segunda-feira, 28 de julho de 2008

INFORMAÇÃO FORUM

SOS PARA O GDA!


De acordo com o noticiado pela Informação Fórum, realizou-se no passado dia 23 deste mês a Assembleia-Geral do Grupo Desportivo Arenense.

Do 1º Ponto da Ordem de Trabalhos, constava a – Apreciação, discussão e votação das contas do Exercício 2006/2008.
Este Ponto teve uma apreciação positiva por parte dos associados, tendo sido aprovado por unanimidade as contas apresentadas.

É de referir e realçar o trabalho efectuado pela Direcção liderada pelo Dionísio Gordo, que tendo iniciado funções acerca de um ano e meio, pegando no Clube com um passivo de cerca de 22 000 euros, deixam agora a Instituição praticamente saneada a nível financeiro (objectivo principal traçado), pois algum do passivo existente (Federação Portuguesa de Futebol), não é necessário liquidar, enquanto o clube se não inscreva em provas nacionais.

Quanto ao 2º Ponto da Ordem de Trabalhos – Eleição dos Corpos Gerentes para o biénio 2008/2010, as coisas não correram nada bem, já que não foi apresentada qualquer Lista candidata aos Corpos Gerentes para o próximo Biénio, tendo-se caído num impasse.

A Direcção cessante não manifestou interesse em continuar, alegando algum desgaste pelo trabalho efectuado ao longo do período para que tinham sido eleitos. Manifestando ainda, a falta de apoio e reconhecimento, a todos os níveis, a que o Clube tem sido votado.

Perante este cenário e por proposta do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, foi decidido dar um “período de reflexão” de duas semanas, aos sócios, com a finalidade de se encontrar uma saída para a difícil situação de uma Associação com 30 anos de existência (única Instituição de Utilidade Pública do concelho de Marvão), ficando marcada uma próxima Assembleia para o dia 4/8/2008.

Ficou ainda decidido que a Mesa da Assembleia-Geral iria dar conhecimento a todas Entidades do concelho da situação que se vive no Clube.

6 comentários:

mena antunes disse...

Em comentario ao SOS do GDA, cumpre-me esclarecer o seguinte:
Compreendo perfeitamente a saturaçao do sr. Dionisio e direccçao cessante,porque eu já passei pelo mesmo, quando presidente do respeitavel GDA, na medida em que tinha sempre dificuldade em formar direcção por causa da indiferencia dos socios.Fico terrivelmente triste quando aparece que deixei o clube com dividas! Eu nunca lidei com qualquer dinheiro dentro do Clube, limitava-me a entregar o dinheiro que me pediam para pagamentos.E podem acreditar que todas as semanas eram muitos milhares de euros.Mesmo a divida da Federação, eu não tenho qualquer culpa, na medida que antes de começar o campeonato da 3ª divisão, fiz deslocar a Santo António uma equipe
para proceder aos exames dos jogadores, nesse dia levei uma mala cheia de dinheiro, paguei a todos os que estavam presentes. E qual não é o meu espanto que os jogadores contratados começaram a exigir coisas completamente dificies de cumprir.É evidente que o culpado disso só foi uma pessoa eu proprio, na medida em que no ano anterior havia jogadores a ganhar 1200 euros por mês.Quero no entanto que se possivel me sejam facultadas essas dividas do meu tempo porque se forem da minha responsabilidade tenho muito gosto em as liquidar.Todos sabem porque eu fui presidente.Se não sabem eu vou explicar:Não havia direcção e um grupo de sócios queria elaborar uma comissão administrativa, e todos sabem que essas comissõs, são sempre liquidatárias e eu não podia deixar que isso fosse possivel e aceitei o cargo.O clube sofre da mesma enfermidade que sofre o concelho, metade não pode com a outra metade.Assim é dificil fazer qualquer coisa de consenso.Na realidade têm mesmo que reflectir e entre todos formar uma direcção sem ódios nem separaçõs para que o clube sobreviva.Quero que saibam que embora as mentiras e injustiças que dizem a meu respeito que estarei sempre convosco e pronto a ajudar no que for preciso MENA ANTUNES

Clarimundo Lança disse...

A realidade nua e crua de um PRESIDENTE que nunca soube o dinheiro que havia no clube, nem nunca se usou dele para o gastar .....

sem ironia nem hipócrisia....

João, disse...

Meu caro João de Brito, com o respeito que o meu amigo me merece, não posso deixar de lhe responder, até porque, até agora, parece ter sido o único a quem o SOS sensibilizou.

Em primeiro lugar informar (porque o meu amigo diz que nunca é informado), que no próximo dia 4/8 o GDA vai ter uma Assembleia decisiva). Se o meu amigo quiser ter informação mais pormenorizada, bastará para tal, que através deste meio, manifeste esse interesse, que eu lhe enviarei o meu e-mail ou nº de tm.

Por agora não me vou referir ao passado recente que o Brito viveu como Presidente. O meu amigo, já reconheceu que é o maior responsável.
Eu também penso assim!
Até porque o meu amigo teve a minha oferta para lhe dirigir o Clube. Penso que faria, com um ¼ do dinheiro que ali gastou e atingindo os mesmos objectivos. Você nunca manifestou vontade que isso acontecesse.
Vá saber-se porquê?

Quanto à dívida que a sua Direcção deixou, na altura apurou-se cerca de 22 000 euros (em 2006).

A Direcção agora cessante conseguiu amortizar cerca de 8 000 euros.

A este valor, há juntar uma dívida ao Jaime Magro (por obras realizadas), das quais parece que o meu amigo entregou o dinheiro ao seu “primo director”, mas que este nunca a liquidou.
Isto está escrito em Acta da última Assembleia, é público e se alguém pagar ao Jaime, ele certamente agradece (o GDA não reconhece essa dívida como sendo sua).
Depois houve alguns amigos do Clube que perdoaram as dívidas, ou não as quiseram cobrar, devido à situação difícil que o clube atravessava. O Presidente Dionísio, em Assembleia, não quis revelar os nomes, mas eu sei de alguns que trabalhavam directamente consigo no futebol que têm a haver alguns milhares de euros. Claro que eu sei quem são, e em particular, quando o amigo quiser eu digo-lhe quem são.
A juntar a isto, existe a dívida à FPF, que não é para pagar… mas deve-se.

Tudo isto, a juntar ao amortizado, dá 22 000 euros.
Agora o João de Brito, já sabe qual foi o passivo da sua presidência, assim como todos os visitantes aqui do Fórum. Se já me tivessem perguntado… eu já teria dito.

Um abraço Mena Antunes

TA: Se trouxer mais malas com dinheiro, vai ver os seus amigos a voltarem a rodeá-lo, e a baterem palmas…

jbuga

mena antunes disse...

Meu bom amigo clarimundo é bom ler as suas palavras, independentemente, das idiologias politicas que são no simbolo só divergentes e não no coração porque aí somos iguais.É bom ainda ter amigos como o Sr.Tenho saudades de estar a tomar uma ginginha daquelas maravilhosas que você me oferecia, mas vou voltar, rapido e com a certeza que não vou fazer s mesmas asneiras.Agora para si e para o joão Bugalhão que agradeço também ter feito de meu advogado nas injustiças que tiveram para comigo, quero esclarecer que a divida do meu amigo Jaime foi paga algumas vezes só que era paralitica e não chegou lá, mas é importante que se saiba que essa divida era um trabalho que foi feito de uma deficiência que havia nas casas de banho depois
de ter terminado a obra que eu realizei para salvar as instalações
do clube.Mas essa divida salvo erro era de 2500 euros, pelo menos era o que me diziam.Ora somando os 5 mil euros da Federação dá 7500 euros para 22 mil faltam 14500 são esses que eu quero saber o que são.Tirar de fora a discoteca porque tinha exploração própria, mas mesmo assim quando abriu com a juventude de Santo António ofereci 700 contos em material, o resto nunca pedi contas a ninguem nem o clube beneficiou dessas importâncias. Por isso é importante
que se saiba a verdade para que eu ao iniciar a minha caminhada politica não venham lavar roupa suja de coisas que são menos verdade.João não vou voltar com uma mala cheia, porque na verdade não tenho medo dos falsos amigos, porque aqueles que me acompanhavam também havia muitos bons de sentimentos.Espero que como amigo me possam facultar a tal relação de divida, para que se for verdadeira a possa liquidar e esclarecer os sócios da verdadeira verdade.Quanto á assembleia decisiva vou tentar estar convosco, porque como todo o mundo sabe faço a minha vida metade em Portugal e metade no Brasil, estando agora a pensar regressar de vez, mas se não estiver estou convosco e se não houver mais ninguem para deixar que o Clube desapareça, mais uma vez contra todos e contra tudo estarei presente Um abraço para vocês e para todos os Marvanenses. Mena Antunes

João, disse...

Meu caro João de Brito, o meu amigo anda a fazer contas um pouco “em baixa”, como dizem agora por aí os eruditos da economia.

Não sei se é minha função esclarece-lo especificamente acerca das contas do clube, pois eu não pertencia à Direcção, e a minha função como Presidente da Assembleia-Geral, foi a de ser apenas o garante do cumprimento processual dos Estatutário. No entanto, se o Brito quiser saber concretamente as contas do clube, penso que elas estão à disposição de todos os Sócios efectivos. Logo, o meu amigo, se tiver as quotas em dia, tem todo o direito de as consultar.

Mas eu de uma maneira geral, e porque este espaço tem a principal função de promover debate sobre as coisas públicas, vou dar-lhe a conhecer como se distribui a dívida de 22 500 euros apurada em 2006 e imputada à Direcção que o meu amigo presidiu, em valores arredondados:

- Amortização pela Direcção cessante: 9 700 Euros (è só consultar documentos)
- Dívidas perdoadas por sócios, que você sabe quem são: 1 800 Euros
- Dívidas de bebidas e materiais da Discoteca, feitas pelos “artistas” que o meu amigo lá meteu, e que não estão pagas: 3 575 Euros
- Obras das Casas de Banho: 3 272 Euros
- Tratamento de equipamentos: 400 Euros
- Federação Portuguesa de Futebol: 3 750 Euros

TOTAL: 22 497 Euros

Como vê, e o meu amigo sabe, a Matemática ainda é uma ciência exacta…

Tem a palavra o João de Brito Mena Antunes

Sempre ao dispor:

jbuga

Bonito disse...

Nesta fase da vida do GDA, na véspera de uma Assembleia importantíssima para o seu futuro, quero destacar dois aspectos:

1º - O GDA provou ser uma Associação idónea! Perante as dívidas, procurou liquida-las. Esta Direcção teve como principal objectivo “limpar” a imagem do GDA, denotando uma preocupação evidente no bom-nome desta Associação, o que, nos dias que correm, já não é nada usual!

2ª – Retirando dívida paga, perdões, dívida à FPF e dívidas que a Direcção não considera responsabilidade do GDA, a dívida actual do clube é de € 3.636,51. Se considerarmos que falta receber metade do subsídio da CMM, referente a 2008, o qual se cifra em € 3.750,00 podemos concluir que o GDA tem a sua situação financeira praticamente saneada, pelo que, julgo, não será a mesma que inibirá os sócios de constituir uma Direcção para o futuro…


Grande Abraço
Bonito Dias