domingo, 1 de junho de 2008

Centro de Artes e Espectáculos de Marvão

 gda

 anfiteatro2

Porque não apostar no futuro.

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades.

Bailaricos e similares na Sala n.º 2.

O que acham e pensam.

13 comentários:

Bonito disse...

Estas fotos do Clarimundo podem parecer uma brincadeira mas, na minha opinião, representam algo de muito importante.

Uma sala de espectáculos (teatro, cinema, música, etc) digna desse nome é mais uma das infra-estruturas que todos os outros pequenos concelhos do distrito têm e Marvão não tem.

Não tem porque os anteriores Quadros Comunitários de Apoio não foram aproveitados pela Câmara (executivo anterior), devido à inexistência de projecto.

Agora é tarde!

Por isso tenho, também, defendido que a requalificação da Sala do GDA seria a solução mais viável para o Concelho ter, finalmente, essa infra-estrutura!

Essa “obra” necessitava de um envolvimento transversal aos partidos políticos e interesses partidários e pessoais.

E, sobretudo, um grande empenho da Câmara!

No que concerne ao GDA, com a possibilidade de legalização das instalações e com a tal transversalidade actualmente existente na Direcção, levava-me a crer que as condições estariam reunidas.

Talvez estivesse enganado!

No que concerne à Câmara ainda não vi qualquer interesse nesta solução… quanto mais um grande empenho…


Grande Abraço
Bonito Dias

Clarimundo Lança disse...

Não tem nada de brincadeira, nem nada de política, é tão somente uma das minhas opiniões e talvez ajuda.
Penso que será aproveitando as ideias (podendo) de uns e de outros que se poderá contribuir para a tal melhoria de vida a que propusemos, aquando da criação deste forum.
Abraço
Clarimundo Lança

Garraio disse...

Meus meninos:

A gente só pode fazer obra naquilo que é nosso.

Logo, como o edifício em causa não é da Câmara, nem nunca foi, o Município nunca pôde, mesmo que assim quisesse, fazer projectos, e aproveitar fundos, para a sede do GDA.

Portanto, não é correcta essa história de que alguém desaproveitou fosse o que fosse nesse particular.

João, disse...

Ó ti Garraio, talvez não seja bem assim! Acho que o meu amigo anda a abordar as “coisas” muito superficialmente e talvez não seja bem assim…

Senão vejamos sem precisar de se fazer uma reflexão muito profunda, mas pegando apenas no que aqui estamos a debater: Infra-estruturas desportivas e sala para espectáculos condigna.

Se fosse como o meu amigo opina, como se explica que a CMM, vá fazer uma obra de cerca de meio milhão de euros numa infra-estrutura (Campo de Futebol) que é propriedade do INATEL?

Como se explicam os milhares de contos gastos pelo GDA no Campo de Futebol? Só o “sistema de iluminação” feita há 10 anos, custou ao Clube, mais de 5 000 contos na altura.

Como se explicam os milhares de contos gastos pelo GDA, em melhorias contínuas no Pavilhão Gimnodesportivo (que não passa de um barracão), propriedade da Casa do Povo de Areias. Que depois de se apanhar com a obra feita, mandou às urtigas o GDA e passou a receber as “rendas” vindas do Ministério da Educação, só porque o Executivo de Manuel Bugalho nunca quis moderar as relações entre as duas Instituições, num Protocolo que eu mesmo lhe apresentei e que nunca teve resposta?
Os resultados estão aí à vista, e resultam da falta de iniciativa e coragem dos nossos dirigentes, por pensarem como tu.

Digo-te mais meu caro Garraio, porque gostava que reformulasses a tua opinião. Como tu sabes, eu estive na origem do Programa eleitoral com que o actual Executivo se apresentou aos marvanenses, e desse programa, fazia parte a construção de um “pequeno centro cultural, sala de visitas, ou centro de artes e espectáculos”.

