quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A estrada das árvores fechadas



Há quem lhes chame "árvores fechadas", e outros talvez, "árvores com cuecas" e é sem dúvida um dos nossos mais bonitos cartões de visita, para quem chega ao Concelho vindo de Castelo de Vide.

Nos últimos anos, aparentemente, faltou-lhes o trabalho de preservação de que necessitavam. Assim, muitas delas morreram...

Foi então com redobrada alegria que verifiquei a intervenção recente. Os trabalhos parecem ser de limpeza e estendem-se à zona envolvente ao Ribeiro das Trutas.

Será que prevêm também uma solução para o problema de falta de espaço quando se cruzam pesados?

Se será suficiente, não sei avaliar, replantar não sei se seria possível...mas era urgente, isso sem dúvida.

A foto foi roubada ao Fernando

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Que boa notícia, fico muito satisfeita por saber isso.

Desde que me lembro de mim, e já tenho 47 anos, sempre que chegava a São Salvador isso significava que estava a um, dois minutos de atravessar esse estrada maravilhosa e dar início às férias grandes. Hoje, quando aí estou de férias ou fins-de-semana, não passa um dia que não percorra, a pé ou a correr, a Estrada das Árvores Fechadas.

É uma estrada estreita para o tráfego, principalmente camiões, mas é tão bonita!

Nuno Vaz da Silva disse...

Diga-se que a estrada e as respectivas àrvores estão protegidas como Património Municipal e que foi com tristeza que vi que algumas se tinham perdido, situação já prevista no EIA do campo de golf (devido ao fosso cavado entre a estrada e o green). Diga-se ainda que as autoridades competentes (nomeadamente Parque Natural e Ministério do Ambiente) desvalorizaram, à data, esse risco ambiental. Faço votos que as àrvores sejam repostas e que esta limpeza perserve as sobreviventes por muitos e bons anos!