quinta-feira, 22 de março de 2012

Marvão em Notícias

Na terra das Lombas
(Jornal Alto Alentejo)



(Abrir Hiperligação para ler)



Ponte da Madalena
(Jornal Alto Alentejo)

(Abrir Hiperligação para ler)


Cadidatura a Património Mundial
(Jornal Alto Alentejo)

(Abrir Hiperligação para ler)


Comboio "Lusitânia" vai continuar a circular
(Jornal Alto Alentejo)

(Abrir Hiperligação para ler)


Sever Hotel Rio - Tranquilidade e conforto na Portagem
(Jornal Fonte Nova)



Simplicidade, bom gosto, conforto, tranquilidade e uma paisagem maravilhosa são apenas alguns dos muitos atractivos que o Sever Hotel Rio tem à disposição.

A unidade, implantada na Portagem, resultou de uma reestruturação profunda do Hotel Pensão Sever. Com 19 anos de existência, a proprietária Julieta Garraio admite que a infra-estrutura "necessitava muito de acompanhar a evolução dos tempos". Dez dias bastaram para elaborar a candidatura e "sem muita esperança e para surpresa minha", dois meses depois a candidatura estava aprovada.

A transformação desta casa, situada na margem direita do rio Sever, foi enorme. "Partiram-se muitas paredes e mudou-se o layout", recorda a proprietária. Em Dezembro do ano transacto, e num espaço de quatro meses, a obra estava pronta.

O investimento, de acordo com Julieta Garraio foi "avultado", rondando os 200 mil euros. Mas, mesmo assim, acredita que "vai valer a pena", sobretudo porque "temos a possibilidade de o cliente poder desfrutar de uma boa refeição no restaurante, ter um quarto muito acolhedor, tranquilidade e uma paisagem maravilhosa".



Uma vista que Julieta pretende tornar ainda mais maravilhosa com o derrube da parede da recepção. "Vamos meter um projecto à Câmara para colocar uma parede em vidro. O cliente entra aqui num túnel de flores e olha para a frente e está no meio das árvores a ver Marvão", ambiciona.

De realçar que, após uma visita ao espaço, o Turismo de Portugal atribuiu-lhe a classificação de hotel de 3 estrelas pela qualidade. No entanto, e no decorrer de uma visita na manhã de Sábado, Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, considerou que esta unidade "merecia 4 estrelas".

Felicitando a "amiga de longa data" que "resiste de que maneira e continua a investir", fazendo um "esforço" para revitalizar a sua unidade, o responsável confessou que ficou "encantado"."É uma unidade pequenina, muito familiar, interessante e bonita", além de que "tem uma vista fantástica", enalteceu Ceia da Silva.

Recordando que "há cinco anos que falamos na remodelação", Vítor Frutuoso, presidente da Câmara de Marvão, aplaudiu o empenho de Julieta Garraio, referindo que apesar das dificuldades que passou para fazer a obra "alcançámos o grande objectivo de ter aqui mais uma hotelaria, com muita dignidade, como oferta" no concelho.

Concretizada numa "zona idílica" que neste momento está a ser alvo de uma requalificação por parte da autarquia, Vítor Frutuoso realçou que o turismo é "a nossa grande saída".


CIMAA e Sierra de San Pedro acordaram estabelecer protocolo de colaboração, com Marvão como "ponta-de-lança".
(Notícias de Castelo de Vide)



Vai ser estabelecido um protocolo de cooperação transfronteiriça entre as comarcas da Sierra de San Pedro e os Municípios do Alto Alentejo representados na CIMAA.
Trata-se de um protocolo de colaboração visando executar projectos e optimizar recursos e instalações, estreitando ainda mais os laços de comunicação entre ambas as regiões.

O Protocolo pretende identificar todas as áreas municipais específicas nas quais é possível aumentar a cooperação transfronteiriça, com o objectivo de optimizar recursos e agrupar o máximo de população possível para enfrentar projectos e acções que separadamente se mostrariam impossíveis concretizar.

Os primeiros passos nesse sentido foram dados no passado dia 14 de Março no decorrer de uma reunião em Valência de Alcântara a que estiveram presentes a alcalde Pablo Carrilho, Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Victor Frutuoso, o Presidente da Mancomunidad de Municípios Sierra de San Pedro, Rodrigo Nacarino, e o seu homólogo português no Alto Alentejo, Armando Varela, presidente da CIMAA.

Nesta primeira reunião, já ficaram apontadas algumas das áreas de actuação que integrarão o futuro protocolo, tais como a potenciação do sector agro-pecuário, o turismo, nas suas vertentes meio ambiental e patrimonial, a cultura ou as actividades desportivas.

Este último aspecto, das actividades desportivas, foi aproveitado pelo Presidente da Câmara Municipal de Marvão para indicar a possibilidade de aproveitamento conjunto dos equipamentos que existem em algumas localidades da fronteira, para obter a sua optimização e garantir uma manutenção que, na actual situação de crises, se está a tornar individualmente muito difícil.

Por seu lado, o Presidente da CIMAA referiu a necessidade de conceber uma carta de mobilidade que permita potenciar e optimizar os intercâmbios fronteiriços e a circulação de pessoas de ambos os lados da raia e a conveniência de realizar uma agenda conjunta de eventos culturais e festividades que possibilite uma melhor difusão e alcançar um público potencial muito maior.

Nas palavras de Armando Varela, “sempre terá mais rentabilidade um projecto dirigido às 300 mil pessoas que convivem na fronteira luso-espanhola que um que se limite a às 6 ou 12 mil pessoas da zona mais imediata”, razão pela qual a próxima assinatura do protocolo entre a Mancomunidad Sierra de San Pedro e a CIMAA não será mais do que o início de uma caminhada “à qual queremos que se junte o resto das Mancomunidades de Municípios extremenhas fronteiriças com o Alto Alentejo, tanto a Sul como a Norte da região”.

Por seu turno, o Presidente da Mancomunidad e o Alcalde de Valência de Alcântara destacaram a importância do trabalho que agora se inicia, dada a necessidade de abordar de forma conjunta problemáticas e reptos que são comuns. Desta forma, segundo Rodrigo Nacarino “com a redacção e assinatura deste protocolo abre-se todo um leque de possibilidades para uma zona, cujas características especiais requerem incrementar ao máximo a cooperação e integração transfronteiriça”.

Um comentário:

Helena Barreta disse...

Que bem se come no restaurante do Sever.

Parabéns pelo investimento.