Defendi na altura, que se devia aproveitar a estrutura já existente (Edifício Sede do GDA), através daquilo que o Luís defendeu: Protocolos de Colaboração (faz-se assim em toda a parte do mundo, no desporto, na educação na saúde, etc.). Na altura tivemos horas de discussão, por causa de algumas “ideias megalómanas” de determinadas pessoas, que diziam que fariam “estruturas novas”. Onde estão elas?
Há uns tempos atrás, já os ouvi a defenderem as minhas ideias. E ou eu muito me engano, ou quando chegarmos ao fim do mandato, nem uma coisa nem outra, e o pior é, que temo que até já se tenham esquecido de tudo.

O que Marvão precisa, tanto como de “fundos” é de VONTADES, e que os Líderes o sejam de facto, e que oiçam mais do que falam.

Quando existem vontades chega-se a quase todo lado e, se lá não chegarmos, pelo menos havemos de perceber porquê…

Até lá, Marvão continua a ser o ÚNICO CONCELHO no distrito, sem uma “Sala” com condições mínimas para receber as mais elementares manifestações de culturais, sem um Pavilhão Gimnodesportivo condigno para a prática desportiva dos nossos jovens.

PORQUE SERÁ?

TA: Não estou aqui a criticar apenas o Executivo actual, estamos a criticar todos e a constatar factos.

jbuga

Clarimundo Lança disse...

Não podendo responder a tempo porque efectivamente trabalho, mas questiono...........
Como podemos ter ideias de execuções (não executadas) passe o pleonasmo de executivos (passe outra vez o pleonasmo)anteriores, que não podiam fazer determinadas obras e agora se............. positavemente, (á não. não se podiam fazer) com tanto entendimento, quando anteriormente se criticava por não fazer.......
Bilhamentos & Polidelas, Lda.

Garraio disse...

Ninguém pode fazer candidaturas sem estar estar em posse dos locais onde se vai executar a obra. E ponto final..

Era bom que não se falasse de coisas que se ignorram completamente.

Eu é que vou responder onde é que o GDA gastou milhares de contos??
O que é a CMM tea ver com isso?
Tenho ouvido coisas absurdas, mas como essa, poucas.

Que responda quem gastou esse dinheiro, se é que o gastou.

Já agora, como é que o GDA gastou milhares de contos? Onde é que gerou essas receitas?
Ou foram subsídios?

Para além disso, amigo Bugalhão, desde que começou a discussão deste assunto, não percebo quase nada do que escreves.

Parece que queres dizer umas coisas, mas depois enrolas-te e não dizes, nem escreves nada que seja entendível.

Resume e esclarece. Talvez obtenhas respostas.
Se retirares os """ e escreveres aquilo que querias escrever, mas que te arrependes à última da hora, talvez se te possa perceber.



Em relação ao vosso programa eleitoral, vocês é que sabem, vocês é que o fizeram.


Lembro-me que se falava de um centro multimédia para SAA, o que acho uma ideia absurda, inexequível e de rentabilidade mais que dividosa.

Não sei se alguém sabia realmente o que se tratava, mas acharam o nome de centro multimédia, um nome pomposo e toca a andar. Não se fez, nem se fará e o PS vai sarrazinar as orelhas com esse tema. E com alguma razão.

Mas isso são histórias de políticos, que a mim me passam ao lado.

João, disse...

CONTAS…

Amigo Garraio, possivelmente estaremos a dar uma grande seca a quem não se interessa por estas coisas do Associativismo, neste caso o desportivo. Mas isto é um como a TV, quem não gostar, mude de “canal”.

Mas perante os desafios que me lanças não posso deixar-te sem resposta. E na minha opinião, estou a tentar fazê-lo com seriedade e respeito por um amigo, que não conhece o que é a “vida” de uma Instituição como o GDA ( e não serás o único), que tem sido ao longo dos tempos mais que um “clube de pontapés na bola”.

