domingo, 1 de janeiro de 2012

Agora é que vão ser elas...

Nem sempre quem faz a despesa..., é quem paga a conta:

Segundo o Jornal Económico:

Calendário da dívida portuguesa em 2012

Portugal terá de devolver 23,4 mil milhões de euros aos investidores em dívida da República em 2012, tendo em conta o valor dos títulos de dívida que atingem a maturidade e as taxas de juro que se comprometeu a pagar aos detentores de Obrigações do Tesouro.

Este mês vence uma linha de Bilhetes do Tesouro no valor de 2,3 mil milhões de euros.

Segundo os dados do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, Portugal terá de devolver 8,58 mil milhões de euros referentes a cinco linhas de Bilhetes do Tesouro que atingem a maturidade. Além destes títulos de dívida de curto prazo, o Estado terá ainda de fazer face a uma mega-amortização de Obrigações do Tesouro no valor de 10,2 mil milhões de euros. Estes títulos atingem a maturidade em Julho.

Além dos títulos de dívida que atingem a maturidade, Portugal terá ainda de pagar os juros referentes às taxas de cupão das 14 linhas de Obrigações do Tesouro que permanecem vivas. Contas feitas, o montante a pagar em juros situa-se em 4,7 mil milhões de euros.

O mês de Junho será o que representará um maior esforço para a tesouraria do Estado português. Isto porque conjugando o valor das obrigações que vencem e as taxas de cupão a pagar, Portugal terá de gastar 12 mil milhões de euros para fazer face aos compromissos que assumiu com o mercado.

Nenhum comentário: