sábado, 27 de setembro de 2008

VISITA ÀS OBRAS DO CONCELHO DE MARVÃO

Por Proposta da Assembleia Municipal (AM), realizou-se no passado dia 26 de Setembro, Sexta-Feira, uma Visita Guiada, às Obras do concelho da Câmara Municipal de Marvão no presente mandato.

Chegada apressada do Presidente da AM, Carlos Sequeira


Estiveram presentes nesta visita, para além do Presidente da Câmara Vítor Frutuoso, a grande maioria dos Membros da AM. Feita a chamada, verificou-se que faltavam pelo PSD: Luís Vitorino, Soares da Costa, Fernando Bonito, António Mimoso e Isabel Duarte da Silva; pelo PS: Paulo Mota; e pelo CDS/PP: Mena Antunes.

Vigiados pelo Castelo Altaneiro, Vitor Frutuoso dá as boas vindas


Muito notadas foram as ausências da totalidade dos Vereadores (Pedro Sobreiro, José Manuel Pires, Madalena Tavares e Carlos Canário). Não sendo possível apurar se foi por não terem sido convidados, se por andarem muito atarefados.

Grupo de Turistas que parecia querer integrar a "Visita Guiada"
Antes de se iniciar a Visita o Presidente Vitor Frutuoso entregou a todos os Membros da AM um conjunto de Documentos onde se podia verificar que durante os três anos que leva de mandato foram investidos em Obras no concelho cerca de 4 milhões de euros (800 000 contos)
A Visita teve início nas Obras efectuadas na Vila de Marvão Sede do concelho, que teve nos últimos 3 anos um investimento em infra-estruturas de cerca de 2,5 milhões de euros (cerca 500 000 mil contos), maior investimento de sempre feito no concelho.
Estas obras podem ser apresentadas em duas componentes: Execução da Rede Subterrânea de Infra-estruturas da Vila e Plano de Intervenção nas Muralhas de Marvão.

Execução da Rede Subterrânea de Infra-estruturas da Vila

Esta obra estendeu-se pelos últimos 3 anos e custou mais de 2 milhões de euros e absorveu grande parte das atenções e energias do actual Executivo.
Obra planeada pelo anterior Executivo de Manuel Bugalho, mas toda ela executada no presente mandato.

E de facto, após as grandes tempestades, como está ainda mais bonita a Vila de Marvão.
Aqui ficam alguns testemunhos fotográficos exteriores, mas certamente quem sentirá as grandes diferenças serão os seus habitantes.

Os poucos "objectos aéreos" que ainda perduram

...mas como está bonito o "ninho de águias"!

...a brancura que irradia luz!

...mas sobretudo as infra-estruturas subterrâneas: água, luz, esgotos, tv, televisão, gás, informática!


Plano de Intervenção nas Muralhas de Marvão

Esta obra de intervenção nas muralhas visa a reparação de diversos problemas, alguns graves, que punham em risco o conjunto amuralhado da Vila.
É a maior intervenção de reabilitação das muralhas que vai desde o fechamento de juntas, reparação de parapeitos, reparação de pisos e preenchimento de rombos. Irá custar cerca de 500 000 euros.

Vista das obras no lado norte das muralhas junto das Portas da Vila


Pormenor dos trabalhos nas Portas de Rodão


Um dos arcos das Portas de Rodão após intervenção


Após a visita à Sede do concelho, partimos em direcção às Freguesias, onde visitámos as obras de intervenção dos Programas de Reordenamento das Escolas Básicas da Portagem e Santo António das Areias.
Estas obras custaram cerca 205 000 euros.


Escola de Santo António das Areias

As intervenções aqui executadas foram a ampliação da Biblioteca, reparação de pisos, execução de casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida e rampas de acesso e execução de pinturas.Estas obras custaram cerca de 100 000 euros


Vista da Biblioteca da Escola de S. A. das Areias


Rampas de Acesso para pessoas com mobilidade reduzida na Escola de S. A. das Areais


Escola da Portagem

As obras aqui executadas foram: a execução de pavilhão de recreio coberto, construção de casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida e montagem de bancadas de trabalho nas salas do 1º ciclo, e ainda, a colaboração em trabalhos de pinturas.
Estas obras custaram cerca de 106 000 euros.


Membros da AM escutando as explicações do Professor Castelinho na Escola da Portagem

Vista do "Recreio Coberto" da Escola da Portagem


Casa Mortuária dos Galegos

Nos Galegos tivemos oportunidade de visitar a obra de construção da Casa Mortuária, uma obra de que se falava à praticamente duas décadas e que agora vê a sua concretização através de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Sta. Maria, já que esta Junta era a proprietária do terreno.
A população de Galegos vê assim concretizada uma das suas aspirações, para as horas difíceis.