O GDA, quando eu fui Presidente, movimentava semanalmente (52 semanas/ano), sensivelmente o mesmo número de participantes, que as iniciativas a que o meu amigo se refere como de referência.
Certamente a tua filha não esteve presente, por ser ainda muito novinha, mas estavam os filhos de outros marvanenses (a minha nunca esteve), mas eu tive conhecimento.

Vou procurar responder às dúvidas que suscitas de forma cronológica, para tentar esclarecer e como deves supor, não “falo de cor”.

1º - O argumento de que não se poder fazer “obras em locais que não se possuem” é teu. E quem tem que esclarecer como é que a CMM, fez uma candidatura para “relvar” o Campo dos Outeiros, que é propriedade do INATEL, és tu. Quando quiseres mais exemplos eu dou-te.

2º - A CMM, não tem nada a ver com os gastos do GDA, eu nunca afirmei tal coisa. A CMM, tem é que ser informada anualmente, através da “apresentação de contas do clube”, do destino das verbas das Instituições a quem atribui subsídios.
Enquanto eu fui dirigente desse clube, sempre o fiz, assim como ao Governo Central. E por isso sempre nos foi atribuída “a divisa” de Instituição de Utilidade Pública, única no concelho de Marvão.

3º - Como deves calcular o GDA, tem sido ao longo dos tempos, de acordo com os seus Estatutos, uma Associação de cariz social, cultural e desportivo. Por isso o Clube tem diversas atribuições e actividades para além das desportivas, entre as quais: uma sede com uma discoteca, uma sala com multiusos, uma biblioteca, um bar de sócios, instalações desportivas que tinha que gerir (Campo de Futebol e Pavilhão), etc.
Com este conjunto de actividades e de património para gerir, não é difícil ter custos a rondar os 30 000 contos/ano, dos quais eu te vou a passar a explicar, como se estivesse em sentido figurativo, a prestar contas a um qualquer delegado de fiscalização. E digo-te que o faço com muito gosto, não só a ti mas a toda a comunidade que se interessa por estas coisas. Também é para isso que serve este Fórum.

Vou referir-me apenas a um dos anos que te referenciei, porque é desses que possuo dados, mas actualmente a situação não será muito diferente.
Seguem então as contas da época 96/97, primeiro ano da minha presidência:

RECEITAS: (em contos)
- Bar de Sócios: 8 800
- Discoteca: 6 400
- Jogos de Diversão (vídeos): 1 200
- Quotizações: 400
- Organização de festas: 500
- Receitas do futebol: 800
- Outras Activ. Desportivas: 1 100
- Activ. Recreativas: 300
- Organização de Sorteios: 500
- Empréstimos: 800
- Donativos de Privados: 1 000
- Subsidio do IND (Iluminação do Campo dos Outeiros): 5 000
- Subsidio das Autarquias Locais: 1 2000
TOTAL----------------------28 000 contos

DESPESAS: (em contos)
- Bar de Sócios: 8 300
- Bar da Discoteca: 4 400
- Obras na Sede: 1 500
- Obras de Melhoramento nas Inst. Desportivas: 2 000
- Electr. + Água + Telefone: 1 200
- Futebol (4 Equipas de Escalões diferentes): 4 000
- Outras Activ. Desportivas (Ténis, malha, atletismo).: 1 300
- Amortização Empréstimos (pediu-se? Pagou-se): 800
- Organ. De Activ. Culturais: 300
- Aquis. De prémios p/Sorteios: 300
- Amortização de dívidas de Direcções Anteriores: 3 500
- Despesas Diversas: 300 contos
TOTAL------------- 27 900 contos

Espero ter contribuído para esclarecer os visitantes do Fórum, sobre algumas dúvidas que não são apenas do amigo Garraio. Ele foi apenas o entrevistador…

TA: Quanto ao Centro Multimédia, esclareço-te mais tarde.

jbuga

Luís Bugalhão disse...

