quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Num país de dívidas e calotes, os trabalhadores que contribuam para amenizar a coisa...

Segundo directrizes do Governo Central, sugere-se às Autarquias que apliquem os Subsídios de Natal e de Férias, não pagos aos trabalhadores, para pagarem dívidas a fornecedores ou, caso não existam, para amortizarem Empréstimos Bancários.

Parece-me benzinho! Será uma forma das Autarquias diminuírem os seus défices de muitas asneiras que têm feito, e, simultaneamente, de os munícipes se preocuparem com alguma avaliação crítica e controlo ao desempenho dos senhores que elegem. Senão do bolso lhes irá sair.

O mesmo espero que a Administração Central, através do Governo, faça. Para que não se aplique o velho ditado: “bem prega frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz...”.

Se assim for, no ano de 2012 a CM de Marvão, terá uma redução de despesas na ordem dos 300 mil euros (2 milhões anuais/14 meses x 2). Como, e segundo a Vereação, a CM de Marvão, não tem dívidas a fornecedores, bem pode aproveitar para amortizar as dívidas bancárias (usadas em Obras de duvidoso valor), e que rondarão os 2 milhões de euros, no final deste ano.

Se adicionarmos a esta poupança de 2012, um valor idêntico que se verificará em 2013, poderão ser amortizados cerca de 600 mil euros.

Por outro lado, os trabalhadores autárquicos, ficam a saber onde está o seu dinheirinho, e que a partir de agora, um bocadinho das Obras dos Arranjos Paisagísticos da Piscina de SA das Areias, de Requalificação do Castelo de Marvão, de Requalificação da Piscina da Portagem, do Pavilhão Gimnodesportivo, de muitos Arranjos do Bairro Novo da Portagem, do Ninho de Empresas, e outras; têm lá investido “algum” da sua semaninha de férias no Algarve, ou das prendinhas de Natal para os filhos, ou de algumas amortizações das suas dívidas pessoais.

Mas tudo a bem da naçãozinha...

Um comentário:

Isabel I disse...

É muito reconfortante saber que o ordenado dos funcionários despedidos da Câmara de Marvão vai para o arranjo paisagistíco das casas de banho públicas da Portagem. A bem da Câmarazinha!