segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bem-vindos a 2012

O Fórum Marvão foi, certamente, o sítio mais visitado da vida marvanense no ano de 2011. Foi também o ano em que atingimos o recorde de consultas. Foram quase 100 000 consultas (95.018), numa média de 8 000 consultas/mês e cerca de 260 consultas/dia.

Convém recordar que no total, desde que abrimos portas em Maio de 2008, o Fórum já teve cerca de 185 000 visitantes, com aproximadamente 350 000 consultas. Digamos que é obra para um Blog que se dedica a um pequeno concelho com 3 500 habitantes, onde a maioria são pessoas idosas e com pouca acedência a estas coisas da blogosfera.

No Quadro 1 podemos observar que no ano de 2011, o mês com mais consultas foi o mês de Abril: 11 447 consultas, recordista desde que instalámos estatísticas aqui na casa. É ainda de realçar que nos últimos 3 meses do ano o nº de consultas foi sempre superior a 8 000/mês. Isto é mais de 300 consultas/dia.

Quadro 1 - Estatísticas do Fórum 2011



Temos no entanto consciência, que o Fórum Marvão tem lacunas e está longe de corresponder às aspirações dos seus criadores. Gostaríamos de ser muito melhores. É com alguma pena nossa, que vemos o Fórum não ser um espaço mais plural socialmente, culturalmente e, mesmo politicamente. Seria bom para a vida do concelho que existisse uma participação mais assídua de todos os colaboradores, para que este espaço fosse um verdadeiro “motor” (ou pelo menos chave de ignição), da vida marvanense.

Bem sabemos que às vezes não agradamos a todos e somos incómodos, sobretudo para os poderes instituídos, como o são sempre aqueles que emitem opiniões e críticas. No entanto, e contrariamente, ao que pensam muitos desses actores do poder dominante em Marvão, este espaço tem uma função construtiva na vida marvanense, nem que seja, muitas vezes, como contra-poder.

Como alguém afirmou: “... o controlo da Democracia não está em saber quem detém o poder, mas sim como se controla esse poder.”

Num concelho com défice de massa crítica muito acentuada, com uma oposição autárquica muito pouco actuante e com dificuldades de afirmação devido às mais variadas circunstancias, a existência de um espaço democrático, responsável, e de crítica livre, deveria ser considerado por todos com uma lufada de ar fresco, num ambiente às vezes “saturado”.

Uma coisa será certa para 2012, o Fórum vai manter-se de portas abertas para todos os bem-intencionados e empenhados em discutir a coisa pública. À porta ficarão todos os mal-educados e interessados nos ataques pessoais.

Por tudo isto, e porque sabemos que temos público, o Fórum Marvão renova aqui mais uma vez os seus princípios para o ano que agora se inicia, procurando todos os dias fazer melhor.

5 comentários:

Catarina disse...

Um blog é um espaço que se quer dinâmico, e por isso mesmo, nos dias que correm, em que todos nos debatemos com falta de tempo, é muito difícil de manter.

Como espaço virtual que é, tem os seus defeitos. No entanto, penso que o Fórum Marvão tem conseguido manter-se fiel aos seus objectivos: ser essencialmente um espaço de reflexão.

Que se mantenha então, por muitos e bons anos, porque a crítica quando bem feita, quando assinada e quando fundamentada, é necessária e salutar.

Garraio disse...

E que, de uma vez por todas desapareçam daqui aqueles que, em primeira instância, não acreditaram nos princípios nobres que criaram este espaço.

E que de uma vez por todas desapareçam aqueles que se aproveitaram do "desacelerar" de alguns colaboradores, e indevidamente encontraram espaço para aqui virem espalhar o seu veneno e o seu ódio, fruto de questõezecas pessoais que nada têm a ver com o espírito inicial deste espaço.

E que de uma vez por todas se deixe de bater no "céguinho" como se ele fosse responsável por toda a cegueira do nosso mundo mundial.

Viva Marvão. Abaixo o bruxedo.

Helena Barreta disse...

Não sou marvanense, nem alentejana, sou só encantada pelo Alentejo e por Marvão em particular e descobri que com o Forum Marvão fico mais perto de Marvão e do que por lá se passa. Gosto das pessoas e de saber do desenvolvimento e do que vai sendo feito pela região.

Agradeço, por isso, a quem escreve no Forum Marvão e faço votos para que continuem a actualizar o blogue com temas interessantes e a dar voz a Marvão. Um bom ano de 2012.

Um abraço

nando disse...

ah ah ah
desacelerar? eu acho é que há muita gente com o rabinho preso
ah ah ah

Garraio disse...

Marra de frente. Não gosto de pegas de cernelha.