ó jbuga, qd é q deixas de andar na sombra e saltas para a frente do palco? atão não é de gente concisa e objectiva, com um discurso sintético, que esse concelho precisa?

boas respostas, à altura de todos, mm dos que disso nada sabiam, cm eu (e parece que não só, eh, eh, eh...).

e assim sendo, cm é que as lições do passado não se aprendem? mm que não sejas candidadto a presidente da lista desse malfadado binómio agora ps/a seguir psd nas próximas eleições autárquicas (e isto não passa duma brincadeira minha, não pq não fosses um bom candidato, mas pq tens pouca propensão para modernismos, e por aqui me fico), ao menos faz com que essa experiência efectiva renda novos procedimentos, e deixa lá a roupa suja para o 'tribunal das lavadeiras', que é o lugar destinado a essas peixeiradas. se há uma evidência tão grande que o GDA (este tb com maiúscula a partir d'agora nos meus comentários)é viável, do que é que se está à espera? ou será que as invejas e os assuntos mal esclarecidos (as tais não inscrições do j. gil) vão continuar a marcar as (in)decisões nesta matéria?

isto, sendo-o, não é política. não no sentido das guerrinhas partidárias. todos dizem que não têm nada a ver com partidos, que defendem é ideias, mas vai-se a ver: é nomes de cabeças de lista (derrotados e vencedores); é o ps p'ráqui, o psd p'rácolá;...

mas isto aqui é o prós e prós da dra fátima, ou andam a brincar com os factos, ahhh... c'a tropa (q'aqui sou eu que represento, até ver...).

toca mas é a fazer 'lá dentro' (espero que entendas estas aspas ti garraio), o que aqui se tem proposto e avançado. acho q'esta balhana tb surgiu para fazer lobbying, ou não? e olha qu'esta até uma ideia bem modernaça: dantes chamava-se 'unir esforços', depois passou a 'reunir cinergias' e agora, em estrangeiro e tudo, ficou mais abrangente, pois integrou o conceito bem 'tuga de 'cunha'. por isso, metam lá uma cunha ao senhor (não ao do céu, ao de Marvão) e avancem a sério para melhorar a qualidade de vida dos marvanenses com esses dois projectos.

ou volto a estar a ver mal o filme?

abraço

João, disse...

ERRATA DO COMENTÁRIO ANTERIOR:

Na Rubrica Receita (Subsídios das Autarquias Locais)onde se lê 1 2000,deve ler-se 1 200 (Mil e duzentos contos)

jbuga

Luísa Garraio disse...

Não sei quase nada sobre o GDA, em tempos longíquos( penso que o meu pai me fez sócia...há para aí uns vinte e tal anos e me levava a alguns jogos de futebol onde os jovens corriam num campo muito desconfortável....)até convivi um pouco com o pessoal do grupo(ainda hácá em casa umas fotos com o meu mano Manecas de guarda-redes, imaginem!!!).
Agora mais uma vez sublinho que apenas fiquei a saber através do que me foi apresentado neste fórum, os desafios/problemas que "afrontam" o GDA...
Mete-me um pouco de inveja quando passo por Castelo de Vide e vejo "aquela zona desportiva" digna de nome e com aspecto saudável deste século...e é logo aqui ao lado...
Há pouco tempo entrei no Pavilhão desportivo de Santo António e de facto, parece um monstro a precisar de "actualização"...
Depois penso no "tanque" que foi construído e que se chama "piscina municipal" e apesar de ter de dar os parabéns pela sua existência( melhor este do que nenhum)lamento a não construção duma piscina com uma dimensão razoável...assim por exemplo como a de Castelo de Vide, para não ir mais longe....
E o nosso concelho o que tem em termos de infraestruturas desportivas digas desse nome???
E os nossos jovens bem precisam de ter condições para praticar desporto...
Já agora que se está a apostar em "dar" algumas actividades aos jovens e não só, também me apetece perguntar o porquê do Judo se realiza na Portagem e todas as outras em Santo António das Areias???
Esta questão prende-se com alguns comentários que se ouvem e com alguma razão na minha opinião, porque serão sempre os mesmos a ter de se deslocar...e quantos jovens frequentam o Judo que não sejam da freguesia de São Salvador da Aramenha??
De facto concordo plenamente com a afirmação que a "coragem" politica tem de ser forte, e não nos podemos "desculpar" sempre com erros do passado, alguns até se podem corrigir assim haja vontade...

