sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Porquê Marvão? Porque é que Portalegre nos trata assim?


(Esta circular é válida para todos os concelhos, menos para Marvão. Porquê?)


Marvão é um pequeno concelho do distrito de Portalegre com cerca de 3 550 habitantes. Neste mesmo distrito existem 4 concelhos com menos habitantes que Marvão a saber: Fronteira (3 400), Castelo de Vide (3 400), Monforte (3 350), e Arroches (3 200).

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), estrutura que gere o Serviço Nacional de Saúde no distrito de Portalegre, procedeu no inicio deste mês, a alguma uniformização dos Horários de Abertura dos Centros de Saúde, bem como o encerramento de algumas pequenas Extensões de Saúde, com a qual, manifestei Aqui neste espaço a minha concordância, opinião que continuo a assumir.

Nessa reorganização, foram criadas, algumas “junções” entre Centros de Saúde com menor população, que passaram a constituir Unidades de Saúde conjuntas, assim uniram-se:

- Arronches e Monforte
- Sousel e Fronteira
- Crato e Alter
- Marvão e Castelo de Vide

Até aqui tudo bem. A população diminuiu drasticamente nos últimos anos, os recursos são escassos e cada vez mais caros, e a organização que vigorava nestes pequenos Centros de Saúde estava completamente desadaptada aos novos modelos de prestação de cuidados, nomeadamente, as famosas “URGÊNCIAS”, que mais não eram que “sorvedoras” de horas extraordinárias para determinas classes profissionais.

Como se pode ver na Circular em epígrafe, os CS com menos de 7 habitantes passariam a ter Horários de Abertura de 10 horas diárias aos dias úteis, e de 4 horas diárias aos fins-de-semana e feriados.

Foi assim que, em 7 dos 8 concelhos abrangidos por esta mudança, passaram a vigorar Horários de Abertura dos Serviços de Saúde de 54 Horas Semanais. Há excepção de Marvão que foi contemplado com um Horário de apenas 35 Horas por semana.


Desta situação, o Presidente da ULSNA deu conhecimento por Fax ao Presidente da Câmara de Marvão, informando que os marvanenses que precisem de cuidados de saúde aos fins-de-semana e feriados que vão a Castelo de Vide. Simultaneamente, foi decidido ainda, que os profissionais de saúde que estão colocados em Marvão, nomeadamente os médicos, passam a ir fazer 7 horas semanais a Castelo de Vide.

Então pergunto eu: Porque é que não é assim nos outros concelhos? Acaso em Marvão, somos nortealentejanos de segunda?

Em Reunião de Câmara de 2/11/2011, como se pode ler aqui nas Informações do Presidente ao Executivo, este teve luz verde, para continuar diligências, com vista a resolver esta arbitrariedade. Mas o que aconteceu a partir daí?

Recentemente, ficámos a saber pela Imprensa, que por muito menos, o concelho de Avis, em muito pouco tempo, organizou uma manifestação, ocupou o Centro de Saúde, a Câmara meteu uma providência cautelar e foi aceite, continuando os serviços de saúde com os horários anteriores, abertos para servir os avisenses.

E em Marvão, em que pé estamos. O que espera o Presidente e o seu Executivo para exigir direitos iguais para os marvanenses? Acaso não pertencemos ao distrito de Portalegre? Fazem-nos descontos nos impostos? Ou o executivo só serve para andar a “chorar lágrimas de crocodilo” para a imprensa, de que o poder central nos discrimina?

Os marvanenses têm que começar a ser mais acutilantes e exigentes com o poder instituído, senão seremos sempre os prejudicados.

Mas se gostam assim, siga..., Somos diferentes!

Um comentário:

Luís Bugalhão disse...

para este post e para o que publicaste mais recentemente: em Avis aconteceu de outra forma porque aquilo é tudo malta stalinista. reflecte, que os homens fizeram-se para pensar. e age, que há que fazer alguma coisa com as ideias. abracinho.