segunda-feira, 2 de junho de 2008

BALANÇO DO 1º MÊS

Caros frequentadores do Fórum Marvão, chegámos ao final do mês de Maio, primeiro mês deste Projecto que foi para o “ar” no passado dia 7.

Se tivéssemos o atrevimento de fazer alguma avaliação precoce, desta primeira vintena de dias da vida do Fórum, poderíamos ser levados a afiançar que esta ideia podia ser considerada um êxito, em relação às expectativas daqueles que estiveram na origem deste projecto.

Ao longo deste período de “pós nascimento”, mais de 1 000 visitantes transpuseram estas portas, numa média de 50 visitantes/dia, em que, cada um destes fez cerca de 3 entradas/dia, nesta “casa” que é de todos.

A todos muito Obrigado pela visita e voltem sempre.

No entanto, da nossa experiência de vida, sabemos perfeitamente que as avaliações não devem ser feitas no início das coisas (a nós ainda nem nos caiu os restos do cordão umbilical), mas sim no fim e, por isso, esta curiosidade que parece ter existido da vossa parte nestes primeiros dias, tem que ser sempre renovada e este grupo de amigos espera contar com a vossa confiança e colaboração, para podermos realizar os objectivos que traçámos.

Num breve balanço, podemos constatar que existe “massa” para o arranque, como o atestam os 18 Posts publicados e os 125 comentários feitos.
Aqui trouxemos diversos assuntos da nossa vida em comum, desta comunidade que são os marvanenses. Da vida social e política ao humor, da arte à poesia, do sério ao nem por isso. Se mais não dissemos, é porque também somos limitados.
Mas sobretudo houve seriedade e respeito. Embora não tenhamos que estar sempre de acordo e façamos um aceso debate de ideias e opiniões.

Para auscultarmos as vossas e nossas opiniões, sobre alguns dos assuntos que aqui trouxemos a debate, lançámos 4 perguntas simples, sobre os temas que aqui tratámos e das quais, convém, agora analisar. Sem que estas se tornem demasiado vinculativas da opinião dos visitantes, e muito menos dos marvanenses, pois temos o conhecimento científico suficiente, para daí não tirarmos extrapolações abusivas.

A primeira questão que pusemos aos nossos visitantes, teve a ver com um dos Projectos mais falados, não só em Marvão, mas também em todo o país, e estava relacionada com a Candidatura de Marvão a Património Mundial, um processo que se desenvolveu nos últimos 10 anos e acabou por ser retirada a candidatura, porque existia a ameaça de que se fosse “chumbada”, não se poderia voltar a elaborar outra.

Pensamos que muito ficou por dizer acerca deste assunto. Apesar de ameaças de se contarem algumas das “peripécias” em que se viu envolvido este Projecto. O facto é que se acabou por dizer muito pouco e este assunto continuará envolvido no tal “tabu marvanense”, como referiu Fernando Bonito.

Para a história deste tema, ficam alguns dados como o provável “milhão de euros” gastos com esta campanha (João Bugalhão). Ou o entrar numa nova aventura (Adesão à NaturTejo/Geopark), com novos custos e sem implicar a comunidade marvanense, sem que se tenha feito uma séria avaliação desta (Luís Bugalhão). Ficando ainda no ar a discussão sobre qual o tipo de Turismo que interessará a Marvão (Jorge Miranda/Fernando Bonito).

Quanto ao nosso inquérito, como se pode verificar no Quadro 1, responderam 45 Visitantes. A maioria 65% respondeu que, mesmo apesar de não concretizada, consideravam este Projecto “Importante” ou mesmo “Muito Importante” para o concelho.

Sendo no entanto de referir, que para 35% da nossa amostra de visitantes esse Projecto não teve avaliação positiva.

A segunda questão que efectuámos teve a ver com o mais caro projecto realizado em Marvão,
“As obras das Infra-estruturas Subterrâneas da Vila de Marvão”, obras essas que tiveram custos superiores a 2 Milhões de Euros, programadas pelo Executivo de Manuel Bugalho, mas realizadas na sua totalidade pelo Executivo de Vítor Frutuoso.

Foram grandes as polémicas que envolveram estas obras, desde os transtornos que causaram a toda a população da vila, as mudanças de eventos que tiveram que se fazer para outros locais do concelho, coisas mal projectadas, as célebres “caixas de plástico” da EDP e os “palanques para os caixotes do lixo” (como referiu António Garraio), os poucos lugares de estacionamento, etc. Muitos custos acrescidos, e alguns mesmo políticos, que ficarão para o futuro.

O facto é que nada se faz sem custos e a “OBRA” aí está quase terminada, e esta parece que valeu a pena para a grande maioria dos nossos 31 Visitantes.



Como se pode verificar no Quadro 2, com 71% a terem uma “Opinião Positiva” das obras efectuadas. Contra apenas 29% que referiram ter uma “Opinião Pouco Positiva” ou mesmo Negativa, das referidas obras.

A terceira questão que pusemos aos nossos visitantes tem a ver com as sempre difíceis “relações transfronteiriças, Marvão/Valência”.
Muito pouco se falou sobre esta temática e, certamente, muito haverá para debater no futuro. Nem tão pouco se debateu a tal célebre “Ponte das Castelhanas”, que reduziria em meia dúzia de quilómetros o trajecto Areias-Valência.

Para já fica opinião inequívoca dos nossos visitantes sobre esse relacionamento.
Assim, 81% consideram que seria vantajoso para o concelho investir nesse relacionamento, ficando por debater para o futuro, “sobre quê e o como”.

Como se pode ver no Quadro 3 responderam a esta questão 32 visitantes do Fórum.

Por último a questão, cujos resultados se revelaram uma verdadeira surpresa e que nos devem por a reflectir no futuro.
Como podemos verificar no Quadro 4, perante a questão posta aos os nossos visitantes de que “Se pudessem «optar» se escolheriam viver em Marvão? A maioria 55% respondeu que Não, num total de 36 visitantes.

Que razões estarão por detrás destas opiniões? Que se passa ou tem passado no concelho, que leva estes “visitantes”, que quando postos perante a “opção” de viver em Marvão, preferem outros locais?
Porque perdeu Marvão nos últimos 40 anos, metade da sua população?
Que leva os marvanenses para fora da sua terra?

Numa outra perspectiva, também aqui foram lançadas pelos frequentadores do Fórum, algumas propostas sobre iniciativas simples de dinamização da vida marvanense, entre as quais salientamos:

- Propor ou organizar Sessões de Leitura em diversas localidades do concelho (Luísa Garraio).
- Organização de passeios/caminhadas por todo o concelho, com regularidade (Dai).
- Propor organização de exposições com os “criadores” do concelho (Luísa Garraio e João Bugalhão).
- Incentivar relações transfronteiriças, com a divulgação sempre em duas línguas das iniciativas marvanenses, tal como na “Festa do Bacalhau” (Luís Bugalhão).
- Acompanhar os eventos culturais “sobretudo os gastronómicos”, com mostras do nosso folclore (Alexandra).

No Fórum Marvão irá continuar o debate, deste e outros temas. Estamos à sua espera e esperamos pela sua participação, sem medos e sem tabus.

2 comentários:

Jorge Miranda disse...

Da mais elementar justiça.
Bom trabalho em termos estatisticos.
Se quiser ir fazer a Frequência de Métodos e Técnicas de Investigação por mim está à vontade.
Um abraço
Jorge

Clarimundo Lança disse...

Pergunta?
Vale a pena as estatisticas?
As estatisticas servem para os outros dizerem aquilo que nos queremos dizer.
A participação no Balanço demonstra isso mesmo. O concelho de MARVÂO não está interessado em números, quer é que no campo apareçam as ideias megalómanas ou não....
Bem Hajam