Luísa Garraio disse...

Acho que me afastei um pouco do "tema"...que tinha mais a ver com uma sala de espetáculos, acolhedora e que no meu entender se poderia remodelar essa sala onde se situa a sede do GDA e talvez ficasse mais barato do que fazer uma de raiz...
Mas iremos esperar mais quanto tempo??essa burocracia toda que encrava sempre tudo...e que nos impede de facto de melhorar as condições de vida dos Marvanenses...
Esse sentido de oportunidade que parece teimar em faltar e tanto nos impede de ir mais longe... e vemo-nos iguais em muitas coisas como há muitos anos atrás...
Será que o "progresso" também passa por aqui???

Garraio disse...

Amigo João:

Ele há vezes que se matam dois coelhos de uma cacetada, mas com este comentário deves ter morto uns duzentos pelo menos.

Depois de ler atentamente tudo o que tiveste a paciência de me explicar, respirei de alívio, por várias razões.

Primeiro, porque afinal o GDA não é nenhum clube que esteja agarradinho aos subsídios externos.

Segundo, porque se demonstra que é uma colectividade com vida e com vários pontos de actividade bastante diferenciados;

Terceiro, porque tem (ou tinha na altura) contas perfeitamente saneadas, o que é de louvar.

Neste momento levanta-se a dúvida de qual o impacto que o quase encerramento da discoteca pode ter nas receitas, porque é possível que seja significativo.

Quanto ao tema do relvado, acho que foi celebrado um protocolo entre O DONO (imprescíndível) do campo que penso ser o INATEL e a Câmara, protocolo esse que vigorará (creio por 20 ou 25 anos)

Para além disso, um relvado é um bem duradouro e amovível, não sendo, portanto, comparável com obras definitivas a realizar em ímóveis.


Eu também penso que o edifício da sede do GDA, está a precisar de uma intervenção que o recupere, porque , as coisas não são eternas, e já se nota a degradação dos equipamentos. Lembro-me, por exemplo que a minha gaiata, aquando da estreia do Teatro, no S. Marcos, me disse que os camarins estão muito, muito, mal.

Sou a favor de uma intervenção que venha restaurar aquilo que se encontra deteriorado e até acho que o Município deveria intervir, dentro da medida do possível.

É evidente que esta ideia está afastada de qualquer síndrome de megalomania que possa passar pela cabeça de mentes mais ousadas.

Tornar o edifício funcional, em suma. Nem deve custar dinheiro por aí além. E vistas bem as coisas, se houver vontade dos sócios, é formular (o GDA!) uma candidatura que vise atingir esse objectivo. Se calhar, não é difícil acharem-se apoios externos que cubram a parte não financiada do projecto. (Digo eu...)

Voltando ao tema do subsídio ao GDA, se calhar, o Grupo até pode prescindir dele, se lhe forem dadas contrapartidas por outras vias. Transportes, equipamentos, etç.

Termino contando-te uma acerca de apoios e subsídios.

Estou a cumprir o meu segundo mandato como secretário na direcção da Sociedad Fomento de Artesanos, em Valência.

No ano passado demos uma conferência com o nosso matador de toiros, o Víctor Mendes.
Foi-nos prometido um subsídio por parte do Ayuntamiento, cujo montante só nos foi indicado à posteriori. Quando soube quanto era, imediatamente avisei o Presidente de que, por mim, recusava aquele subsídio. E acho que acabámos por não o receber.

Isto para dizer que, nestas e noutras coisas, não há nada como sermos autónomos.

João, disse...

Obrigado Garraio, em nome do GDA.

No que acrescentas de novo, é exatamente aquilo que eu defendo também.

VONTADES...(como as da Blimunda do Memorial do Convento).

Muita lucidez também da Luisa.

Não tenho mais palavras...

jbuga