terça-feira, 2 de setembro de 2008

Os "James " em Santo António das Areias

Terminou no último sábado um dos certames mais aguardados, em cada final de Agosto, neste Norte Alentejano : A feira de artesanato e gastronomia do Crato .


Este evento, que vem melhorando de ano para ano, representa para a nossa região, como que a derradeira oportunidade, no final das merecidas férias de Verão, de assistir a grandes espectáculos ao mesmo tempo que os nossos sentidos são invadidos por múltiplas sensações : O cheiro dos petiscos ; das bebidas espirituosas ou não, da contemplação dos objectos que representam aquilo que de melhor se faz por cá em termos de artesanato e de produção industrial .


A esta “atmosfera” de puro deleite para os sentidos, não é alheia a excelente organização do evento em causa , ao rigor e profissionalismo, com os quais somos presenteados ano após ano, de tal forma que este certame não fica a dever nada a outros, que ocorrem noutras regiões do nosso país e alem fronteiras, bem menos “deprimidas”, no que ao desenvolvimento concerne .

Este ano, até havia um boletim diário informativo, com um aspecto gráfico cuidado, onde os visitantes da feira podiam tomar conhecimento da programação diária, relativa aos concertos ; gastronomia etc.


No que me diz respeito, a feira terminou em verdadeira apoteose, com o soberbo concerto do grupo britânico, James . Nesta derradeira noite, uma verdadeira multidão, bastante heterogénea : crianças ; jovens ; menos jovens ; pessoas da região ; forasteiros, estavam como que irmanados numa causa comum, que era passar a última noite de festas da melhor maneira possível e fazer com que a memória desta, perdurasse até Agosto do próximo ano . Quando o concerto acabou, os rostos denunciavam já a nostalgia do aproximar do fim das férias e a brisa que acariciava os rostos, já não era de Verão mas sim outonal e cheirava a trabalho .


Não foi no entanto no Crato que eu aprendi a gostar dos James, mas sim em Santo António das Areias em meados dos anos oitenta /noventa . Não que este grupo alguma vez nos tivesse honrado com a sua presença no Concelho de Marvão, mas sim pelo facto dos temas mais conhecidos da banda serem de “passagem obrigatória,”na antigamente activa e actualmente moribunda, discoteca “ A cave “ de Santo António das Areias .

Foram muitas as vezes, que sob o torpor alcoólico da ingestão de muitas super bocks que dancei ao som da música do grupo em causa, nas célebres matinés de Domingo, passadas na “Cave “. O tio Sabi e os restantes membros deste blogue sabem do que é que eu estou a falar, pois de certeza que todos lá passaram uns bons bocados .


Os James já estiveram em Santo António das Areias...espiritualmente .

4 comentários:

Bonito disse...

Também passei pelas festas do Crato.

Mas, em dia de Jorge Palma, o meu programa foi… “Just Girls”. Porque cá em casa o que, naturalmente, determina o “andamento” das coisas é a pedalada (horários e etc) da pequena de cinco anos!

Nessa visita, um dos pormenores em que reparei foi, também, esse “jornal” diário das festas. Tudo feito ao pormenor… de facto!

Muito se tem discutido sobre este “case study” do Crato, porque o orçamento camarário não é diferente do de muitos outros concelhos desta região. Não conheço pormenores, mas são notórios, desde logo, o arrojo e a organização.

Contudo, penso que a CENTRALIDADE deste concelho é, também, determinante para este êxito.

Até quando? Vamos Ver…

Quanto aos velhos tempos da “Cave”… Quem é que não têm saudades?


Um Abraço
Bonito Dias

Garraio disse...

Na feira da castanha já fizemos um jornal, há vários anos.

E sem que o meu amigo IPC se zangue, o nosso era bastante mais "substancial".

Unknown disse...

Boas!

Espero que as férias tenham servido para descansar.

Agora que todos começam a regressar às "origens", parece-me que existe, desde já, uma falha "grave": A NÃO DIVULGAÇÃO DAS FESTAS DA SR.ª DA ESTRELA!

Porquê?

Unknown disse...

Para a menina Tany,

Estava a referir-me a este blog em concreto - que se diz de informação!

Percebe???