terça-feira, 8 de julho de 2008

Festa da Relva da Asseiceira, um verdadeiro acontecimento social…








No último fim-de-semana teve lugar a (já) 18ª edição da festa da Relva da Asseiceira. Aquilo que começou por ser mais uma festa popular tornou-se num verdadeiro acontecimento social do Concelho. (Realizando-se a escassos cem metros da casa que me viu nascer e crescer, também a mim ela me diz muito!)

O “segredo” parece estar na conjugação de vários factores: o local aprazível, o tempo de verão, os bons petiscos, o bom vinho, a simpatia dos festeiros e um conceito à espanhola de não cobrar entradas, fazendo a receita no “comes e bebes”.

Este ano não fugiu à regra. Principalmente no sábado à noite, o acontecimento social teve lugar! O recinto encheu-se para o jantar e, nessa noite, pudemos assistir a algumas “movimentações” interessantes.

A mais notada foi a presença, na mesma mesa, do candidato do PS à Câmara e daqueles que dizem ser os seus braços direitos. Digamos que, nesta festa, parece ter acontecido o lançamento (social) da equipa do PS candidata às próximas autárquicas.

Nessa noite o Sr. Presidente da Câmara não se “deixou ver”, tendo visitado a festa na tarde/noite de Domingo (já com a minha máquina fotográfica sem bateria).

Relativamente às possíveis listas independentes, que o jornal “Alto Alentejo” referiu na sua última edição, não foi clara qualquer “movimentação”.

Também foram lá vistos alguns elementos do Fórum Marvão, sempre atentos aos acontecimentos… Uns na sua pose normal de ave de rapina (“escondidos” nos óculos de sol), outros mais preocupados com “devaneios” gastronómicos e outros, ainda, mais no fim, (tipo arma secreta) querendo passar despercebidos…

Mas, esta festa teve outra particularidade. Alguma logística (como por exemplo o palco) veio de Castelo de Vide (!?!?), em vez se ser montada pela Câmara de Marvão, como habitualmente.

Eu serei o último dos últimos a fazer juízos de valor sobre esta situação. Mas creio que, sobretudo, existiu falta de diálogo entre as pessoas certas para resolver o problema/discórdia.

Sou, contudo, o primeiro dos primeiros a lamentar este triste desfecho!

Grande Abraço

Bonito Dias

4 comentários:

João, disse...

Bela “Reportagem” esta do enviado especial Fórum ao evento social da Relva da Asseiceira, de fazer inveja à «OLA», sobretudo o texto escrito, já que o fotográfico, ficou um pouco prejudicado pelas “personagens”…

Há quase uma dezena de anos que ali me não deslocava e fiquei impressionado positivamente com a dinâmica desta iniciativa, como a “comida” continua a reunir as pessoas. Só se estranha que o “modelo”, devidamente testado, não tenha influenciado outras localidades e actividades do nosso concelho.

Existe no entanto, algo que deve ser realçado nesta festividade: o muito trabalho praticado pelos seus organizadores e por todo o povo da Relva. Voluntariamente, e numa animosa comunidade, que não é muito normal por estas bandas.
A esta actividade não será alheia a existência de uma “liderança” forte, com objectivos bem delineados, conhecimento profundo do contexto em que se realiza, e, sobretudo, organização e trabalho em equipa, com a finalidade de se obterem resultados para engrandecerem a sua terra.

Certamente, nem os seus organizadores se dão conta deste exemplo de Gestão, porque a sua maioria, são gente simples e humilde, que apenas foram à escola para aprenderem a ler e a escrever, e, principalmente, aprenderem a fazer contas, que é uma coisa essencial nas organizações. No entanto, mostram aqui um exemplo a muitos doutores e engenheiros, que por aí florescem como cogumelos, em tempos de primeiras chuvas.

Depois, no fim, parece que ainda, com os trocos que lhes sobram, acabam por os doar a uma das Instituições mais nobres do concelho: Os Bombeiros Voluntários de Marvão.

Estão de parabéns os da Relva d´Asseiceira!

TA: Quanto ao resto, são meras exibições de pavões…


jbuga

Clarimundo Lança disse...

Buona giornata
Os papperazzi, estão para as Estrelas, como os Marroquinos para as bugigangas, estão por todo lado.
Ponto 1
A cem metros de casa, e com a objectiva na mão, não captaste o local onde antigamente havia uma choça, que entretanto fora pasto das chamas… desinformação.
Ponto 2
O segredo, como dizes, e bem, é ……………txaram………………. TRABALHO DE EQUIPA.
Ponto 3
Sim, efectivamente foi a rentré política do Eng. Nuno Lopes, como candidato efectivo á CMM, pelo PS, devidamente acompanhado pela sua quadrilha de muchachos/as.
Ponto 4
Como não somos dado às massas, aparecemos pela tarde/noite. Mas não entendo, também havia Frango Assado, sinceramente não percebo….
Ponto 5
Falo noutro ponto mais á frente.
Ponto 6
Havia mais membros do referido FORUM, mas optaram pelo anonimato, percebemos…..
Ponto 7
O palco foi gentilmente cedido pela CM de Castelo de Vide, não haverá por lá mais nada para emprestar ao CONCELHO. Quando já nem vontades/diálogo, para se montar um simples palco para a música, existem, retirem as conclusões que quiserem, que eu coloco as minhas.
Ponto 8
Nas entrelinhas (fotos), fica também que, a bancada laranja optou por colocar estrategicamente as suas peças, quais SS.
Ponto Único
Aqui sim, PSD e PS, há que preocupar, porque a notícia do “ALTO ALENTEJO” tem toda a razão de existir, pois os Independentes, como se prova na Matemática… 1+1+1=CMM, ora
PSD+PS+INDEPENDENTES=100%
20+20+INDEPENDENTES=MARVÃO 100%
Buona cera.

Clarimundo Lança disse...

Lendo apreciei, de Castelo de Vide, não quer por isso dizer, que seja CMCV, por isso ressalvo C.M.C.V..
Com desculpas

Jorge Miranda disse...

A secreta do Blog, foi informada que existiu um suborno por parte do Jet Oito para aparecer nas fotografias... a ùnica duvida para o processo seguir os tramites legais é saber se o suborno foi em minis..
A secreta