terça-feira, 24 de junho de 2008

GEMINAÇÃO OU DIVISÃO?

Castelo de Piauí é uma localidade brasileira que até 1948 se chamou Marvão.

Desde 2004 (após a descoberta desta localidade na Internet), que existem tentativas de estabelecimento de contactos, por parte dos executivos marvanenses com o executivo brasileiro.

Em Janeiro de 2008, Marvão teve a visita de um Assessor de Turismo do Município de Castelo de Piauí, e desde aí, existiram diversos contactos entre os dois executivos, para aprofundamento de conhecimentos das duas localidades, tendo em vista um possível Protocolo de Geminação.

Em Abril de 2008, após aprovação na Câmara Municipal de Marvão, foi enviado para Piauí, uma proposta de Protocolo de Geminação, entre as duas localidades.

Imagem da Pedra do Castelo de Piauí


Essa proposta teve a aceitação do Prefeito de Castelo de Piauí, Dr. José Ismar Martins.

Em Maio de 2008, a Prefeitura de Castelo de Piauí, formulou um Convite para que uma comitiva marvanense estivesse presente durante 10 dias, no final do mês de Julho de 2008, para assinatura do Protocolo de Intenções.

Perante isto, ficou deliberado em Reunião de Câmara, aceitar o convite. A comitiva seria constituída por representantes da Autarquia marvanense, empresários e outras entidades públicas.
As despesas de permanência seriam custeadas por empresas do Estado de Piauí. À excepção das despesas com as passagens aéreas, que serão da responsabilidade do Município de Marvão.
A Câmara Municipal de Marvão deliberou ainda, deslocar 5 pessoas a Piauí (3 Vereadores, 1 Representante da A. Municipal e a Técnica Superior de História).


Pedra do Castelo (2)

No entanto, em Reunião de Câmara a 4 de Junho de 2008, o Presidente de Câmara, alegando dificuldades económicas, devidas à conjectura internacional, propôs o adiamento desta deslocação, levando o assunto a votação, tendo sido deliberado, por maioria, enviar a comitiva. Com votos favoráveis dos 4 Vereadores (2 PSD + 2 PS) e abstenção do Presidente da Câmara.



Assessor de Turismo do Castelo de Piauí em Marvão
Como parece, o tema está envolvido em polémica e no próximo dia 27 de Junho, a Assembleia Municipal irá discutir e aprovar (ou não) a proposta de Geminação.

Se for aprovado será que não se justifica a deslocação?

Será que a deslocação vai influenciar a aprovação da Geminação?

Que vantagens trará a Geminação?

Quanto custa ao Município a deslocação?

Os proveitos poderão superar os custos?

Em prol do concelho, estaria a comitiva disposta a pagar do seu bolso as deslocações?

Esperemos para ver…

Nenhum comentário: