que ando para deixar algumas notas no Forum Marvão.
Primeiro para saudar a qualidade do Forum, a pertinência de algumas discussões e a coragem que algumas opiniões mostram. Pelo menos aquelas que todos nós podemos identificar.
A vida política no Concelho de Marvão anda a deixar-me desesperado. Muita guerra, muita parra, pouca uva.
Em política há coisas que não podem ficar por meias palavras. A crise que actualmente o Executivo camarário do PSD vive, tem que ter consequências. A actual situação não dignifica ninguém. Quêm vai pagar esta crise vai ser o Concelho de Marvão e os seus Munícipes.
As consequências só podem ser: Ou o Presidente retira os pelouros ao Vice-Presidente, ou o Vice-Presidente se retira de cena, dos pelouros ou do próprio Executivo. Assim haverá clareza. Uma clareza que todos nós exigimos, independentemente, das culpas que cada um possa ter...
-------
Quanto ao Vice-Presidente, saúdo pela frontalidade de tornar pública toda a situação. Assim fiquei mais esclarecido sobre a razão porque algumas coisas da àrea da cultura não avançam... deduzo eu...
Viva Marvão

Fernando Gomes

Bonito disse...

E pronto!

A triste realidade da (falta de) equipa no Executivo Camarário tornou-se pública. Saiu dos corredores da Câmara, dos meandros do partido, e já chegou à imprensa local.

Apesar de todas as particularidades (que são muitas) vejo a Câmara e a sua gestão como uma empresa. Vistas curtas! Dirão alguns, por me cingir à minha a área: empresarial e de gestão.

Gerir é 80% de bom senso e 20% de técnica. O bom senso é aquilo que, no mundo, está melhor distribuído: todos consideram que têm o suficiente! Por isso, todos poderão, teoricamente, ser bons gestores!

Da técnica poderemos retirar que o Conselho de Administração de uma empresa (o Executivo de uma Câmara) deverá ser constituída por uma EQUIPA!

A primeira missão (e mais importante) do líder dessa equipa é saber rodear-se de gente capaz. Depois, deverá saber ouvir essa gente. Aproveitar a sua inteligência, as suas capacidades e… confiar.

Decidir em conjunto (em EQUIPA)!

Daqui resultará motivação, bons projectos, bons processos de decisão e… lealdades. E só um Conselho de Administração forte e coeso poderá fazer uma boa gestão de recursos humanos e, consequentemente, uma boa gestão de tudo o resto…

Numa Câmara, como numa empresa, isto são os alicerces. Numa Câmara ainda mais, talvez. Porque os colaboradores são, também, accionistas (eleitores). A teia de relações cruzadas é imensa e muito densa e, por isso, mais difícil de gerir.

E por isso, também, mais importante se torna a tal EQUIPA!

As paredes vão crescendo, algumas até serão pintadas. Colocar-se-á até alguma parte do telhado (como espero… porque é muito importante para o Concelho) mas, sem alicerces…

um dia a casa corre o risco de ruir…

… se falhar a técnica e o bom senso!



Grande Abraço
Bonito Dias

Unknown disse...

Simples, resumido e certeiro .
Grande texto o da Beirã.
Porque falou verdadeiro
O 2º muito Pior que o Primeiro
O bendito do sobreiro
Agora Pasme-se não dá cortiça
mas só Lã

fontanheira disse...

Ó Pedro deve ser tramado estar na tua situação. Vai-te embora, deixa essa porcaria onde te foste enfiar. Eles que acabem com o nosso concelho de uma vez por todas. Talvez até seja fixe com a "embalagem" que isto está a tomar, ser-mos uma freguesia do concelho de Portalegre, ou melhor ainda, ver - mos a bandeira espanhola hasteada no alto do mastro do Castelo de Marvão. Abandona o barco e faz-me o favor de sair com a cabeça erguida. Deixa os caciques e os meninos do partido "trabalhar à vontade". Um grande abraço.

fontanheira disse...

Ó Pedro deve ser tramado estar na tua situação. Vai-te embora, deixa essa porcaria onde te foste enfiar. Eles que acabem com o nosso concelho de uma vez por todas. Talvez até seja fixe com a "embalagem" que isto está a tomar, ser-mos uma freguesia do concelho de Portalegre, ou melhor ainda, ver - mos a bandeira espanhola hasteada no alto do mastro do Castelo de Marvão. Abandona o barco de uma vez por todas e faz-me o favor de sair com a cabeça erguida. Deixa os caciques e os meninos do partido "trabalhar à vontade". Um grande abraço.

fontanheira disse...

Ó Pedro deve ser tramado estar na tua situação. Vai-te embora, deixa essa porcaria onde te foste enfiar. Eles que acabem com o nosso concelho de uma vez por todas. Talvez até seja fixe com a "embalagem" que isto está a tomar, ser-mos uma freguesia do concelho de Portalegre, ou melhor ainda, ver - mos a bandeira espanhola hasteada no alto do mastro do Castelo de Marvão. Abandona o barco de uma vez por todas e faz-me o favor de sair com a cabeça erguida. Deixa os caciques e os meninos do partido "trabalhar à vontade". Um grande abraço.