A nova Casa Mortuária de Galegos

Enquadramento Paisagístico da Piscina de Santo António das Areias

A juntar a este conjunto de obras visíveis, há referir a do Enquadramento Paisagístico da Piscina Coberta de Santo António das Areias, Projecto vindo do anterior Executivo, mas que teve a totalidade de execução no presente mandato e que custou cerca de 630 000 euros.
Aquisição de Bolsas de Terrenos para Desenvolvimento Social
De acordo com informação do Presidente da Câmara, adquiriram-se uma série de espaços, de acordo com o Programa Eleitoral, com a finalidade de dinamizar o desenvolvimento social do concelho, rúbrica em que o concelho se encontrava deficitário.
Esses terrenos destinam-se desde a criação de espaços para instalação de negócios, a espaços para habitação com a finalidade de se fixarem ou atraírem pessoas que contrariem o despovoamento do concelho.

Espaço junto do Quartel de Bombeiros em S. A. das Areias destinado a futuro "Ninho de Empresas"


Terreno junto à Piscina de S. A. das Areias destinado a Loteamento Habitacional


Terreno do Vaqueirinho, em S. Salvador destinado a Loteamento Habitacional


Para além destes terrenos o Presidente informou que já existem outros espaços adquiridos, nomeadamente na Beirã, na Portagem e S. A. Areias (para futura Zona Industrial).
Outras Obras
Para além do que apresentamos anteriormente, o Presidente teve oportunidade de referir um conjunto de investimentos menos visíveis mas não menos importantes para o concelho, de valor superior a 700 000 euros, das quais enunciou:
- Remodelação da Rede de Esgotos na Portagem: 100 000 euros
- Construção do Emissário de Esgotos "Olhos de Água-Portagem": 80 000 euros
- Construção e ampliação da Rede de Esgotos na Escusa: 28 000 euros
- Requalificação e Remodelação urbanas na Portagem e Escusa: 86 000 euros
- Repavimentação de diversos caminhos e estradas municipais: 190 000 euros
- Construção e Remodelação na Rede de Águas do concelho: 225 000 euros
A Visita terminou por volta das 20 Horas.
Certamente que, para uns, o aqui enunciado será pouco; outros, dirão que foi o possível; o que me parece que não deixa dúvidas é que esta iniciativa valeu a pena, para se ter uma ideia do que até agora foi feito e como se gastaram os dinheiros públicos.
Para os Visitantes do Fórum aqui fica a minha visão sobre o que me foi dado a observar.
Aguarda-se as vossas análises e opiniões.


João Bugalhão

5 comentários:

Fernando disse...

Amigo Bugalhão,
Esta reportagem diz tudo... vai mesmo para a lista... Mas eu acho bem!
Já agora; como é com os direitos de imagem dessas fotos????
Excelente reportagem e muito boas fotos. Já as entregou ao sr. Presidente para publicação no boletim municipal a "Guarita"???
Ou ainda não há dinheiro?
Abraços

Jorge Miranda disse...

Ao reporter fotográfico,apenas faltou acrescentar no périplo, futuro terreno para a instalação da 1ª Central Nuclear Portuguesa...
As pessoas querem respostas agora...porque se não vivermos o presente, o mais natural é que não tenhamos futuro, e desse modo não precisamos de tanto terreno para habitação...
Jorge Miranda

Garraio disse...

Há poucos dias, infelizmente,mas toca a todos, fui à igreja dos Galegos acompanhar o meu padrinho, que estava de partida para o Céu.

Num daqueles cigarros que os primos irmãos Garraios fumaram durante a noite, alguém me perguntou se a casa mortuária iria ser inaugurada antes de que a população se extinguisse, lá por aquelas bandas.

Eu respondi que penso que sim.


(Na foto faltou uma perspectiva das escadarias, uma orienada a este e a outra a sul)

Saúdinha.

Dai disse...

Não posso deixar de comentar que a aldeia do Porto da Espada não se vê do alto de Marvão...
Paciência...

Bonito disse...

Foram apresentadas prioridades e definidos objectivos para o mandato de quatro anos. Pode-se, e deve-se, fazer controlos intermédios. Passados ¾ do mandato já é tempo suficiente para fazer avaliações com algum rigor.

Há sinais que se tornam evidentes!

Mas ainda há "pormenores" em aberto que poderão fazer a diferença!

Desta forma, eu vou esperar pela recta final do mandato para fazer a minha avaliação e emitir, então, uma opinião o mais apoiada possível em factos…

Considero, no entanto, importante esta iniciativa da Assembleia Municipal. Esta é também uma das suas funções…


Grande Abraço
Bonito Dias