quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Anta - Beirã Unidade de Longa Duração e Manutenção já funciona

In "Jornal Fonte Nova" desta semana:

"Com capacidade para 10 doentes, a directora técnica Sónia Lopes Mimoso revelou ao nosso jornal que a sua entrada em funcionamento representa "um sonho concretizado" para todos os que estão à frente da instituição.

Recordando que o projecto, iniciado "há algum tempo", contou no seu percurso com "dificuldades burocráticas" que atrasaram a sua concretização dentro dos prazos estabelecimento pela Direcção, Sónia Lopes Mimoso realçou que a Unidade de Longa Duração e Manutenção "foi sempre uma carência que sentimos a partir do momento em que tivemos a nossa Unidade de Média Duração e Reabilitação". "Sentíamos que os nossos doentes estavam muito necessitados da Unidade de Longa Duração, isto porque a nível geográfico a unidade mais perto era da Urra e gostaríamos de colmatar esta situação na nossa Associação", justificou.

No final do mês de Dezembro esta nova Unidade, construída através de um co-financiamento e de um investimento da própria instituição da Beirã, começou a receber doentes. "É um processo faseado para a própria integração dos doentes e dos profissionais", realça a directora técnica, avançando que, com a abertura da Unidade de Longa Duração, a ANTA teve de alargar os recursos humanos (mais enfermeiros e auxiliares), bem como o horário já estabelecido com os dois médicos na Unidade Média.

"Ainda estamos numa fase de experiência através da qual vamos perceber se vai ser necessário alargar a contratação de pessoal, mas num concelho tão difícil e com as perspectivas de emprego a nível distrital, termos criado postos de trabalho é muito bom", congratulou-se Sónia Lopes Mimoso.

Consciente de que investir na construção da Unidade de Longa Duração "foi um risco que quisemos fazer", a directora técnica garante que a nova Direcção da ANTA, que tomou posse há cerca de um mês, pretende prosseguir o seu caminho com a finalidade de "alargar os nossos sonhos e o apoio que damos à população em geral".

Recordando que as 19 camas inicialmente previstas para a Unidade de Média Duração já passaram para 20, Sónia Lopes Mimoso acredita que alargamento semelhante poderá ocorrer na Unidade de Longa Duração. E isto porque "temos quartos bastante alargados e individuais e que pensamos que poderão ser reconvertidos em duplos. Seria muito bom se trabalhássemos com 13 camas. Fazia toda a diferença e ainda para mais quando sabemos que há listas de espera muito grandes desta população alvo" manifestou a directora técnica."

Nenhum comentário: