sexta-feira, 18 de julho de 2008

Cortejo de oferendas Carros alegóricos


( clicar para aumentar a imagem )

Nos finais da década de 80, contribuí para a realização dos carros alegóricos representativos dos Cabeçudos, nos Cortejos de oferendas à Santa Casa da Misericórdia de Marvão . Nestas imagens pode ver-se a preparação dos mesmos e o resultado final de um deles . O meu pai (Manuel Felizardo) era um entusiasta da manutenção desta tradição e ajudava-me imenso, como demonstra a primeira imagem, no canto superior esquerdo.

O primata que se vê dentro da réplica da choça em tronco nu, era eu com menos dez quilos e com menos vinte anos . Nesta altura, o meu entusiasmo ao executar este tipo de artefactos era muito superior à qualidade técnica .


Gostava de lançar aqui um repto: No próximo ano, podíamos arregaçar as mangas e com o apoio da C. M. de Marvão , reavivar esta tradição que unia e dinamizava todas as aldeias do Concelho à volta de uma causa comum .

É certo que os tempos mudaram e que a S. C. M. de Marvão é auto - suficiente no que às fontes de rendimento concerne, mas num mundo cada vez mais materialista, a confiança , o amor e a fé, às vezes não chegam para manter uma casa em pé .

Um comentário:

Dai disse...

Olá
Que bem me lembro destes carros alegóricos, eram os mais originais...
Eu também participei com o grupo do Porto da Espada, estáva um calor no meio daqueles trages antigos quase insuportável, mas a vontade de ir da Fonte da Pipa à Santa Casa superáva tudo.
A proposta é bastante aliciante, dá muito trabalho fazer as recolhas de todo o material e dos trajes, é procurar no fundo dos baús a nossa história... (já organizei depois disso 3 cortejos do mesmo género para o Lar de Nossa Senhora das Dores e sei o trabalho que dá, mas quem corre por gosto não cansa...)
Para os donativos angariados, sugiro que o bolo seja dividido irmãmente por todas as Instituições do nosso concelho.
Contem comigo...